Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Literatura

Surrealismo

Laisa Ribeiro
Publicado por Laisa Ribeiro
Última atualização: 28/9/2018

Introdução

Você já assistiu ao filme A origem (2010)? Nele, um ladrão é especializado em invadir o subconsciente das pessoas e, dentro de seus sonhos, roubar suas ideias, informações e até mesmo implantar memórias que não existiam. Esse filme é um exemplo de obra surrealista que via nos sonhos uma grande temática para a arte!

O que foi o surrealismo?

O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu no contexto das vanguardas europeias. No início do século XX, a sociedade via o mundo tomando caminhos caóticos por meio dos conflitos políticos e das Guerras Mundiais (Primeira e Segunda Guerra Mundial). Diante desse contexto, esse movimento surge para romper com o tradicionalismo do passado e criar uma arte totalmente focada na magia do surreal, na falta de razão e no inconsciente humano.

Extremamente ligado às artes visuais, o surrealismo surge para buscar um conhecimento maior sobre o ser humano. Nele, há a valorização da loucura, do sonho e da fantasia. Em face da descoberta do inconsciente humano feita por Freud, o surrealismo quer explorar esse terreno fértil e tão pouco conhecido naquela época.

Influência de Freud

Para o psicanalista, os seres humanos são movidos por pulsões que não têm origem na razão. Pelo contrário: elas são completamente movidas pela irracionalidade da nossa mente. Muitas vezes as atitudes dos seres humanos podem ser explicadas por fatos que aconteceram quando eles eram apenas bebês.

Os surrealistas desejam expressar tudo o que está além da realidade objetiva, tudo o que pulsa em nosso inconsciente e dita nossas atitudes. Não há espaço para a lógica ou para a razão. A arte vem para desafiar esses estados com suas alucinações e suas imagens oníricas.

Quando Freud publica A interpretação dos sonhos, ele diz que os sonhos, apesar da falta de lógica, apresentam os desejos humanos e os sentimentos reprimidos. Essa obra tem uma grande influência na obra dos surrealistas.

Freud, fundador da psicanáliseFreud, fundador da psicanálise

Grandes artistas do movimento

Os grandes nomes do surrealismo foram Salvador Dalí, Juan Miró, Giorgio de Chirico e René Magritte.

Salvador Dalí

O nome mais famoso do movimento é o do pintor espanhol Dalí. Suas obras são completamente surrealistas, envoltas em uma atmosfera de sonho e com cores vibrantes.

Salvador Dalí: até seu bigode era surrealistaSalvador Dalí: até seu bigode era surrealista

Seu quadro mais famoso é A persistência da memória, em que ele apreende a realidade temporal de uma forma esquiva e efêmera ao pintar relógios derretendo.

Literatura surrealista

Na literatura, o grande nome é André Breton. Em 1924, ele publica o Manifesto surrealista que, no campo da literatura, dá valor à escrita automática. Nela, o autor deve escrever tudo o que vem à sua cabeça, sem se importar em estruturar frases e pensamentos de acordo com a razão.

Veja um trecho:

Imaginação querida, o que sobretudo amo em ti é não perdoares.

Só o que me exalta ainda é a única palavra, liberdade. Eu a considero apropriada para manter, indefinidamente, o velho fanatismo humano. 

As imagens devem ser iguais às do mundo do sonho e divergentes das encontradas no mundo real. Ao leitor, resta apenas se entregar a essa loucura e aceitar o mundo de sonhos criado pelo escritor.

Surrealismo no Brasil

O grande nome do surrealismo brasileiro é Murilo Mendes, que criou obras com uma profunda atmosfera de sonho, sem razão alguma e com poemas que se aproximam do terror.

Veja esse poema:

Ninguém sonha duas vezes o mesmo sonho

Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio

Nem ama duas vezes a mesma mulher.

Deus de onde tudo deriva

E a circulação e o movimento infinito.

Ainda não estamos habituados com o mundo

Nascer é muito comprido.

Conclusão

A influência do surrealismo é tanta que, até hoje, séries de sucesso como La casa de papel usam sua iconografia: as máscaras de Dalí usadas pelos assaltantes da série é um exemplo forte de como o surrealismo impactou até mesmo o futuro.

Quer conhecer melhor a influência do surrealismo no cinema? Uma boa dica é conhecer as obras do diretor David Lynch. Prepare-se para entrar em um mundo sem explicações aparentes e com diversas imagens oníricas!

Seus filmes mais conhecidos são Veludo azul (1986), Cidade dos sonhos (2001) e, para quem ama séries, indicamos, do Lynch, Twin Peaks.


Exercícios

Exercício 1
(Enem/2015)

O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções.

pintura do surrealismo. Questão Enem 2015

Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o (a)

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...