Catalisadores: o que são, tipos, 5 exemplos e resumo sobre
Publicado por Sara Nahra | Última atualização: 19/6/2025Índice
Introdução
Um catalisador é um material adicionado a uma reação química para aumentar sua taxa sem ser utilizado na reação. Geralmente, os catalisadores agilizam as reações ao reduzir a energia de ativação necessária ou alterar o mecanismo da reação.
Entenda o que é Cinética Química, a velocidade das reações e fatores que influenciam
Veja alguns tipos de catalisadores
Os catalisadores são classificados em três tipos principais: homogêneos, heterogêneos e enzimáticos. Enquanto os catalisadores homogêneos operam na mesma fase que os reagentes, os catalisadores heterogêneos atuam em uma fase diferente da dos reagentes.
- Catalisadores Homogêneos: São aqueles que existem na mesma fase (sólida, líquida ou gasosa) que os reagentes. Eles oferecem a vantagem de facilitar a mistura com os reagentes, mas podem ser mais difíceis de separar da mistura de reação após o processo.
- Catalisadores Heterogêneos: Estes catalisadores estão em uma fase diferente da dos reagentes. Por exemplo, um catalisador sólido usado para acelerar uma reação entre gases ou líquidos. Eles são mais fáceis de separar dos produtos da reação e são comumente usados em processos industriais.
- Catalisadores Enzimáticos: Os catalisadores biológicos, produzidos pelas células, são conhecidos como enzimas. Eles são altamente específicos e são utilizados para transformar os nutrientes em substâncias que possam ser usadas pelas células. As enzimas são consideradas os principais catalisadores biológicos, sendo, geralmente, proteínas.
Veja 5 exemplos de catalisadores
- Platina: Usada como catalisador em conversores catalíticos de automóveis, ajudando a reduzir as emissões de gases nocivos. A platina é um exemplo de catalisador heterogêneo.
- Fermento (Enzimas): Nas reações bioquímicas, como a fermentação alcoólica, as enzimas presentes no fermento agem como catalisadores biológicos ou enzimáticos, acelerando a conversão de açúcares em álcool e dióxido de carbono.
- Ácido Sulfúrico: Empregado na síntese do éter e de outros compostos orgânicos, o ácido sulfúrico atua como um catalisador homogêneo, compartilhando a mesma fase que os reagentes.
- Níquel: Usado na hidrogenação de óleos para produzir gorduras, como na conversão de óleos vegetais em margarina. O níquel é um exemplo de catalisador heterogêneo.
- Catalase: Uma enzima encontrada em muitos organismos vivos, que catalisa a decomposição do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. A catalase é um exemplo de catalisador enzimático e desempenha um papel importante na proteção das células contra danos oxidativos.
Resumo sobre catalisadores
Exercício de fixação
Exercícios sobre Catalisadores: o que são, tipos, 5 exemplos e resumo sobre para vestibular
UNESP
Sobre catalisadores, são feitas as quatro afirmações seguintes.
Dentre estas afirmações, estão corretas, apenas: