Vamos relembrar o que é e como determinar o número atômico (Z) e número de massa (A). O átomo é formado por prótons (p), nêutrons (n) e elétrons (e-). Os prótons, que possuem carga elétrica positiva, e os nêutrons, que são neutros, estão localizados no núcleo atômico. O número atômico (Z) é a grandeza que caracteriza cada elemento químico e representa a carga do núcleo, ou seja, seu número de prótons.
Matematicamente, temos que Z = p. Os elétrons possuem carga elétrica negativa e estão localizados na eletrosfera rodeando o núcleo. No caso de átomos neutros, o número de elétrons será igual ao de prótons, e consequentemente, igual ao número atômico. Matematicamente, temos que: Z = p = e-. Já o número de massa (A) é igual à soma do número de prótons e de nêutrons existentes no núcleo e representa a massa do átomo. Matematicamente, teremos que A = p + n ou A = Z + n.
Todos os elementos químicos presentes na tabela periódica apresentam seu próprio número atômico e número de massa, e uma forma esquemática de representar esses números é a seguinte:
Neste caso, tanto o número atômico quanto o número de massa ficam do lado esquerdo do símbolo, porém o número de massa fica acima e o número atômico fica abaixo do símbolo do elemento químico.
Outra forma de representar a mesma estrutura, bastante utilizada também, pode ser a mostrada abaixo, em que o número de massa fica do lado direito do símbolo do elemento químico, enquanto que o número atômico se encontra do lado esquerdo do mesmo.
ZXA