Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue

Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Número Atômico e Número de Massa

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 31/12/2018

Introdução

Na Tabela Periódica são encontradas informações extremamente importantes a respeito dos elementos químicos, como o número atômico e o número de massa

Número Atômico

Em 1913, Moseley realizava experimentos bombardeando diversos elementos químicos com raios X, quando percebeu que o comportamento de cada elemento dependia do número de cargas positivas existentes no núcleo, ou seja, estava relacionado com a sua quantidade de prótons.

O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico. 

Expressando matematicamente, temos:

Z = p

Os átomos eletricamente neutros terão mesmo número de prótons e elétrons (e). Logo:

Z = p = e

O número atômico está sempre localizado na parte inferior do símbolo do elemento, como podemos ver abaixo:

 ou

Na expressão acima, X é o elemento químico e A representa a sua massa atômicaque corresponde ao número de prótons mais o número de nêutrons (A = p + n). Portanto, podemos relacionar Z com A por meio da seguinte equação:

A = Z + n

O valor de Z será sempre menor que o valor de A, menos para o hidrogênio, no qual A e Z têm o mesmo valor. Veja alguns exemplos:

Se dois ou mais átomos possuírem o mesmo número atômico e diferentes números de massa, eles serão denominados átomos isótopos. Exemplo: 

A Tabela Periódica está listada em ordem crescente de número atômico (Z), como mostra a figura a seguir:

Número de Massa

O número de massa é representado pela letra A e se refere à massa do átomo. A massa do átomo, segundo Rutherford, está praticamente toda concentrada no núcleo. O núcleo é composto por prótons e elétrons. Portanto, o número de massa (A) será a soma do número de prótons (p) com o número de nêutrons (n). Podemos expressar matematicamente da seguinte forma:

A = p + n

O número de massa sempre será um número inteiro, já que a quantidade de prótons e nêutrons é um número inteiro.

Além disso, esse número está sempre localizado na parte superior do símbolo do elemento, como podemos ver abaixo:

 ou 

Na expressão acima, X é o elemento químico e Z representa o número atômico, que corresponde ao número de prótons. Assim, podemos escrever a equação de A de uma segunda forma:

A = Z + n

A partir dessa equação, sabendo que o potássio (\(_{19}K\)) possui 20 nêutrons, podemos calcular o número de massa (A) deste elemento da seguinte maneira:

A = Z + n → A = 19 + 20 → A = 39

O valor de A será sempre maior que o valor de Z, menos para o hidrogênio, no qual A e Z têm o mesmo valor. Veja os exemplos abaixo:

Se dois ou mais átomos possuírem o mesmo número de massa, eles serão denominados átomos isóbaros. Exemplo: 

A Tabela Periódica está listada em ordem crescente de massa atômica. O número de massa de alguns dos elementos químicos está apresentado abaixo:

A Tabela Periódica abaixo mostra todos os elementos químicos com seus respectivos números de massa.



Exercícios

Exercício 1
(PUC-MG/2007)

O íon \(Y^{3-}\) tem 38 elétrons e 45 nêutrons. O átomo neutro Y apresenta número atômico e número de massa, respectivamente:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...