A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Esta lei foi formulada após Lavoisier realizar um experimento usando uma certa massa de óxido de mercúrio como reagente, o qual foi aquecido dentro de um sistema fechado. O produto desta reação química foi mercúrio e oxigênio, cujas massas somadas foram idênticas ao número da massa do reagente. A equação química da reação descrita acima está mostrada abaixo:

Com esse experimento, Lavoisier chegou à seguinte conclusão: “Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”. Matematicamente, temos:

Observe o exemplo a seguir:

A lei de Lavoisier foi a primeira das leis das combinações químicas, também conhecidas como leis ponderais. Por meio dela, foram surgindo outras leis que explicavam as regularidades que acontecem nas combinações químicas. Lavoisier é considerado o fundador da Química moderna.