Colégio Santa Cruz
Avenida Arruda Botelho, 255 - Alto De Pinheiros, São Paulo - SP - São PauloQual a estrutura do Colégio Santa Cruz?
Infraestrutura
- Banda larga
- Internet
Dependências
- Auditório
- Laboratório de informática
- Pátio Coberto
- Área Verde
- Quadra Esportiva Coberta
- Biblioteca
- Quadra Esportiva Descoberta
- Parquinho
- Sala de leitura
- Refeitório
- Laboratório de ciências
- Sala de professores
- Pátio Descoberto
Sobre o Colégio Santa Cruz
Os pilares do projeto educacional humanista do Colégio Santa Cruz são: -> domínio crítico do conhecimento -> produção criativa e...
Os pilares do projeto educacional humanista do Colégio Santa Cruz são: -> domínio crítico do conhecimento -> produção criativa e multicultural -> consciência política -> ação social Situado em terreno de 50 mil metros quadrados com extensa infraestrutura educacional, abundante área verde e muita segurança, o Colégio Santa Cruz proporciona uma formação humanista e multidimensional para desenvolver o ser humano em sua plenitude. O Colégio foi fundado em 1952 por padres canadenses da Congregação de Santa Cruz. De 1952 a 1992, foi dirigido pelo Pe. Lionel Corbeil. De 1993 a 2010, pelo professor Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães. Atualmente, o Diretor Geral do Colégio Santa Cruz é o professor Fábio Luiz Marinho Aidar Jr. O amplo projeto educacional do Colégio se vale de três princípios: a tradição e o saber humanista do passado; a dimensão tecnológica e global, que aponta para o futuro; e a interação contínua com as necessidades e expectativas presentes. O Colégio também oferece aos alunos uma grade de atividades extracurriculares como teatro, prática musical, treinamentos esportivos, palestras e debates, entre outras. Para o Colégio Santa Cruz, a Educação é um ideal e um compromisso. O homem inteligente é um ser livre. E a criança, desde o começo de sua existência racional, deve aprender que o acesso à liberdade é legítimo. Mas o homem só pode ser livre se for responsável. A vida escolar deve permitir aprender essa lição indispensável. A liberdade responsável gera uma gradativa formação de padrões internos de conduta, de autodisciplina. Essa independência é fundamental para a busca de uma identidade pessoal, que permita ao jovem não apenas o autoconhecimento, mas, também, a capacidade de expressar sua subjetividade e expor com segurança suas opiniões, abrindo caminho para uma opção existencial consciente e plena. Humanizar é principalmente permitir o desenvolvimento das potencialidades, para que, simultaneamente o homem tenha acesso à autorrealização e à cidadania, inscrevendo-se como membro consciente e dinâmico a serviço de sua sociedade e de seu país. Para que um ser humano atinja sua plenitude, integrando-se a uma comunidade e assumindo em consequência um papel social construtivo e crítico, deve haver uma formação moral que lhe proporcione a defesa de valores humanistas. Cooperação, respeito, participação e alegria oferecem a compreensão das normas sociais e a consciência da importância de cada indivíduo na construção orgânica e harmônica do todo. Para o Colégio Santa Cruz, formar moralmente uma juventude é ensinar-lhe o compromisso com o outro, com sua comunidade, com sua nação. É apontar-lhe os princípios que inspiram o amor e a justiça. O Colégio oferece cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No período noturno, dispõe de Educação de Jovens e Adultos e Cursos Técnicos amplamente subsidiados. Tem, em 2012, 3157 alunos e 262 professores.
Projeto Santa CruzHá 61 anos, quando de sua fundação, as premissas educacionais que alicerçavam o Projeto do Colégio Santa Cruz se definiam como o ideário de uma...
Há 61 anos, quando de sua fundação, as premissas educacionais que alicerçavam o Projeto do Colégio Santa Cruz se definiam como o ideário de uma formação integral, uma pedagogia que se incumbiria do homem em sua totalidade. Tais premissas ainda norteiam nosso trabalho, já que são a base permanente e estável sobre a qual se erigem os conceitos e as condições da cultura e da civilização, dos quais a educação se ocupa. O conhecimento é o instrumento preliminar à formação integral. Trata-se, é importante frisar, de conhecimento qualitativo, que estimula no aluno a investigação, o saber em profundidade. Trata-se de conhecimento plural: o saber abrangente, que rejeita preconceitos e pensamentos dogmáticos. O agente desse conhecimento é o aluno. Ele aprende muito mais do que é ensinado. A aquisição passiva de informações pode preparar um aluno para responder rapidamente o que foi perguntado, ou para reproduzir conceitos, mas não forma sua inteligência. A formação intelectual é mais que um conjunto coeso e perecível de informações. Corresponde primordialmente à elaboração superior do pensamento, à inteligência como centro de reflexão, como crítica, como avanço. A formação intelectual tal qual a compreendemos é ativa, pressupõe independência e criação. O homem inteligente é também um ser livre. E a criança, desde o começo de sua existência racional, deve aprender que o acesso à liberdade é legítimo. Mas o homem só pode ser livre se for responsável. A vida escolar deve permitir aprender essa lição indispensável. Uma legislação rígida, que impõe a disciplina, dispensa o aluno de assumir as consequências de seus atos. Paradoxalmente, a obediência que deriva do medo ou do conformismo raramente é capaz de apelar à consciência. A escola que se erige como um centro de liberdade torna-se a matriz da responsabilidade. O Colégio Santa Cruz ambiciona aproximar-se desse modelo, orientando mesmo os mais jovens a aprender que cada ato tem um peso e que eles devem praticar esse hábito imprescindível de assumir as consequências de suas ações. A liberdade responsável gera uma gradativa formação de padrões internos de conduta, de autodisciplina. Essa independência é fundamental para a busca de uma identidade pessoal, que permita ao jovem não apenas o autoconhecimento, mas também a capacidade de expressar sua subjetividade e expor com segurança suas opiniões, abrindo caminho para uma opção existencial consciente e plena. A educação instrumentaliza e sustenta a cultura. Sua meta e essência consistem em formar indivíduos capazes de ação e pensamento autônomos, considerando-se, porém, que o valor de tal pessoalidade e inteligência dirige-se ao bem-estar da comunidade. A escola serve à vida, e à vida de todos. Por isso a escola deve orientar o jovem na descoberta de si mesmo, na construção de sua cidadania e na busca de sua finalidade transcendente, aberta para o sentido da vida e da verdade. Esses princípios são vivenciados por meio do cotidiano pedagógico, que abrange a atuação da equipe de educadores junto aos alunos e o convívio entre eles, bem como o conjunto das disciplinas e atividades que compõem o quadro curricular do Colégio.
Qual a avaliação do Colégio Santa Cruz?
O Colégio Santa Cruz possui ótima avaliação, o que reflete o preparo e a preocupação da instituição com um ensino de qualidade. A avaliação, que pode ser conferida abaixo, é feita por alunos, pais e funcionários da escola.
Veja abaixo a nota geral e os depoimentos
Avaliação Geral
- 4.7 Participação da comunidade
- 4.9 Estrutura física da escola
- 3.8 Desenvolvimento socioemocional
- 4.8 Motivação dos estudantes
Jose da silva
"Campus maravilhoso, educadores maravilhoso e super do bem apesar de serem de esquerda. Santa cruz é uma família!"
- 5.0 Participação da comunidade
- 5.0 Estrutura física da escola
- 5.0 Desenvolvimento socioemocional
- 3.5 Motivação dos estudantes
Taina Mora Trojan
"Otimo colegio, um exemplo em todos os aspectos. Profissionais excelentes."
- 5.0 Participação da comunidade
- 5.0 Estrutura física da escola
- 5.0 Desenvolvimento socioemocional
- 5.0 Motivação dos estudantes
Qual a localização do Colégio Santa Cruz?
Endereço: avenida arruda botelho, 255 - Alto De Pinheiros, São Paulo - SP. As informações de contato do Colégio Santa Cruz se encontram abaixo.
- avenida arruda botelho, 255 - Alto De Pinheiros, São Paulo - SP
- (11) 3024-5199
- colegio@santacruz.g12.br