Nossa escola adota uma metodologia psicogenética, baseada na teoria de Lauro de Oliveira Lima e fundamentada na Epistemologia Genética do pensador suíço Jean Piaget. Essa metodologia respeita os estágios do desenvolvimento cognitivo estudado por Piaget (construtivismo) e se estrutura segundo três princípios fundamentais, que são: a situação problema, a dinâmica de grupo e a tomada de consciência.A SITUAÇÃO PROBLEMA consiste na forma de abordar um tema específico pela primeira vez. Ela se apresenta como um “desafio” à criança, um “estímulo” que força a criança rever seus conceitos frente às dificuldades (desafios) propostas pelo professor. Dessa forma, o aluno vai demonstrar o interesse e a curiosidade necessária para a abordagem do assunto proposto de uma forma mais saudável e proveitosa. A situação problema deve estar no nível cognitivo da criança.A DINÂMICA DE GRUPO, por sua vez, nada mais é do que a forma através da qual se realizarão as pesquisas na sala de aula. Essa atividade auxilia no desenvolvimento lógico, emocional e moral das crianças. A atividade em grupo leva à discussão, ao debate. Apesar de Piaget ver no conhecimento uma atividade individual, ela deve se realizar na interação, não só com os objetos, mas com um grupo. Existem diversas técnicas de dinâmicas de grupo a serem utilizadas na sala de aula, conforme as exigências da turma, da disciplina, da situação problema, etc.Por fim, a TOMADA DE CONSCIÊNCIA consiste no momento final do processo cognitivo. É nesse momento que ocorrerá a formalização do que foi realizado anteriormente. Nesse momento, o aluno deverá tomar consciência, ou seja, refletir acerca dos meios utilizados para realizar suas pesquisas e chegar às suas conclusões acerca do tema proposto. Dessa forma, ele se torna apto a generalizaresse meio, essa forma, para outras situações, adquirindo uma nova “ferramenta” para utilização em futuras situações.A tomada de consciência é importante nesse método por que ele não visa apenas ao ensino de conteúdos, mas também de estratégias para a resolução de problemas, uma vez que já foi dito inúmeras vezes que a inteligência nada mais é do que a capacidade de resolver problemas, de se adaptar às situações dadas e superá-las