Gestão Ambiental na UNIFACIMED
- 33 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 16,13
Como é o curso de Gestão Ambiental na UNIFACIMED?
A Gestão Ambiental é a área que envolve e a identificação, avaliação e controle de impactos ambientais de organizações, com planejamento e execução de estratégias para minimizá-los.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: Em média, até 3 anos
O que você vai aprender?
Ciências Do Ambiente
Fundamentos De Administração
Gestão E Legislação Ambiental
Química Ambiental
Como é a faculdade UNIFACIMED
Resumo da faculdade
- mais de 2.240 alunos matriculados
- mais de 150 docentes
- 19 cursos de graduação
- 1 unidade no estado de Rondônia
Dúvidas mais frequentes
Os alunos da Unifacimed entram em contato com a área de atuação e vivenciam experiências profissionais logo no início do curso. A instituição também mantém convênios com empresas, auxiliando os estudantes na entrada no mercado de trabalho.
A faculdade de Gestão Ambiental é disponibilizada em grau tecnológico e de bacharelado. Neste, a carga horária é maior, totalizando 4 anos de formação, período no qual o estudante desenvolve conteúdos teóricos e práticos, tendo como base o estudo de Física, Química, Biologia, Meteorologia e Geologia.
Já em nível tecnológico, o período de formação é de 2 anos. O programa é direcionado para profissionais que desejam uma rápida alocação no mercado de trabalho, por meio de uma metodologia desenvolvida na modalidade presencial ou de ensino a distância (EaD).
A grade curricular do curso inclui disciplinas como:
Auditoria e Certificação Ambiental
Avaliação de Impactos Ambientais e Gerenciamento de Riscos
Desenvolvimento Sustentável
Saúde Ambiental
Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade
Monitoramento e Controle da Poluição Ambiental
Quanto tempo dura Faculdade de Gestão Ambiental?
O curso de Gestão Ambiental tem duração média entre dois anos (quatro semestres) e dois anos e meio (cinco semestres), mas esse período poderá ser menor ou maior a depender da instituição de ensino que o oferta.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
A Gestão Ambiental é a área que envolve e a identificação, avaliação e controle de impactos ambientais de organizações, com planejamento e execução de estratégias para minimizá-los.
A faculdade de Gestão Ambiental forma profissionais habilitados para coordenar estratégias ambientais de empresas, governos e organizações não-governamentais. Durante o programa, os alunos têm contato com disciplinas relacionadas à biologia, ecologia, química ambiental, gestão de resíduos, legislação ambiental, entre outras.
Além disso, o curso aborda conceitos referentes à gestão empresarial, como administração, finanças, marketing e recursos humanos.
Para complementar o aprendizado teórico, os alunos têm a oportunidade de realizar estágios em empresas e instituições governamentais. Projetos de pesquisa e extensão também podem integrar o cronograma do curso, estimulando o desenvolvimento de soluções para problemas ambientais.
Ao concluir o percursos acadêmico, o formando pode atuar com a gestão de resíduos sólidos, gestão de recursos naturais e gestão ambiental em empresas. O mercado de trabalho para profissionais de Gestão Ambiental está em expansão devido à crescente preocupação com as questões ambientais.
Qual é a importância da Gestão Ambiental?
A gestão ambiental é aplicada para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Ela integra práticas e políticas que buscam minimizar os impactos das atividades humanas no meio ambiente, promovendo o uso responsável e consciente de seus recursos.
Por meio da gestão ambiental, é possível prevenir a degradação dos ecossistemas, proteger a biodiversidade e mitigar as mudanças climáticas. Além disso, ela promove a conscientização e educação ambiental, incentivando comportamentos sustentáveis na sociedade.
As empresas que adotam práticas de gestão ambiental também se beneficiam, melhorando sua imagem e competitividade no mercado, além de cumprirem com as legislações ambientais.