Secretaria Escolar na LA Educação
- 10 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 69,90
Como é o curso de Secretaria Escolar na LA Educação ?
O curso de Secretaria Escolar prepara os profissionais para administrarem escolas, cuidando de processos de registro, controle de documentos, gestão de informações, arquivos escolares, organização de eventos, entre outras atividades.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gestão e Administração
Duração: Entre 6 meses e 2 anos
Como é a faculdade LA Educação
Resumo da faculdade
- 31 cursos de graduação e 216 de pós-graduação
- 1 unidade no estado de Paraná
Dúvidas mais frequentes
Atendimento humanizado, Maior catálogo de cursos do Brasil, Plataforma de estudos com as mais recentes tecnologias e Excelência no Atendimento.
O curso técnico de Secretaria Escolar conta com carga horária total de 1.200 horas, distribuídas ao longo de um a dois anos. Ele enfatiza o desenvolvimento de competências para realizar atividades de registro e controle escolar. Isso inclui habilidades como organizar registros escolares, controlar arquivos da vida acadêmica dos alunos, elaborar mapeamentos para a conclusão de cursos e operacionalizar processos de matrícula e transferência de alunos.
Os formados no curso podem prosseguir com seus estudos por meio de especializações técnicas em Legislação Educacional. Também podem avançar para cursos de graduação em Processos Escolares, Secretariado, Pedagogia e Secretariado Escolar ou Executivo.
Além do nível técnico, o curso de Secretaria Escolar também pode ser realizado como pós-graduação, que é destinada a profissionais já graduados que buscam se especializar na administração de escolas. A pós-graduação em Secretaria Escolar enfatiza práticas inovadoras, legislação educacional e tecnologias de informação, preparando profissionais para assumirem posições de liderança em ambientes escolares.
O curso de Secretaria Escolar prepara os profissionais para administrarem escolas, cuidando de processos de registro, controle de documentos, gestão de informações, arquivos escolares, organização de eventos, entre outras atividades.
Durante o curso, os alunos aprendem sobre as principais técnicas de organização de documentos, sobre a gestão de informações e sobre a realização de eventos para a promoção de atividades acadêmicas. Além disso, os estudantes também aprendem sobre os processos legais necessários para a administração de uma escola, como a elaboração de contratos, o preenchimento de documentos, entre outros.
O curso também aborda conceitos de comunicação e marketing, para que os alunos possam desenvolver boas práticas de relacionamento com os alunos e com os pais, bem como promover as atividades da escola.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), o foco do curso é capacitar os alunos para realizar atividades relacionadas ao registro e controle escolar. Isso inclui a organização de registros escolares e a elaboração de mapeamentos para a conclusão de cursos. Além disso, os alunos aprendem a operacionalizar processos de matrícula e transferência de alunos.
O curso também oferece treinamento para ocupações como auxiliar de secretaria escolar e auxiliar administrativo, ampliando as possibilidades de atuação dos formandos.
Os formados no curso podem atuar em diversos ambientes, incluindo escolas, centros de formação profissional e órgãos de sistemas e redes de ensino.