Gestão de Obras na Instituto Construlab
- Bolsas a partir de R$ 16,13
Como é o curso de Gestão de Obras na Instituto Construlab?
Gestão de Obras é o processo de planejamento, coordenação e supervisão de todas as etapas de uma construção, garantindo qualidade, prazos e orçamento. Ela abrange desde a concepção do projeto até a entrega final, integrando recursos humanos, materiais e tecnológicos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Construção Civil
Duração: em média, 3 anos
Como é a faculdade Instituto Construlab
Resumo da faculdade
- mais de 30 cursos
- 1 unidade no estado de Amapá
Dúvidas mais frequentes
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão de Obras segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Infraestrutura, com carga horária mínima de 2.400 horas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso considerando as seguintes disciplinas:
Leitura e interpretação de projetos executivos;
Legislação de Segurança do Trabalho para construção civil;
Normas Técnicas relacionadas a materiais;
Implantação do canteiro de obras e sua logística;
Gerenciamento dos serviços preliminares, fundações, estruturas, alvenarias, esquadrias, revestimentos e coberturas;
Gerenciamento da execução de instalações prediais elétricas, hidrossanitárias e pluviais;
Gestão da produção e da destinação dos resíduos;
Controle de qualidade;
Patologias nas edificações e soluções adequadas de manutenção e/ou recuperação;
Quantificação de serviços, materiais, mão-de-obra e equipamentos;
Composição preços e custos unitários;
Elaboração de cronogramas físico e físico-financeiro.
Gestão de Obras é o processo de planejamento, coordenação e supervisão de todas as etapas de uma construção, garantindo qualidade, prazos e orçamento. Ela abrange desde a concepção do projeto até a entrega final, integrando recursos humanos, materiais e tecnológicos.
O curso de Gestão de Obras aborda as etapas de coordenação, planejamento e execução de projetos de construção civil. A formação é composta por tópicos planejamento, controle de custos, gestão de prazos, alocação de recursos e gestão de riscos.
Por meio da grade proposta, os alunos aprendem a utilizar ferramentas como cronograma de obras, orçamento detalhado e softwares específicos de gestão de projetos para acompanhar o progresso e garantir a conclusão dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos.
Além disso, o curso de Gestão de Obras também aborda temas relacionados à legislação e normas técnicas aplicáveis à construção civil, segurança do trabalho, sustentabilidade ambiental, gestão de equipes e relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Os profissionais que concluem o curso de Gestão de Obras podem atuar em segmentos da construção civil, como construtoras, escritórios de engenharia, órgãos públicos, consultorias e empresas de gerenciamento de projetos.