11 benefícios do inglês infantil
Confira as principais vantagens do inglês infantil e como os pais podem dar um help no desenvolvimento de habilidades nesse idioma.
Muita gente já deve ter ouvido por aí que o inglês infantil pode trazer inúmeros benefícios para a vida de uma criança, certo? Por isso, o desejo de que os pequenos aprendam desde cedo o idioma acaba sendo quase que uma unanimidade entre os pais.
O que muitas pessoas não conseguem listar objetivamente são as vantagens de como esse aprendizado pode mudar a vida da criançada não só a longo prazo, mas também na própria fase de desenvolvimento.
Pensando nisso, a Revista Quero reuniu alguns pontos positivos do inglês para crianças baseados em pesquisas e opiniões de alguns especialistas no assunto.“Estudos mostram que quanto mais cedo a criança aprender outra língua, melhor o cérebro irá se desenvolver e absorver com mais facilidade o novo conteúdo”, afirma Renato Magalhães, especialista em Estudos Avançados da Língua Inglesa e gerente da área pedagógica de inglês do Kumon.
11 vantagens do inglês infantil
- O cérebro se desenvolve incrivelmente rápido nos primeiros anos de vida. Aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil, inclusive idiomas diferentes da língua materna.
- Estudos feitos pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostram que a infância é o período de maior fixação de conceitos de gramática de inglês. O levantamento indica que se a ideia é ter conhecimento gramatical de inglês como um nativo, é bom tentar começar a estudar essa língua ao redor dos 10 anos de idade.
- As crianças possuem uma maior naturalidade fonética devido à expansão natural da matriz fonológica, por isso existe uma chance maior de elas terem uma pronúncia perfeita.
- Elas também se tornam mais flexíveis e abertas a novas experiências quando aprendem um novo idioma.
- A exposição ao idioma desde cedo faz com que se desperte a musicalidade e a sociabilidade. Ou seja, essa aprendizagem pode proporcionar uma abertura maior para o desenvolvimento de outros talentos.
- Crianças bilíngues antecipam a consciência metalinguística, os pensamentos de lógica e cálculo, têm também maior facilidade de concentração, focam mais rápido e desempenham melhor as tarefas.
- Segundo um estudo realizado pelo Journal of Neuroscience, os pequenos também superam as adversidades de aprendizado mais facilmente.
- O aprendizado do inglês infantil faz com que o contato com futuros novos idiomas seja mais fácil, afinal, existe a possibilidade de fazer associações com mais línguas e usar experiências fonéticas para produzir novos sons.
- As fontes de conhecimento podem ser ainda maiores, com um mundo de possibilidades (como filmes e pequenos livros em inglês), já que existe familiaridade com o idioma desde a infância.
- O domínio do inglês é fundamental futuramente para melhores colocações no mercado de trabalho.
- A possibilidade de cursar programas de ensino no exterior e intercâmbios aumenta com um aprendizado de inglês na infância.
É importante lembrar que o aprendizado de uma nova língua na infância não prejudica o entendimento da língua nativa. Muitos pais ficam preocupados com isso. Com o tempo, entender os dois idiomas de forma separada será mais simples, e a criança pode ter fluência nos dois idiomas.
Como os pais podem estimular o aprendizado do inglês infantil
- Revisar as tarefas da escola e acompanhar o raciocínio na lição de casa.
- Criar jogos que estimulem perguntas e respostas, repetições e pronúncia de palavras.
- Colocar as crianças para assistir a desenhos infantis em inglês. Isso ajuda a estabelecer associações entre palavras e imagens.
- Cantar músicas para treinar a pronúncia naturalmente.
- Contar histórias preferidas na versão em inglês (é só colocar o título da história em inglês na busca do Youtube).
- Procurar na internet jogos e aplicativos que trabalham justamente o aprendizado do inglês infantil. Alguns games interessantes podem ser encontrados no site da Cambridge Assessment English.
Fonte: Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge.
E aí? Pronto para investir em um curso de inglês infantil?