13 patrimônios históricos que sediam universidades no Brasil
Hotéis luxuosos, fábricas antigas, residências de barões do café e até hospícios. Conheça universidades que possuem campus em prédios que são patrimônios históricos
Hotéis luxuosos, fábricas antigas, vilas operárias, residências de barões do café e até hospícios. Patrimônios históricos como esses são lugares de estudo para muitos alunos no Brasil. Universidades por todo o país dão vida a antigos edifícios que já tiveram muitos capítulos em suas histórias antes de receberem estudantes em seus corredores.
Muitas faculdades aproveitam a arquitetura clássica de construções do século XIX e XX para instalarem a estrutura do campi e oferecer as mais diversas graduações.
Esse é o caso de instituições privadas e públicas, estaduais e federais, espalhadas por todo o Brasil. Ocupando esses conjuntos arquitetônicos históricos, as universidades possuem um papel importante para a restauração e manutenção desses patrimônios.
Nesta lista, a Revista Quero selecionou algumas instituições que possuem campus em prédios históricos e contou um pouco da história de cada um. Ao final do texto, você pode votar no que achar mais bonito!
Veja 13 patrimônios históricos que sediam universidades no Brasil:
Campus Salto do Ceunsp – SP
O Campus de Salto do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) está localizado onde antigamente funcionava a fábrica têxtil Brasital e a vila operária para os funcionários. O prédio, construído entre 1920 e 1924 e pertencente à Ceunsp desde 2001, fica às margens do Rio Tietê, o que valoriza o patrimônio e a instituição.
“Foram meses de trabalho árduo para revitalizar o espaço, buscando respeitar a história da edificação, a identidade ali construída e, ao mesmo tempo, estabelecer um campus moderno”, explicou Ricardo Calegari, reitor do Ceunsp.
Campus Mooca do Centro Universitário FAM (FAM) – SP
No segundo semestre de 2019, o Centro Universitário FAM (FAM) inaugura uma nova unidade na Mooca, zona leste de São Paulo. O campus estará localizado em um dos cartões postais de um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, o Moinho Santo Antônio. O edifício já funcionou como fábrica de tecidos, farinha, sabão, óleo vegetal, entre outros.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – SP
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo está localizada no primeiro hospital da capital paulista, a Santa Casa da Misericórdia. O hospital-escola foi o berço para a formação de médicos em São Paulo. O curso foi pioneiro no estado e teve um momento de interrupções de atividade. A faculdade foi reativada em 1963 e possui, além de Medicina, outras quatro graduações.
Mackenzie, São Paulo – SP
Construído no final do século XIX, entre os anos de 1894 e 1896, o Edifício Mackenzie é o prédio mais antigo do campus de Higienópolis da universidade. O prédio, que já foi reitoria e chancelaria do Mackenzie, hoje abriga o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM). Além de promover a memória da instituição, é um espaço cultural que recebe exposições, debates, shows e oficinas para diversos públicos.
Campus Central da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) – SP
Inaugurado em 1883, o palacete conhecido como Solar do Barão de Itapura está localizado no centro de Campinas. Joaquim Policarpo Aranha, conhecido como Barão de Itapura, foi um grande proprietário de terras da região durante o “Ciclo do Café”. Depois de ser residência da família de Joaquim, o prédio ficou na responsabilidade da Arquidiocese de Campinas, até ser transferido, em 1941, para a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora da PUC-Campinas até hoje.
O edifício já abrigou dezenas de cursos da Universidade e, até 2015, sediava o curso de Direito. Hoje, a PUC-Campinas realiza um projeto de restauração do edifício.
Campus de Perdizes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – SP
Fundada em 1946, a PUC-SP tem sua sede em Perdizes, zona oeste de São Paulo, em um prédio construído no início da década de 1920 para servir de convento às Irmãs Carmelitas Descalças. O conjunto arquitetônico ainda conta com o Teatro Tuca. Recheada de fatos importantes ao longo da história, como a invasão de tropas militares durante um encontro da União Nacional dos Estudantes, em 1977, a construção foi tombada como patrimônio histórico da capital paulista em 2002.
Campi da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – RJ
A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) possui dois campi em patrimônios históricos da Cidade Imperial: Campus Dom Veloso e Campus Cintra. O primeiro foi construído em meados do século XIX e preserva até hoje a arquitetura clássica de sobrados coloniais portugueses. Antes de se tornar universidade, em 1969, o prédio recebeu a Lua de Mel da princesa Isabel com o conde d’Eu, além de ter sido hospedagem de e Dom Pedro II antes de voltar à Europa, em 1888. Hoje abriga a reitoria da UCP.
Antes de virar o Campus Dom Cintra da UCP, o edifício abrigou dois dos mais luxuosos hotéis de Petrópolis: Hotel Orleans e Palace Hotel. Em 1893, o prédio sediou a Secretaria da Fazenda do Governo devido à Revolta Armada. Foi adquirido pela universidade em 1956.
Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – BA
O prédio da Faculdade de Medicina da UFBA foi construído em 1905 após incêndio no Colégio dos Jesuítas, sede da primeira faculdade de Medicina do Brasil, inaugurada em 1808. O engenheiro baiano Teodoro Sampaio foi responsável pela construção do edifício, projetado pelo arquiteto Victor Dubugras. Atualmente, também abriga dois museus ligados à UFBA: o Museu Afro-brasileiro e o Museu de Arqueologia e Etnologia.
Universidade Federal do Paraná, em Curitiba – PR
A UFPR é a primeira instituição de ensino a receber o título de universidade no Brasil. A construção do prédio teve início em 1913 e logo ele ficou conhecido como “Palácio da Luz”, devido à antiga cúpula iluminada. Em um concurso promovido em 1999, os curitibanos elegeram o prédio histórico da UFPR como o símbolo oficial da capital paranaense.
Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS
A UFRGS possui um vasto acervo de prédios históricos em Porto Alegre. A Escola de Engenharia da UFRGS foi fundada em 1896 por engenheiros militares. Na passagem do século XIX para o XX, a universidade se fixou no edifício, que foi construído em terreno cedido pelo município, com ajuda de doações da população.
Palácio Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ
Construído em meados do século XIX, o Palácio Universitário abrigou o Hospício Pedro II, primeiro hospital psiquiátrico brasileiro. Inaugurado em 1852, foi desativado e entregue à UFRJ em 1944. A estrutura é considerada um dos expoentes da arquitetura neoclássica do Brasil. Atualmente, o Palácio Universitário é sede de diversas faculdades da UFRJ.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – SP
A Faculdade de Direito da USP está localizada no Largo São Francisco em um conjunto arquitetônico histórico da cidade de São Paulo, onde estão localizados, além da faculdade, a Igreja da Ordem Terceira e o Convento de São Francisco de Assis. Inaugurado em 1827 junto à Faculdade de Direito do Recife, é o curso jurídico mais antigo do Brasil.
O leitor da Revista Quero escolheu o campus favorito!
Em enquete, os leitores da Revista Quero votaram nos seus prédios históricos favoritos:
Se você conhece outro campus em algum patrimônio histórico, conta para a gente nos comentários!