Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
44b2bf06763ecf82840f8e534cedad96ce514051 3a0f35705cf17b6195d42728a19d56943c07144b
Universidades

13 patrimônios históricos que sediam universidades no Brasil

por Mathias Sallit em 06/06/19 1,2 mil visualizações

Hotéis luxuosos, fábricas antigas, vilas operárias, residências de barões do café e até hospícios. Patrimônios históricos como esses são lugares de estudo para muitos alunos no Brasil. Universidades por todo o país dão vida a antigos edifícios que já tiveram muitos capítulos em suas histórias antes de receberem estudantes em seus corredores.

Muitas faculdades aproveitam a arquitetura clássica de construções do século XIX e XX para instalarem a estrutura do campi e oferecer as mais diversas graduações.

Esse é o caso de instituições privadas e públicas, estaduais e federais, espalhadas por todo o Brasil. Ocupando esses conjuntos arquitetônicos históricos, as universidades possuem um papel importante para a restauração e manutenção desses patrimônios.

Nesta lista, a Revista QB selecionou algumas instituições que possuem campus em prédios históricos e contou um pouco da história de cada um. Ao final do texto, você pode votar no que achar mais bonito!

Veja 13 patrimônios históricos que sediam universidades no Brasil:

Campus Salto do Ceunsp - SP

patrimônio histórico ceunsp salto
Campus da Ceunsp em Salto possui mais de 30 graduações (Foto: Divulgação/Ceunsp)

O Campus de Salto do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) está localizado onde antigamente funcionava a fábrica têxtil Brasital e a vila operária para os funcionários. O prédio, construído entre 1920 e 1924 e pertencente à Ceunsp desde 2001, fica às margens do Rio Tietê, o que valoriza o patrimônio e a instituição.

"Foram meses de trabalho árduo para revitalizar o espaço, buscando respeitar a história da edificação, a identidade ali construída e, ao mesmo tempo, estabelecer um campus moderno", explicou Ricardo Calegari, reitor do Ceunsp.

Campus Mooca do Centro Universitário FAM (FAM) - SP

patrimônio histórico FAM
A fachada do edifício será preservada e o interior terá estrutura moderna (Foto: Divulgação/FAM)

No segundo semestre de 2019, o Centro Universitário FAM (FAM) inaugura uma nova unidade na Mooca, zona leste de São Paulo. O campus estará localizado em um dos cartões postais de um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, o Moinho Santo Antônio. O edifício já funcionou como fábrica de tecidos, farinha, sabão, óleo vegetal, entre outros.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP

patrimônio histórico santa casa
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (Foto: Smsantacasasp/WikimediaCommons)

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo está localizada no primeiro hospital da capital paulista, a Santa Casa da Misericórdia. O hospital-escola foi o berço para a formação de médicos em São Paulo. O curso foi pioneiro no estado e teve um momento de interrupções de atividade. A faculdade foi reativada em 1963 e possui, além de Medicina, outras quatro graduações.

Mackenzie, São Paulo - SP

patrimônio histórico mackenzie
da direita para a esquerda, os edifícios John Theron Mackenzie, biblioteca George Alexander e Horace Manley Lane na rua Maria Antônia, em 1926 (Foto: Acervo CHCM)

Construído no final do século XIX, entre os anos de 1894 e 1896, o Edifício Mackenzie é o prédio mais antigo do campus de Higienópolis da universidade. O prédio, que já foi reitoria e chancelaria do Mackenzie, hoje abriga o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM). Além de promover a memória da instituição, é um espaço cultural que recebe exposições, debates, shows e oficinas para diversos públicos.

Campus Central da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - SP

Atualmente, um projeto de restauro está sendo tocado pela PUCC (Foto: Divulgação/PUCC)

Inaugurado em 1883, o palacete conhecido como Solar do Barão de Itapura está localizado no centro de Campinas. Joaquim Policarpo Aranha, conhecido como Barão de Itapura, foi um grande proprietário de terras da região durante o "Ciclo do Café". Depois de ser residência da família de Joaquim, o prédio ficou na responsabilidade da Arquidiocese de Campinas, até ser transferido, em 1941, para a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora da PUC-Campinas até hoje.

O edifício já abrigou dezenas de cursos da Universidade e, até 2015, sediava o curso de Direito. Hoje, a PUC-Campinas realiza um projeto de restauração do edifício.

Campus de Perdizes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - SP

(Foto: Divulgação/PUC-SP)

Fundada em 1946, a PUC-SP tem sua sede em Perdizes, zona oeste de São Paulo, em um prédio construído no início da década de 1920 para servir de convento às Irmãs Carmelitas Descalças. O conjunto arquitetônico ainda conta com o Teatro Tuca. Recheada de fatos importantes ao longo da história, como a invasão de tropas militares durante um encontro da União Nacional dos Estudantes, em 1977, a construção foi tombada como patrimônio histórico da capital paulista em 2002.

Campi da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) - RJ

patrimônio histórico petrópolis
Fachada do campus Dom Veloso da UCP, em Petrópolis (Foto: Pedro Ivo Coelho de Assis/UCP)

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) possui dois campi em patrimônios históricos da Cidade Imperial: Campus Dom Veloso e Campus Cintra. O primeiro foi construído em meados do século XIX e preserva até hoje a arquitetura clássica de sobrados coloniais portugueses. Antes de se tornar universidade, em 1969, o prédio recebeu a Lua de Mel da princesa Isabel com o conde d'Eu, além de ter sido hospedagem de e Dom Pedro II antes de voltar à Europa, em 1888. Hoje abriga a reitoria da UCP.

patrimônio cultural petrópolis
Campus Dom Cintra (Foto: Raul Campos Ferreira/UCP)

Antes de virar o Campus Dom Cintra da UCP, o edifício abrigou dois dos mais luxuosos hotéis de Petrópolis: Hotel Orleans e Palace Hotel. Em 1893, o prédio sediou a Secretaria da Fazenda do Governo devido à Revolta Armada. Foi adquirido pela universidade em 1956.

Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA

Patrimônio HIstórico UFBA
Faculdade de Medicina da Bahia (Foto: Reprodução/UFBA)

O prédio da Faculdade de Medicina da UFBA foi construído em 1905 após incêndio no Colégio dos Jesuítas, sede da primeira faculdade de Medicina do Brasil, inaugurada em 1808. O engenheiro baiano Teodoro Sampaio foi responsável pela construção do edifício, projetado pelo arquiteto Victor Dubugras. Atualmente, também abriga dois museus ligados à UFBA: o Museu Afro-brasileiro e o Museu de Arqueologia e Etnologia.

Universidade Federal do Paraná, em Curitiba - PR

patrimônio histórico UFPR
(Foto: Marcos Solivan/UFPR)

A UFPR é a primeira instituição de ensino a receber o título de universidade no Brasil. A construção do prédio teve início em 1913 e logo ele ficou conhecido como "Palácio da Luz", devido à antiga cúpula iluminada. Em um concurso promovido em 1999, os curitibanos elegeram o prédio histórico da UFPR como o símbolo oficial da capital paranaense.

Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS

patrimônio histórico UFRGS
Escola de Engenharia da UFRGS (Foto: Reprodução/UFRGS)

A UFRGS possui um vasto acervo de prédios históricos em Porto Alegre. A Escola de Engenharia da UFRGS foi fundada em 1896 por engenheiros militares. Na passagem do século XIX para o XX, a universidade se fixou no edifício, que foi construído em terreno cedido pelo município, com ajuda de doações da população.

Palácio Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ

patrimônio histórico UFRJ
Fachada do Palácio (Foto: Reprodução)

Construído em meados do século XIX, o Palácio Universitário abrigou o Hospício Pedro II, primeiro hospital psiquiátrico brasileiro. Inaugurado em 1852, foi desativado e entregue à UFRJ em 1944. A estrutura é considerada um dos expoentes da arquitetura neoclássica do Brasil. Atualmente, o Palácio Universitário é sede de diversas faculdades da UFRJ.

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) - SP

patrimônio histórico USP
(Foto: Reprodução/Governo de SP)

A Faculdade de Direito da USP está localizada no Largo São Francisco em um conjunto arquitetônico histórico da cidade de São Paulo, onde estão localizados, além da faculdade, a Igreja da Ordem Terceira e o Convento de São Francisco de Assis. Inaugurado em 1827 junto à Faculdade de Direito do Recife, é o curso jurídico mais antigo do Brasil.

O leitor da Revista QB escolheu o campus favorito!

Em enquete, os leitores da Revista QB votaram nos seus prédios históricos favoritos:

VEJA O RESULTADO!

Se você conhece outro campus em algum patrimônio histórico, conta para a gente nos comentários!

44b2bf06763ecf82840f8e534cedad96ce514051 3a0f35705cf17b6195d42728a19d56943c07144b

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54