Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

5 cursos técnicos na área de petróleo e gás


* Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

 

As áreas de produção de petróleo e operação de plataformas, refinarias e petroquímicas estão em crescimento no Brasil. Com isso cresce também a procura por profissionais técnicos com formação em petróleo e gás.

Esse profissional, habilitado em várias áreas, pode atuar em grande parte da cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas. Também atua na área de suporte das indústrias, nas áreas de controle de qualidade de produtos e de segurança, meio ambiente e saúde.

O curso técnico capacita o estudante nos setores de operação, monitoramento e controle de utilidades, focando nas atividades ligadas ao processo de refino de petróleo.

Plataforma de extração de petróleo
Plataforma de extração de petróleo

Confira bolsas de estudo de técnico em petróleo e gás disponíveis no Quero Bolsa

Mas antes de entrarmos no assunto, você sabe o que é um curso técnico?

curso técnico é que ele A principal característica de um capacita profissionais para o mercado de trabalho. Por conta disso, desde o início, as disciplinas práticas são predominantes na matriz curricular.

Nessa categoria de ensino, existem três categorias de cursos: técnico integrado, técnico externo e técnico profissionalizante. As duas primeiras são feitas por quem ainda não concluiu o ensino médio, e a terceira destina-se aos que já terminaram a educação básica.

A formação técnica faz parte de um nível de ensino intermediário entre o médio e o superior. E o diploma recebido ao término do curso é caracterizado como técnico de nível médio.

Curso técnico, tecnólogo e faculdade são coisas diferentes

Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de ensino superior. Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.

Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos. Por terem curta duração, podem ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na área. 

Por que escolher por cursos técnicos?

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.

A modalidade pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. 

O mercado de trabalho e os cursos técnicos

Grandes empresas mudaram suas exigências ao analisar um candidato através do seu currículo. Hoje, há uma busca maior pelas habilidades e experiências que um profissional possui ao invés de um diploma universitário, por exemplo.

Gigantes como Apple, Google e IBM declaram que o diploma universitário já não é mais uma exigência no momento da contratação de novos talentos. Os candidatos às vagas precisam possuir habilidades exigidas para o cargo almejado e, muitas vezes, essa bagagem foi alcançada através de cursos técnicos. Não existe mais muita distinção.

Isso porque sua característica principal é preparar o aluno para pôr a mão na massa.

Os cinco melhores cursos técnicos para trabalhar na área de petróleo e gás

1. Técnico em Sistemas a Gás

O curso de nível técnico capacita estudantes a operar e controlar sistemas a gás e montar sistemas a gás com base em projetos tudo com de acordo com as normas técnicas e de segurança.

O profissional de Sistemas a Gás seleciona componentes para instalações de gás, executa manutenção em sistemas a gás e presta assistência técnica para compra e venda de materiais, componentes e equipamentos de sistemas a gás.

Sua atuação concentra-se na cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas.

2. Técnico em Petróleo e Gás

O curso técnico de Petróleo e Gás forma profissionais que podem atuar na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas indústrias de petróleo e gás, desempenhando atividades de apoio aos negócios, implantação e operacionalização das modernas tecnologias nas unidades da indústria de petróleo e gás.

Nas organizações ligadas ao segmento petróleo e gás este profissional pode trabalhar como supervisor de produção de petróleo e gás, gerente de logística no segmento petróleo e gás e gerente de comercialização do petróleo e seus derivados.

3. Técnico em Refrigeração e Climatização

O profissional formado em Refrigeração e Climatização está habilitado a elaborar e supervisionar projetos de instalação e manutenção de equipamentos, em indústrias, empresas e oficinas da área de refrigeração e climatização.

Fundamentado em preservar o meio ambiente, o curso permite que o profissional trabalhe com climatização, refrigeração e condicionamento de ar residencial, por meio de conhecimentos como compressores, evaporadores, tubulação, circuito elétrico, refrigeração automotiva e terrestre.

O mercado de trabalho inclui desde indústrias e assistências técnicas a comercialização de produtos e equipamentos, atuando com manutenção e instalação. Nas grandes indústrias, seu papel é fundamental, pois os equipamentos devem estar sempre bem regulados para não causar prejuízos.

4. Técnico em Petroquímica

Responsabilidade ambiental e respeito às normas de segurança e meio-ambiente são a base da formação do técnico em petroquímica. 

Este profissional trabalha com operação, monitoramento e controle de processos petroquímicos e sistemas de utilidades, além de realizar análises químicas dos produtos com foco em sua qualidade e alinhamento com as exigências de mercado.

O profissional formado em Petroquímica pode atuar em empresas petroquímicas, estações de tratamento de água e de efluentes das indústrias e em laboratórios de ensaios e controle de qualidade de derivados de petróleo.

5. Operador de plataforma de petróleo

O operador de plataforma de petróleo é responsável por operar as plataformas marinhas de perfuração de petróleo. Além disso, aprende a trabalhar no transporte e armazenamento de petróleo e no auxílio a outras equipes de produção petrolífera.

O operador de plataforma de petróleo trabalha para produzir, transportar e armazenar o petróleo. Na área de produção de petróleo, esse profissional atua com sondas, na prospecção, ou seja, com a procura de petróleo no leito marinho. É possível a ele atuar também na indústria petroquímica, com petróleo e gás.


Bolsas de Estudo para Técnico em Petróleo e Gás no Quero Bolsa

Quer fazer um curso técnico e pagar pouco nas mensalidades?

É possível encontrar a instituição de ensino ideal para a sua carreira que ofereçam bolsas de estudo de até 75%. Quer saber como? Com o Quero Bolsa!

Confira algumas opções de instituições de ensino parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de cursos técnicos:

Por meio dessa parceria entre o Quero Bolsa e as instituições de ensino, é possível encontrar bolsas de estudo durante toda a formação. Basta clicar no botão abaixo, escolher a vaga com desconto de sua preferência e efetuar sua pré-matrícula!

Bolsas para Cursos Técnicos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54