Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

5 cursos técnicos na área de petróleo e gás

Destacamos os 5 melhores cursos para quem quer trabalhar na área de PETRÓLEO E GÁS. Confira quem pode cursar, como é o mercado de trabalho e as vantagens de fazer um técnico nessa área!

As áreas de produção de petróleo e operação de plataformas, refinarias e petroquímicas estão em crescimento no Brasil. 

Ainda não sabe ao certo qual carreira seguir? Faça o Teste Vocacional Grátis

Com isso cresce também a procura por profissionais técnicos com formação em petróleo e gás.

Esse profissional, habilitado em várias áreas, pode atuar em grande parte da cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas. 

Também atua na área de suporte das indústrias, nas áreas de controle de qualidade de produtos e de segurança, meio ambiente e saúde.

O curso técnico capacita o estudante nos setores de operação, monitoramento e controle de utilidades, focando nas atividades ligadas ao processo de refino de petróleo.

 

Plataforma de extração de petróleo
Plataforma de extração de petróleo

 

 

 

Confira bolsas de estudo de técnico em petróleo e gás disponíveis na Quero Bolsa

 

Mas antes de entrarmos no assunto, você sabe o que é um curso técnico?

curso técnico é que um tipo de formação que capacita profissionais para o mercado de trabalho. Por conta disso, desde o início, as disciplinas práticas são predominantes na matriz curricular.

Aproveite para conferir a grade curricular de Petróleo e Gás no site da Quero Bolsa e descubra os conteúdos que compõem a faculdade.

Nessa categoria de ensino, existem três categorias de cursos: técnico integrado, técnico externo e técnico profissionalizante. As duas primeiras são feitas por quem ainda não concluiu o ensino médio, e a terceira destina-se aos que já terminaram a educação básica.

A formação técnica faz parte de um nível de ensino intermediário entre o médio e o superior. E o diploma recebido ao término do curso é caracterizado como técnico de nível médio.

Leia também:
Quem pode fazer um curso técnico?
O que é um curso técnico?
Existe curso técnico de 6 meses? Entenda e veja opções

Curso técnico, tecnólogo e faculdade são coisas diferentes

Curso técnico e tecnólogo são coisas bem diferentes. Tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de ensino superior. Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.

 

Saiba mais: Quais são as diferenças entre um curso técnico e um curso superior?

Oferecem conhecimento bastante específico sobre o assunto do curso e geralmente são focados em aspectos práticos. Por terem curta duração, podem ser uma solução rápida para entrada no mercado de trabalho, mas não oferecem uma ampla formação na área. 

Por que escolher por cursos técnicos?

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.

A modalidade pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. 

O mercado de trabalho e os cursos técnicos

Grandes empresas mudaram suas exigências ao analisar um candidato através do seu currículo. Hoje, há uma busca maior pelas habilidades e experiências que um profissional possui ao invés de um diploma universitário, por exemplo.

Gigantes como Apple, Google e IBM declaram que o diploma universitário já não é mais uma exigência no momento da contratação de novos talentos. Os candidatos às vagas precisam possuir habilidades exigidas para o cargo almejado e, muitas vezes, essa bagagem foi alcançada através de cursos técnicos. Não existe mais muita distinção.

Isso porque sua característica principal é preparar o aluno para pôr a mão na massa.

Leia também:
Curso técnico conta como título para concursos públicos?
Existe curso técnico a distância?
Como organizar as experiências profissionais no currículo?
10 cursos técnicos que mais empregam; Veja lista

Os cinco melhores cursos técnicos para trabalhar na área de petróleo e gás

1. Técnico em Sistemas a Gás

O curso de nível técnico capacita estudantes a operar e controlar sistemas a gás e montar sistemas a gás com base em projetos tudo com de acordo com as normas técnicas e de segurança.

O profissional de Sistemas a Gás seleciona componentes para instalações de gás, executa manutenção em sistemas a gás e presta assistência técnica para compra e venda de materiais, componentes e equipamentos de sistemas a gás.

Sua atuação concentra-se na cadeia produtiva do petróleo e gás, como plataformas de produção, refinarias, usinas de biocombustíveis e petroquímicas.

2. Técnico em Petróleo e Gás

O curso técnico de Petróleo e Gás forma profissionais que podem atuar na cadeia de fornecedores de bens e serviços e nas indústrias de petróleo e gás, desempenhando atividades de apoio aos negócios, implantação e operacionalização das modernas tecnologias nas unidades da indústria de petróleo e gás.

Nas organizações ligadas ao segmento petróleo e gás este profissional pode trabalhar como supervisor de produção de petróleo e gás, gerente de logística no segmento petróleo e gás e gerente de comercialização do petróleo e seus derivados.

3. Técnico em Refrigeração e Climatização

O profissional formado em Refrigeração e Climatização está habilitado a elaborar e supervisionar projetos de instalação e manutenção de equipamentos, em indústrias, empresas e oficinas da área de refrigeração e climatização.

Fundamentado em preservar o meio ambiente, o curso permite que o profissional trabalhe com climatização, refrigeração e condicionamento de ar residencial, por meio de conhecimentos como compressores, evaporadores, tubulação, circuito elétrico, refrigeração automotiva e terrestre.

O mercado de trabalho inclui desde indústrias e assistências técnicas a comercialização de produtos e equipamentos, atuando com manutenção e instalação. Nas grandes indústrias, seu papel é fundamental, pois os equipamentos devem estar sempre bem regulados para não causar prejuízos.

4. Técnico em Petroquímica

Responsabilidade ambiental e respeito às normas de segurança e meio-ambiente são a base da formação do técnico em petroquímica. 

Este profissional trabalha com operação, monitoramento e controle de processos petroquímicos e sistemas de utilidades, além de realizar análises químicas dos produtos com foco em sua qualidade e alinhamento com as exigências de mercado.

O profissional formado em Petroquímica pode atuar em empresas petroquímicas, estações de tratamento de água e de efluentes das indústrias e em laboratórios de ensaios e controle de qualidade de derivados de petróleo.

5. Operador de plataforma de petróleo

O operador de plataforma de petróleo é responsável por operar as plataformas marinhas de perfuração de petróleo. Além disso, aprende a trabalhar no transporte e armazenamento de petróleo e no auxílio a outras equipes de produção petrolífera.

O operador de plataforma de petróleo trabalha para produzir, transportar e armazenar o petróleo. Na área de produção de petróleo, esse profissional atua com sondas, na prospecção, ou seja, com a procura de petróleo no leito marinho. É possível a ele atuar também na indústria petroquímica, com petróleo e gás.

 

Bolsas de Estudo para Técnico em Petróleo e Gás no Quero Bolsa

Quer fazer um curso técnico e pagar pouco nas mensalidades?

É possível encontrar a instituição de ensino ideal para a sua carreira que ofereçam bolsas de estudo de até 75%. Quer saber como? Com o Quero Bolsa!

Bolsas para Cursos Técnicos

* Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações