Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

5 lições (sobre química) para aprender com Breaking Bad

por Isabela Giordan em 10/10/19 440 visualizações

Você já assistiu Breaking Bad? Lançada em 2008, essa série conta a história de Walter White, um professor de Química que é diagnosticado com câncer em estágio terminal. Para conseguir pagar o tratamento e "garantir o futuro" de sua esposa grávida e de seus filho, ele se junta a Jesse Pinkman para "cozinhar" e vender metanfetamina, uma droga sintética estimulante.


Seis anos após o fim da série (terminada em 2013), a Netflix lançará nesta sexta-feira (11) o filme "El Camino - A Breaking Bad Movie", que contará o que aconteceu com Jesse após os eventos finais do último episódio. 

Aproveitando o lançamento do filme e a proximidade com o Enem, a Revista Quero conversou com Caroline Azevedo, professora de Química do ProEnem, para descobrir 5 lições sobre Química para aprender com Breaking Bad. Confira:

  1. — Diga o meu nome.
          Você é Heisenberg.
        Você está malditamente certo!



    Ao se transformar no "mestre da metanfetamina", Walter White decide adotar um pseudônimo a fim de manter a sua identidade em sigilo. O nome escolhido por ele é Heisenberg! Porém, algo que poucos sabem é que esse nome não foi adotado à toa.

    Werner Heisenberg foi um físico alemão, nascido em 1901, que desenvolveu o princípio da incerteza, que estabelece que é impossível determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron ou de qualquer outra partícula. Seus estudos o levaram a conquistar o Prêmio Nobel de Física pela criação da mecânica quântica. Pelo visto, além de Química, Breaking Bad também é História! 

  2. Ácido fluorídrico (HF)

    Em um dos primeiros episódios da primeira temporada, Jesse acaba matando uma pessoa. Para sumir com o corpo, Walter pede para que ele compre no mercado Ácido Fluorídrico, representado pela fórmula HF, um ácido que deve ser guardado em recipientes de plástico, já que, ao entrar em contato com vidro ou cerâmica, corrói. 

    E é isso que acontece na cena (que também é considerado um marco de Breaking Bad)! Jesse, ao não saber da reação do HF com a cerâmica, coloca o corpo em uma banheira e joga uma grande quantidade de produto. O resultado? O ácido derreteu não só o corpo, mas também a banheira e o teto! 



    "Vale ressaltar, no entanto, que nesse momento, a série 'peca' no conteúdo Químico, pois seria melhor a utilização de uma base forte, como Hidróxido de Sódio para o derretimento do corpo", explica Caroline.
  3. Metanfetamina azul? Eu acho que não!

    O produto produzido por Walter White possui uma coloração azul, que recebe o apelido de "blue meth" (em tradução livre, metanfetamina azul). Na história, essa cor reflete a pureza e a alta qualidade da droga. Porém, na vida real, a metanfetamina é transparente



  4. Bateria caseira!

    Um dos assuntos cobrados frequentemente no Enem são as baterias e sabe quem precisou desenvolver uma? Walter White, claro!

    "Uma cena que marcou muito a temporada foi a fabricação de uma bateria caseira (parte de oxirredução presente no conteúdo de eletroquímica) utilizando clipes e chicletes. É possível fazer pilhas e baterias com matérias do cotidiano, como limão, batatas e esponjas de aço", relembra a professora de Química.

    Na cena, a energia elétrica do motorhome que eles utilizavam para fazer a metanfetamina acaba! Para dar partida no carro, ele utiliza o metal galvanizado das moedas e algumas partes metálicas de parafusos e pregos para criar o polo negativo, chamado de anodo, e grafite e óxido de mercúrio do freio do veículo para criar o polo positivo, também conhecido como catodo. 

    Porém, não se engane: quantidade de energia gerada por essa bateria caseira dificilmente conseguiria manter o carro ligado!
  5. Droga explosiva?

    Para se vingar de um traficante, Walter entrega um cristal, muito parecido com metanfetamina, mas que na verdade é Fulminato de Mercúrio, um explosivo que, antigamente, era responsável por iniciar a explosão em dinamites.

    "Na cena em que o Walter utiliza uma suposta metanfetamina para dar uma lição em um rival, na verdade, ele utiliza Fulminato de Mercúrio, um explosivo primário muito sensível a impactos e com fórmula química Hg (CNO)2. Na própria série Walter explica o motivo da utilização deste composto", explica Caroline.

    Para assustar o traficante, joga esse cristal no chão e gera uma grande explosão!


    Lição bônus: ricina!

    Utilizada por Walter White para eliminar os seus inimigos, a ricina é uma proteína presente na semente de mamona que, quando ingeridas por seres humanos, pode causar a morte! Isso acontece porque essa proteína é capaz de entrar nas células e causar a morte dela.

    Para você ter uma noção do perigo da ricina, uma semente de mamona possui a concentração necessária para matar uma criança.

Gostou das dicas ou de Breaking Bad? Conte nos comentários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54