Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como foi a minha experiência de mudar de curso DUAS vezes

por André Arioli em 13/04/18 3,1 mil visualizações

Se escolher algo é difícil, imagine mudar depois. Ou pior, imagine mudar de curso superior e ter as mais diversas reações partindo da sua família e do seu ciclo social. Imagine ainda sair de uma universidade pública e ingressar em uma universidade particular, na modalidade de Educação a Distância (EaD), qual seria a reação das pessoas que convivem contigo? Eis o que eu quero tentar relatar aqui.


Por mais que isso tenha sido difícil para mim, foi algo que se mostrou, até então, como uma forma de realmente seguir minhas vocações. Vejo que todos os dias milhares de estudantes entram em cursos de nível superior sem saber o que realmente desejam ou por pressões externas. No final, o resultado é certo: infelicidade.

Da universidade federal para a particular

Após o final do Ensino Médio, fui aprovado na Universidade Federal de Goiás (UFG), no curso de Geografia. Sem muitas condições, minha família fez o possível para que eu ficasse lá. Entretanto, com um ano de graduação as coisas começaram a apertar, visto que eu não conquistei nenhuma bolsa de auxílio financeiro e estava insatisfeito com o curso.

No final de setembro de 2016, retornei para minha casa, no interior de São Paulo. Frustrado com tudo aquilo, aguardei até fevereiro de 2017 apenas pensando qual seria meu próximo passo. Acreditando que minha insatisfação com o curso na UFG era apenas com o curso em si, ingressei no curso de História EaD, algo que sempre gostei no Ensino Médio.


Uma nova queda

Com o passar do tempo, a mesma sensação que sentia em Goiás voltava a me tomar. Comecei a pensar no que estaria errado, revi alguns passos, tentei achar coincidências e achei o possível motivo: por mais que gostasse de História e tenha interesse na docência, não era algo que realmente me via fazendo durante toda minha vida.

Pensei novamente em uma troca, mas para onde? Havia uma resposta que estava debaixo do meu nariz o tempo todo: a área de tecnologia da informação. Desde meus 12 anos, mexo com informática e sempre me dei bem, aliás, era algo que minha família sempre achou que eu fosse fazer. Por medo da matemática, acabei desistindo da ideia no Ensino Médio, mas decidi tentar dessa vez. Afinal, um medo bobo de uma matéria não pode te fazer desistir das coisas.

Reações familiares e um novo começo

Como era de se esperar, várias pessoas disseram que eu estava maluco de largar uma universidade federal. Acho que isso é uma afirmação de praxe para quem toma essa escolha. Até hoje meus amigos me chamam de uma espécie de “andarilho”, porque estou “vivendo” entre um curso de cada vez hehe.

Atualmente, estou matriculado em Sistemas de Informação (EaD) na Estácio. Creio que dessa vez, o andarilho aqui finalmente irá se fixar e concluir o curso (é bacana também para que vocês saibam que meus textos daqui para frente serão mais focados em tecnologia e o sistema da Estácio como um todo).

Muita gente me pergunta se realmente “agora vai” ou se vou mudar mais uma vez. Para quem passa por isso ou vai passar, se acalme: a sociedade nos empurra para que com 18 anos já saibamos o que queremos pro resto da nossa vida. Eu nunca soube e agora, com quase 21 anos, creio que estou decidido.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Mas, caso não esteja feliz futuramente com algo, pode ter certeza que iriei mudar! Afinal de contas, você viverá consigo mesmo para o resto da vida e é importante que se encante com o que faz. Espero que de alguma forma esse texto ajude aqueles que passam por impasses na vida acadêmica e que se motivem com a história. ;)


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54