Como funciona o Atendimento Especializado e o Atendimento Específico no Enem 2021?
Veja como solicitar cada um dos atendimentos especiais oferecidos pelo MEC para o Enem
Atualizado em 22/06/2021
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, tanto a versão impressa quanto a digital, oferecem diversos recursos de acessibilidade aos participantes que os solicitarem.
Em 2021, a novidade é que o Enem Digital também oferecerá atendimento especializado. Saiba como solicitar um dos dois tipos de atendimento diferenciados, caso você precise.
Leia mais: Calendário do Enem 2021
+ Plano de estudo Enem De Boa 2021: baixe gratuitamente
Atendimento especializado Enem 2021
Segundo o edital do Enem, serão contemplados por esse tipo de atendimento aqueles candidatos que se encaixam nas seguintes condições:
- Baixa visão;
- Cegueira;
- Visão monocular,
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva;
- Surdez;
- Deficiência intelectual (mental);
- Surdocegueira;
- Dislexia;
- Deficit de atenção;
- Transtorno do espectro autista;
- Discalculia;
- Gestante;
- Lactante;
- Idoso;
- Estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Para os inscritos que solicitaram atendimento especializado, o MEC (Ministério da Educação) oferecerá os seguintes recursos:
- Prova em braile;
- Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras);
- Prova com letra ampliada;
- Prova com letra super ampliada;
- Guia-intérprete para pessoa com surdocegueira;
- Auxílio para leitura;
- Auxílio para transcrição;
- Leitura labial;
- Tempo adicional;
- Sala de fácil acesso;
- Mobiliário acessível.
Atendimento Específico Enem 2021
Já o atendimento específico será oferecido para pessoas que se encaixam nas seguintes especificidades:
- Gestante;
- Lactante (aquela que está amamentando);
- Idoso;
- Estudante em classe hospitalar (aquele que tem o seu processo de escolarização no interior de uma instituição hospitalar e que está na condição de estudante internado para tratamento nos dias de prova;
- Outra condição específica.
No atendimento específico, os recursos serão oferecidos conforme as necessidades do inscrito. Por exemplo, a mulher lactante poderá levar um acompanhante para o local de prova, que seja responsável por cuidar do seu filho entre os períodos que ela não estiver amamentando. Já para aqueles são estudantes em classe hospitalar, poderão fazer a prova no seu ambiente de tratamento.
Tanto no Atendimento Especializado quando no Específico, será necessário que o inscrito comprove o seu diagnóstico. No caso do Especializado, é obrigatório fazer uma descrição da sua condição e o número do CID (Classificação Internacional de Doença). Para o Específico, será necessário laudo médico comprobatório.
Serão aceitos somente documentos no formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB e que sejam enviados no sistema no ato da inscrição, ou seja, não será possível enviar esses documentos após o término do período de inscrição.
Lembre-se de que os laudos devem conter o nome completo do inscrito, carimbo e a identificação do médico responsável com o número do Conselho Regional de Medicina (CRM).
Se a sua solicitação for indeferida, o inscrito será informado pelo e-mail cadastrado e terá apenas mais três dias para enviar outros documentos que comprovem a sua condição. Caso seja negado novamente, o participante não terá acesso ao atendimento solicitado.
Leia mais: Como fazer a inscrição do Enem 2021?
+ Inep divulga edital do Enem 2021 em Libras
Quer saber mais sobre o Enem 2021? Então, fique de olho na Revista Quero para saber todas as novidades sobre o exame.
Plano de estudos Enem De Boa 2021
Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, o Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem De Boa 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem De Boa é um cronograma de estudos de maio até a data do Enem. E o melhor: totalmente gratuito. Baixe o seu plano do mês agora: