Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como funciona o sistema de cotas da Unicamp?

A Unicamp possui diversos processos seletivos com cotas, como Enem-Unicamp, Paais, ProFis; saiba como funciona cada forma de ingresso na faculdade e como é o sistema de cotas

Assim como as outras estaduais paulistas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu aderir ao sistema de cotas e adotar outros formas de ingresso na universidade

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Essa mudança foi tomada em novembro de 2017 pela reunião histórica do Conselho Universitário (Consu), porém o novo sistema de seleção foi implementado apenas no vestibular 2019 da instituição. 

 

Como funciona o sistema de cotas da Unicamp

 

“Foi criado um leque de possibilidades que amplia as chances de acesso e mostra a força da universidade pública em propor ideias novas para o ingresso dos estudantes”, afirmou Marcelo Knobel, reitor responsável pela universidade, na época em entrevista ao site Pesquisa Fapesp.

Como funciona o sistema de cotas da Unicamp e formas de ingresso oferecidas pela universidade?

  • Vestibular Unicamp

    Esse é o vestibular tradicional da Unicamp. O processo seletivo conta com duas fases. A primeira fase é aplicada em apenas um dia e possui 72 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais.

Para o ingresso em 2025, por exemplo foram oferecidas 2.537 vagas por meio do vestibular da Unicamp, incluindo as vagas reservadas para candidatos que se autodeclaram pretos e pardos.

Já a segunda fase do vestibular é realizada em dois dias, sendo o primeiro com uma redação, questões sobre Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa, no segundo o candidato terá que responder questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Matemática e provas de conhecimentos específicos de acordo com os cursos:

– Candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: 8 questões de Biologia e 6 questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: 6 questões de Física e 6 questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História, 1 questão de Filosofia e 1 questão de Sociologia.

Veja: Unicamp 2024: veja os 10 cursos mais concorridos do vestibular
Simulado gratuito Fuvest, Unicamp e Unesp: participe e treine para as provas

  • Vestibular Unicamp – cotas étnicos-raciais

    O processo seletivo é o mesmo realizado para o Vestibular Unicamp. Para concorrer pelo sistema de cotas, o candidato deve declarar interesse durante a inscrição para a prova.

    Geralmente, 15% das vagas do Vestibular Unicamp são reservados para candidatos pretos e pardos.

    Foto: Reprodução/G1
    como funciona o sistema de cotas da unicamp
  • Vestibular Indígena

    O Vestibular Indígena é aplicado uma vez ao ano e seleciona candidatos que pertencem a alguma etnia indígena do território brasileiro e que estudaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. A inscrição para esse vestibular é feita em período diferente do Vestibular Unicamp.

    A prova possui 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e uma redação.

Confira: Unicamp terá cotas para pretos, pardos e indígenas na pós-graduação
USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado; entenda melhor

 
  • ProFis

    Criado em 2011, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis) seleciona anualmente 120 alunos da rede de ensino público da cidade de Campinas (SP) para realizar um curso de dois anos na Unicamp.

    Os selecionados estudam disciplinas das áreas das Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Tecnológicas e, ao fim das aulas, podem ingressar em qualquer graduação oferecida pela universidade, sem a necessidade do vestibular. Além disso, os estudantes também recebem um certificado de conclusão de curso sequencial do Ensino Superior.

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações
 
  • Paais

    O Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (Paais) é um sistema da Unicamp que visa bonificar estudantes que cursaram o Ensino Fundamento e/ou Médio na rede pública de ensino. 

    De acordo com o site da Comvest, os candidatos que optarem pelo Paais durante a inscrição do vestibular receberão automaticamente na primeira e segunda fase da prova pontos que ajudarão na classificação final do vestibular Unicamp.

    “Serão adicionados 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso dos candidatos que cursaram ambos os períodos na rede pública, a pontuação adicionada será de 60 pontos”, aponta o site. 

Saiba mais: Como pedir isenção na Unicamp?
Unicamp 2024: Convest anuncia mudanças no vestibular; confira

 
  • Enem-Unicamp

    Considerado um edital a parte de vestibular tradicional, essa alternativa seleciona candidatos que estudaram integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino e realizarão o Enem do ano vigente para ingressar nos cursos oferecidos pela universidade.

    Para isso, o candidato que tiver interesse deve realizar a inscrição no edital Enem-Unicamp, no período escolhido pela universidade, e informar duas opções de cursos para ingresso.

Para o ingresso em 2025, 314 vagas do processo Enem-Unicamp foram reservadas para cotas, sendo 50% para candidatos de Escola Pública (EP) e 50% para candidatos de EP e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI). 

No caso da Unicamp, os candidatos(as) que tenham cursado algum período do Ensino Médio em instituição privada, mesmo na condição de de bolsista, não podem concorrer às vagas de cotas deste processo seletivo.

Além disso, o candidato poderá concorrer simultaneamente no Vestibular Unicamp e pelo edital Enem-Unicamp, desde que tenha realizado o cadastro nos dois processos seletivos.

Foto: Reprodução/G1

como funciona o sistema de cotas da Unicamp

 

  • Vagas olímpicas

    Esse edital seleciona alunos do Ensino Médio premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos.

    Assim como o Enem-Unicamp, a inscrição também é feita em data diferente do vestibular tradicional da universidade. Geralmente, a Unicamp oferece cerca de 120 vagas nessa modalidade.

  • Provão Paulista

O Provão Paulista é uma nova forma de ingresso em universidades públicas paulistas, como a USP, Unesp, Univesp, Fatec e Unicamp.

Basicamente, ele funciona da seguinte forma: os estudantes de escolas da rede pública de São Paulo realizam um exame “seriado”, ou seja, ao longo dos três anos do ensino médio. 

No total, serão disponibilizadas 15.369 vagas para os alunos que participarem do Provão. Na USP, serão 1.500 vagas; na Unesp, 934; e na Unicamp, 325.

Posso concorrer em mais de uma modalidade?

De acordo com o site da Comvest, desde que preencham os pré-requisitos solicitados, os candidatos podem concorrer ao mesmo tempo em todas as formas de ingresso, são elas: Vestibular Unicamp, Vestibular Indígena, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas. 

Que tal fazer faculdade com bolsa de estudos?

Se você pretende entrar na faculdade, já pensou em estudar com bolsa de estudos? Pela Quero Bolsa, por exemplo, é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos graduação.

Não é preciso ter feito o Enem e nem comprovar renda. Tem cursos presenciais, semipresenciais e também à distância. Acesse o botão abaixo e confira as ofertas:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações