Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como funciona o sistema de cotas da Unicamp?

por Isabela Giordan em 25/09/19 1,7 mil visualizações

Considerada pelo ranking Times Higher Education (THE) a segunda melhor universidade do Brasil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece 66 cursos de graduação, 153 programas de pós-graduação e possui mais de 34 mil alunos matriculados em seus quatro campi espalhados pelo interior paulista.

E, assim como as outras estaduais paulistas, a Unicamp decidiu aderir ao sistema de cotas, além de inovar e adotar outros formas de ingresso na universidade. Essa mudança foi decidida tomada em novembro de 2017 pelo reunião histórica do Conselho Universitário (Consu), porém o novo sistema de seleção foi implementado apenas no vestibular 2019 da instituição. 

como funciona o sistema de cotas da Unicamp

"Foi criado um leque de possibilidades que amplia as chances de acesso e mostra a força da universidade pública em propor ideias novas para o ingresso dos estudantes", afirmou Marcelo Knobel, reitor responsável pela universidade, na época em entrevista ao site Pesquisa Fapesp.

Veja como funciona o sistema de cotas da Unicamp e formas de ingresso oferecidas pela universidade*:

  • Vestibular Unicamp

    Esse é o vestibular tradicional da Unicamp. Com duas fases, a prova realizará em 2019 a primeira edição de sua nova versão. A primeira fase será aplicada em apenas um dia, com 90 questões de Conhecimentos Gerais.

     


    Já a segunda fase será realizada em dois dias, sendo o primeiro com uma redação, questões sobre Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa, no segundo o candidato terá que responder questões interdisciplinares de Matemática e provas específicas de acordo com a opção de curso:


– Candidatos da área de 
Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
– candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

Em 2019, serão oferecidas 2570 vagas nessa modalidade, incluindo as vagas reservadas para candidatos que se autodeclaram pretos e pardos.

  • Vestibular Unicamp - cotas étnicos-raciais

    O processo seletivo é o mesmo realizado para o Vestibular Unicamp. Para concorrer pelo sistema de cotas, o candidato deve declarar interesse durante a inscrição para a prova.

    Nesta edição, 15% das vagas do Vestibular Unicamp serão reservados para candidatos pretos e pardos.

    Foto: Reprodução/G1
    como funciona o sistema de cotas da unicamp
  • Vestibular Indígena

    O Vestibular Indígena é aplicado uma vez ao ano e seleciona candidatos que pertencem a alguma etnia indígena do território brasileiro e que estudaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. A inscrição para esse vestibular é feita em período diferente do Vestibular Unicamp.

    A prova possui questões de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e uma redação. Em 2019, serão oferecidas 96 vagas, distribuídas em 35 diferentes cursos da universidade.
  • ProFis

    Criado em 2011, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis) seleciona anualmente 120 alunos da rede de ensino público da cidade de Campinas (SP) para realizar um curso de dois anos na Unicamp.

    Os selecionados estudam disciplinas das áreas das Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Tecnológicas e, ao fim das aulas, podem ingressar em qualquer graduação oferecida pela universidade, sem a necessidade do vestibular. Além disso, os estudantes também recebem um certificado de conclusão de curso sequencial do Ensino Superior.
  • Paais

    O Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (Paais) é um sistema da Unicamp que visa bonificar estudantes que cursaram o Ensino Fundamento e/ou Médio na rede pública de ensino. 

    De acordo com o site da Comvest, os candidatos que optarem pelo Paais durante a inscrição do vestibular receberão automaticamente na primeira e segunda fase da prova pontos que ajudarão na classificação final do vestibular Unicamp.

    "Serão adicionados 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso dos candidatos que cursaram ambos os períodos na rede pública, a pontuação adicionada será de 60 pontos", aponta o site. 
  • Enem-Unicamp

    Considerado um edital a parte de vestibular tradicional, essa alternativa seleciona candidatos que estudaram integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino e realizarão o Enem do ano vigente para ingressar nos cursos oferecidos pela universidade.

    Para isso, o candidato que tiver interesse deve realizar a inscrição no edital Enem-Unicamp, no período escolhido pela universidade, e informar duas opções de cursos para ingresso.

    O candidato poderá concorrer simultaneamente no Vestibular Unicamp e pelo edital Enem-Unicamp, desde que tenha realizado o cadastro nos dois processos seletivos.

    Foto: Reprodução/G1
    como funciona o sistema de cotas da Unicamp

  • Vagas olímpicas

    Esse edital seleciona alunos do Ensino Médio premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos

    Assim como o Enem-Unicamp, a inscrição também é feita em data diferente do vestibular tradicional da universidade. Neste ano, o Unicamp oferecerá 114 vagas de ingresso por essa modalidade.

Posso concorrer em mais de uma modalidade?

De acordo com o site da Comvest, desde que preencham os pré-requisitos solicitados, os candidatos podem concorrer ao mesmo tempo em todas as formas de ingresso, são elas: Vestibular Unicamp, Vestibular Indígena, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas. 

*O número de vagas oferecidas foi indicado com base no edital do vestibular Unicamp 2020.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54