Como preparar uma tese de doutorado?
Saiba quais são os elementos indispensáveis para entregar sua tese de doutorado e ter muito sucesso na banca avaliadora
Fazer um doutorado é o caminho ideal para quem deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento na área acadêmica e científica. Essa pós-graduação stricto sensu normalmente é precedida do mestrado, porém, acaba sendo bastante específica sobre determinado assunto que é apresentado como tese.
Mas, afinal, o que é uma tese?
O termo se refere ao estudo apresentado pelo estudante ao final do doutorado, que tem duração entre quatro a cinco anos. Tese, ao contrário de hipótese, se refere a algo que foi cientificamente comprovado por meio de uma rígida pesquisa e metodologia. Durante sua elaboração, o aluno precisa realizar uma pesquisa experimental que traga resultados concretos que não deixem dúvidas. Além disso, essa tese deve ser inédita.
Leia também:
+ Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
+ Quando alguém pode ser chamado de doutor?
Por esse motivo, a tese é considerada mais complexa do que a dissertação, que é o trabalho de pesquisa realizado ao longo de um programa de mestrado. Naquele curso o estudante trabalha com teorias que podem ser coladas em prática. Para ser um doutor, é necessário que elas sejam comprovadas e avaliadas.
Como elaborar a tese?
Apresentar um trabalho de tanta responsabilidade e pesquisa não é fácil. Afinal de contas, é necessário muito tempo de estudo para desenvolver a pesquisa e ainda comprová-la antes da banca examinadora. Para isso, é preciso seguir algumas etapas.
Primeiro de tudo, é necessário definir o tema e a teoria que se quer comprovar. Não vale fazer releituras ou algo semelhante tendo como base pesquisas já realizadas antes. A tese precisa ser original, ou seja, totalmente nova.
Muitas pessoas costumam desenvolver no doutorado o trabalho que teve início no mestrado e, assim, dar um maior embasamento para o que antes era apenas uma hipótese. E são justamente as hipóteses que são trabalhadas ao longo da pesquisa e, conforme ela é desenvolvida, são descartadas ou comprovadas.
Lembre-se que o meio acadêmico é bastante rigoroso quando se trata de direitos autorais. Por isso, ao citar fontes para o seu referencial teórico , artigos e outras pesquisas, preste atenção para referenciar adequadamente todo esse material. Para isso, se ligue no que é dito nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – a maioria dos trabalhos acadêmicas brasileiros seguem o que é lá determinado.
Ainda, é necessário saber qual é a relevância do assunto que você está pesquisando para o conhecimento científico, dando argumentos sobre como ela contribui para o enriquecimento da sua área. Além disso, o objetivo da tese de doutorado deve ser claro, conciso e apresentar de forma resumida a que se destina a investigação. O trabalho deve ser, ao mesmo tempo, profundo, relevante e passível de ser concretizado.
Elementos de uma tese
A tese deve ser apresentada contendo alguns elementos obrigatórios de acordo com a ABNT. Confira abaixo quais são elas:
– Capa;
– Folha de rosto;
– Ficha catalográfica;
– Folha de aprovação;
– Resumo na língua nativa;
– Abstract ou resumo na língua estrangeira;
– Sumário;
– Introdução;
– Desenvolvimento;
– Considerações finais ou conclusão;
– Referências bibliográficas.
Apesar desses elementos também estarem inclusos em uma dissertação de mestrado, na tese de doutorado eles devem ser muito mais aprofundados. Cabe dizer que fica a critério do estudante adicionar outros elementos, além dos citados acima, para completar o seu trabalho. O que for adicional pode complementar a pesquisa com um toque pessoal e tornar clara a sua identidade no meio acadêmico.
Leia também:
+ Quais informações incluir no currículo lattes?
+ Como é o curso de Doutorado?