Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como recusar oferta de emprego sem passar uma má impressão?

por Maria Fernanda Alves em 13/09/19 680 visualizações

Para quem está desempregado parece impossível imaginar que um candidato após enviar o currículo, passar por intermináveis entrevistas e lidar com a ansiedade de receber um resposta do RH vá negar uma oferta de emprego, mas isso ocorre e as razões são diversas.

Algumas das razões que podem levar um candidato a recusar uma oferta de trabalho

Não é possível generalizar mas, ao longo da minha trajetória como selecionadora, foi possível observar três razões frequentes:

Contraproposta
Pode ser, por exemplo, que um profissional estava buscando uma oportunidade melhor no mercado e, quando a encontra, seu atual emprego oferece uma contra-proposta, seja um aumento de salário, mudança de área ou promoção.

Frustração de expectativa
Também pode acontecer do candidato ser surpreendido ao final do processo seletivo com alguma informação que não é compatível com o esperado, como salário abaixo da expectativa, turno de trabalho no horário da faculdade, atividades a serem desempenhadas diferentes da anunciada, etc.

Recebeu mais de uma proposta 
O candidato que antes estava desempregado e prestou diversos processos seletivos também pode ter recebido ofertas simultâneas de duas empresas diferentes e terá a difícil missão de dizer a uma delas que não foi a escolhida.

Como recusar uma oferta de emprego sem 'se queimar'

Caso você tenha decidido que não irá aceitar a oferta de emprego de determinada empresa, independente do motivo, atente-se às dicas abaixo para manter uma boa imagem entre os profissionais de RH e também manter as portas da empresa abertas para futuras oportunidades.

Não segure a informação

Seja empático com o selecionador, ele entrevistou diversos candidatos e provou para o contratante que você era o candidato perfeito e que com a sua desistência da vaga ele terá que voltar algumas casas no processo seletivo e reavaliar candidatos reprovados ou reiniciar todo o processo seletivo, portanto é importante que você comunique quanto antes possível.

Seja sincero

A mentira nunca é um bom caminho. Caso o seu problema seja o salário abaixo da sua expectativa não tenha medo de parecer mercenário e inventar uma outra razão para recusar a oferta, assim você nem dará a oportunidade da empresa melhorar sua proposta, isso vale para fatores como horário de trabalho, atividades, etc. 

Se você informa uma razão diferente da verdade a empresa poderá se mover para tentar solucionar o empecilho que você apresentou e, caso consiga, você ficará em maus lençóis.

Exemplo:

Ana recebeu duas propostas de emprego ao mesmo tempo e decidiu que optaria pelo melhor salário. Na hora de justificar a recusa, decidiu inventar que teria que fazer uma viagem de algumas semanas por conta do trabalho do marido. A empresa contratante gostou muito do perfil de Ana e decide dizer a ela que estão dispostos a esperar o seu retorno da viagem para efetivar a contratação. - E agora, Ana?

Mas cuidado, caso você opte por não aceitar uma oferta de emprego porque há algum funcionário na equipe que você tenha algum problema anterior não faça prejudique a imagem do outro profissional, generalize dizendo que você acredita que terá dificuldades de se adequar ao perfil da equipe.

Trate o momento com a devida importância

No momento de recusar uma oferta de emprego, algumas pessoas não conseguem êxito em se expressar por e-mail, ou seja, não consegue transmitir a mensagem do jeito esperado, de forma muito impessoal e dando a impressão de não se importar tanto com o fato.

Isso pode fazer com que o selecionador guarde uma imagem negativa sobre você, portanto, talvez seja interessante entrar em contato por telefone ou ir pessoalmente até a empresa para apresentar sua justificativa.

Existem casos nos quais candidatos simplesmente deixavam de responder aos e-mails e ligações do selecionador porque aceitou a proposta de uma outra empresa, o que prejudica muito a imagem do profissional, da mesma forma que prejudica a imagem de empresas que não dão feedback aos candidatos reprovados.

Mostre sua intenção de ajudar
Como falado na primeira dica, o selecionador teve muito trabalho para encontrar um candidato ideal para a vaga e, com a sua desistência, terá que retomar a busca.

Uma boa maneira cooperar é indicar profissionais que tenham uma trajetória parecida com a sua e que possam ter o perfil da vaga, isso pode poupar dias de trabalho do selecionador o que poderá contribuir para cultivar sua boa imagem.

Agradeça
Assim como os candidatos criam expectativas com a empresa, o contrário também acontece. Então agradeça o interesse da empresa, seja educado e cordial durante toda a comunicação. 

Se você apresentar razões coerentes, ser cooperativo e educado mostrará profissionalismo e a empresa amentará por não tê-lo como funcionário, o que pode proporcionar melhores propostas futuras e, quem sabe, uma irrecusável.

Também poderá te interessar:

Como responder na entrevista de emprego: quais são seus defeitos?
O que mais chama atenção dos recrutadores em uma entrevista de emprego?
Saiba como responder sobre demissões na entrevista de emprego

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54