Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Concurso público Abin: o que estudar para entrar na Agência Brasileira de Inteligência?

por Clipping CACD em 31/10/17 19 mil visualizações

Imagem: Pixabay
Concurso-publico-abin

Recentemente, foi autorizada a realização de concurso público para o provimento de 300 cargos para o Quadro de Pessoal da Agência Brasileira de Inteligência. A possibilidade de poder fazer parte do quadro de funcionários da Agência Brasileira de Inteligência e o salário inicial que está está em R$ 16.620,46, podendo chegar a R$ 23.595,39 vem despertando muito interesse. Para entender o concurso em si, você deve ler sobre o Edital ABIN.

Mas antes mesmo de cogitar sobre o concurso, é importante entender alguns aspectos da carreira, do funcionamento da ABIN e também se há algum curso superior mais recomendado para quem quer seguir a carreira. É sobre isso será que esse interesse todo os candidatos realmente sabem o que faz profissional de inteligência?

Como nem todo mundo é familiarizado com o universo da ABIN, o Clipping decidiu começar pelo básico do básico. Por isso, dividimos este artigo em 5 partes:

  1. O que faz um Oficial de Inteligência

  2. Quais são os atrativos da carreira no ramo da inteligência?

  3. Que curso superior vale para o ingresso na carreira?

  4. Qual é o perfil dos candidatos que estudam para esta carreira?

  5. Existe algum curso de graduação que me fará ter um desempenho melhor na prova?



Vamos entender passo a passo cada uma dessas questões: na ABIN.

1. O que faz um Oficial de Inteligência

Algumas pessoas, por desconhecimento ou falta de pesquisa, podem pensar que a profissão de um profissional de Inteligência é uma tarefa de “James Bond”. Feliz ou infelizmente, não é bem assim. Este profissional tem um importante papel no Sistema Brasileiro de Inteligência e trabalha, principalmente, com informações.

Veja o que diz o §2º do artigo 1º do decreto 4376/2002, que dispõe sobre a organização e o funcionamento do Sistema Brasileiro de Inteligência:

§ 2º  O Sistema Brasileiro de Inteligência é responsável pelo processo de obtenção e análise de dados e informações e pela produção e difusão de conhecimentos necessários ao processo decisório do Poder Executivo, em especial no tocante à segurança da sociedade e do Estado, bem como pela salvaguarda de assuntos sigilosos de interesse nacional.

Resumidamente, o Oficial de Inteligência vai coletar e analisar informações e, com base nestes dados, vai planejar e organizar ações que estejam relacionadas à segurança do Estado.

2. Quais são os atrativos da carreira no ramo da inteligência?


Uma das características que, com certeza, atrai muitos candidatos é a questão do dinamismo da carreira. Um oficial de inteligência está longe de ter uma rotina maçante e puramente administrativa. Além disso, este profissional vai ter de lidar com muitas informações sensíveis e sigilosas, o que faz da profissão – digamos – uma parte da sua vida, pois você terá de manter uma postura ética, moral e cívica dentro e fora da Administração Pública. 

    3. Que curso superior vale para o ingresso na carreira?


    Como o próprio edital nos trouxe, qualquer diploma em curso superior que esteja devidamente registrado no MEC. Se você, inclusive, tem dúvidas a respeito do registro de seu curso, você pode acessar o seguinte site: http://emec.mec.gov.br/ e fazer a sua consulta.

    O que isso quer dizer? Bom, que todos os cursos são bem-vindos. E se você tinha dúvida a respeito de ter que fazer faculdade de Direito, Relações Internacionais ou qualquer outra correlata, problema resolvido. 

      4. Qual é o perfil dos candidatos que estudam para esta carreira?

      Uma das coisas interessantes no concurso da ABIN é que não existe um perfil homogêneo de candidatos, o que não acontece em alguns concursos. Candidatos de tribunais, por exemplo, em sua maioria, costumam ter graduação em Direito. Já no concurso da ABIN, podemos observar uma quantidade muito variada de candidatos: pessoas que estudam para carreiras administrativas, judiciárias, executivas e também para carreiras policiais. Muitos candidatos que se dedicam a estudar para a Polícia Federal costumam relatar interesse em fazer parte da ABIN.  Por conta disso, os diplomas destes candidatos costumam ser dos mais variados cursos.

      Porém, é necessário mencionar que existem características – que podem até já ser parte da personalidade do estudante – que são essenciais aos candidatos:

      Um profissional de Inteligência é um curioso nato. Estes profissionais costumam ser pessoas muito analíticas, muito conectada e atentas aos acontecimentos nacionais e internacionais e geralmente tem um perfil mais discreto, além de terem um senso muito apurado de planejamento, organização e visão e sobretudo discrição. Vale lembrar que uma das etapas do concurso da ABIN é uma análise da vida pregressa do candidato: a investigação social

      É natural que, se você já está estudando ou planeja estudar, a leitura diária dos principais jornais nacionais e internacionais esteja na sua lista de afazeres diários, afinal, seu futuro trabalho demandará de você todo tipo de coleta de informações possível.

      Existe algum curso de graduação que me fará ter um desempenho melhor na prova?

      É importante ter em mente que para se ingressar na carreira é preciso um curso superior em qualquer área de formação. Posto isso, o candidato à prova da ABIN não terá de lidar com critérios restritivos e isso significa que a motivação para estudar é maior ainda. No entanto, mesmo com muita motivação, nem todos estão familiarizados com o concurso da ABIN.

      Existe, porém, um certo temor de alguns candidatos em relação a concorrentes graduados em Direito, tenham mais facilidade na prova. Acredita-se também que candidatos que optaram pelo curso de Relações Internacionais também podem ter certa vantagem na medida em que é uma prova muito focada em atualidades

      Mas vale lembrar que o que se ensina nas universidades e faculdades de direito difere bastante do que é cobrado nos concursos. Em muitos casos, alguns alunos graduados em cursos não tão relacionados à área do cargo (do concurso) acabam se saindo melhor nas provas.

      Resumo da ópera: não adianta escolher “um curso para o concurso” e sim o curso e o concurso certo para você, afinal, é a sua vida! Comece pelo Quero Bolsa!

      banner image banner image

      O que você achou deste artigo?

      ALERTA DE VAGAS i-close
      Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
      ALERTA DE VAGAS i-close
      O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

      O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

      Tá esperando o que pra conseguir a sua?

      ALERTA DE VAGAS i-close
      Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

      Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

      Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

      ALERTA DE VAGAS i-close
      Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
      ALERTA DE VAGAS i-close
      Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

      As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

      Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

      CENTRAL DE AJUDA i-close
      Como podemos te ajudar?

      Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

      Veja as perguntas frequentes

      Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

      Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
      i-close

      Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

      Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

      Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

      O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

      O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

      Feito com pela Quero Educação

      Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54