
Como vai funcionar a Universidade Federal Indígena – Unind?
João Marcondes | 04/09/25O Ministério da Educação (MEC) deu início ao processo de criação da Universidade Federal Indígena (Unind), que terá sede em Brasília.
Uma das grandes preocupações de quem pensa em ingressar em um curso de nível superior é a escolha da universidade certa. Qualidade de ensino e do corpo docente, reputação da instituição no mercado de trabalho e valor do curso são alguns dos muitos pontos que os candidatos costumam considerar ao tomar essa decisão tão importante.
Às vezes pode ser um pouco difícil obter informações sobre a universidade em que se pretende estudar além das disponibilizadas no próprio site da instituição. Por isso, conversar com um aluno é uma excelente maneira de tirar todas as suas dúvidas.
Como estudante de Ciências Contábeis do Claretiano, posso listar alguns bons motivos para você estudar lá.
A maioria dos cursos possui preço acessível, com investimento a partir de R$ 299,00 mensais. É possível ainda se candidatar a uma bolsa social, se você se encaixar nos critérios, ou ingressar por meio dos programas ProUni e Fies.
Em 1970, foi fundada pelos Missionários Claretianos a Escola Superior de Educação Física de Batatais (SP), cujo objetivo era formar professores e profissionais com valores humanos. Posteriormente, surgiram as Faculdades Claretianas, com câmpus nas cidades de Batatais, Rio Claro e São Paulo.
A partir de 2002, o Claretiano começou a investir em Educação a Distância, o que possibilitou a criação de diversas unidades e polos em todas as regiões do Brasil.
Trata-se de uma instituição sólida e com reconhecimento da sociedade.
A instituição oferece cursos nas áreas de Educação Física, formação de professores, Engenharia, Direito, Teologia e Filosofia, Tecnologia, Saúde, Gestão e Comunicação. Os cursos são divididos entre graduação e pós, nas modalidades presencial e à distância. Recentemente, o campus de Rio Claro (SP) passou a contar com o primeiro curso de Medicina do Claretiano.
O ambiente virtual é bem organizado e de fácil acesso, o que auxilia muito na hora de estudar os conteúdos, verificar recados e datas importantes. Por meio dele é possível também se comunicar rapidamente com os professores ou realizar consultas e solicitações acadêmicas.
A metodologia de ensino dos cursos promove a avaliação do aluno de forma contínua, ou seja, são aplicadas atividades durante todo o semestre, e não apenas provas ao final do período.
Espero ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre o Claretiano!