Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Conheça as melhores faculdades particulares, segundo o Guia da Faculdade

por Camilla Freitas em 25/10/21

Ingressar no ensino superior é o sonho de muita gente, mas para esse sonho se tornar realidade é preciso ter dedicação e estar atento ao que o mercado oferece. Por isso, além de definir qual graduação cursar, escolher a faculdade ideal é fundamental para construir uma carreira de sucesso. 

Mas como o Brasil tem mais de 2.400 universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a gente sabe que esse processo de escolha não é tão simples.

Para te ajudar, a Revista Quero separou uma lista de faculdades particulares com mais cursos cinco estrelas segundo o Guia da Faculdade 2021,  avaliação de cursos de graduação realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de São Paulo. 

Leia mais:
Conheça o Guia da Faculdade
- Conheça as melhores faculdades públicas do Brasil, segundo o Guia da Faculdade

De acordo com o Guia da Faculdade, o número de cursos 5 estrelas entre as instituições privadas em 2021 apresentou um crescimento relevante se comparado com a edição do ano anterior, mas elas ainda representam apenas 12% das graduações que atingiram a nota máxima.

No ranking top 10 desta edição, as Pontifícias Universidades Católicas (PUCs), dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, ocuparam seis posições da lista

Além das PUCs, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Mackenzie também se destacaram com sete e seis cursos, respectivamente, com o conceito máximo de avaliação. As instituições Anhembi Morumbi e Senac - SP estrearam no top 10 com dois cursos 5 estrelas. 

Já em relação à proporção de notas máximas por cursos avaliados, a FGV se destacou com 78% de cursos 5 estrelas, ocupando portanto o primeiro lugar da lista.

Instituições privadas com mais cursos 5 estrelas

Instituição

Estado

Nº de cursos com 5 estrelas

FGV

PUC-SP

PUCRS

RJ/SP/DF

SP

RS

7

Mackenzie
PUC-Campinas

SP

SP

6

PUC-Rio

RJ

5

PUC Minas

PUCPR

MG

PR

4

Anhembi Morumbi

Senac-SP

Unisinos

SP

SP

RS

2

Instituições privadas com maior percentual de cursos com 5 estrelas*

Instituição

Estado

% de cursos com 5 estrelas

Nº de cursos avaliados

FGV

RJ/SP/DF

78%

9

Fipecafi

SP

50%

2

Faculdades EST

RS

33%

3

PUC-SP

SP

23%

30

ESPM Sul

Insper

RS

SP

20%

5

5

PUCRS

RS

18%

40

Estácio Europan

SP

17%

6

Mackenzie

SP

16%

37

ESPM SP

Fecap

SP

SP

14%

7

7

* Entre as instituições com um mínimo de dois cursos avaliados


Duas instituições que tiveram apenas um curso avaliado cada conseguiram a nota máxima para as suas graduações: a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, em São Paulo, (Enfermagem) e a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), no Rio Grande do Sul, (Direito).

Bolsas de estudo 

Na plataforma Quero Bolsa você pode encontrar bolsas de estudos de até 80% para centenas de instituições privadas em todo país! Confira:

Encontrar bolsas de estudo

O Guia da Faculdade é uma avaliação anual de cursos do ensino superior do Brasil realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Em outubro de 2021 o Guia chegou à sua terceira edição, que contou com a participação de 9 mil avaliadores, sendo professores universitários e coordenadores de curso.

Cadastrados de forma voluntária, os docentes avaliaram mais de 16 mil cursos de graduação de instituições públicas e privadas que oferecem ensino presencial ou à distância.

Entenda como a nota do Guia da Faculdade é calculada

Cada curso é distribuído para 6 avaliadores que atribuem uma nota entre 1 a 5 seguindo os seguintes critérios:

  • qualidade do projeto pedagógico

  • qualidade do corpo docente

  • qualidade da infraestrutura 

O curso é considerado “sem nota” caso não receba pelo menos quatro notas. Além disso, a maior e a menor nota recebidas por cada curso são descartadas.

A avaliação final é composta pelo resultado numérico de 2021 (com peso 3) somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1). Caso algum curso não tenha sido avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final.

O resultado numérico final é transformado nos seguintes conceitos:

  • entre 5 e 4,50 – 5 estrelas

  • menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas

  • menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas

  • menor que 2,50 – não estrelado

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54