Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Conheça cursos no Rio de Janeiro que não são muito procurados e usam a nota do Enem para ingresso

por Raphael Fernandes em 17/01/20

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nesta sexta-feira (17). Mesmo com uma rotina de estudos e toda a expectativa em torno da nota, é comum que alguns alunos sintam-se indecisos quanto ao curso que seguirá na graduação.

universidades federais do rio de janeiro nota do enem - REVISTA QUERO
Campus da Universidade Federal Fluminense em Niteróis (Reprodução/UFF)

Sendo assim, elaboramos uma lista com 5 profissões interessantes que não são muito procurados nas faculdades públicas do Rio de Janeiro e podem ser ingressadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Veja: Inep divulga resultado do Enem 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Biblioteconomia e Gestão De Unidades De Informação (Campus Praia Vermelha)

O curso de Biblioteconomia capacita a organizar, classificar, catalogar e divulgar acervos de bibliotecas, museus, editoras, associações, centros de documentação, entre outros núcleos de preservação de arquivos.

A transferência de materiais para plataformas digitais e a alimentação de bancos de dados informatizados são áreas de grandes oportunidades para o bibliotecário no cenário atual.

Os profissionais da Biblioteconomia também são responsáveis pela conservação dos materiais e pela orientação dos usuários em suas pesquisas.

No último Sisu, a nota de corte do curso no turno vespertino na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi de 665.0.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Sistema de Informação (Campus Seropédica)

O curso de Sistemas de Informação tem como intuito formar profissionais capazes de administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização.

O aluno aprenderá a criar, adaptar e instalar programas que facilitam as consultas de dados, além de administrar redes de computadores.

Ao final do curso, o estudante estará preparado para planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento, de armazenamento e de recuperação de dados, e poderá disponibilizar esse material para usuários de redes.

No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

Com a presença da informática em todos os setores da economia e sua importância no mundo globalizado, novas oportunidades surgem a todo momento.

No último Sisu, a nota de corte do curso na UFRRJ no turno vespertino foi de 665.0.

Universidade Federal Fluminense (UFF) - Turismo (Campus Campus Do Gragoatá)

O curso de Turismo forma profissionais capazes de planejar, organizar, promover e divulgar viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. O profissional deve possuir visão globalizada e sensibilizada para os aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos.

Ao final do curso, o aluno se qualifica a elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras, congressos e exposições além de gerenciar pessoas e administrar o negócio. Também se capacita a analisar e propor processos que permitam o desenvolvimento responsável da atividade.

A aprendizagem é multidisciplinar, e envolve, além do Turismo, Economia, Administração, Cultura, Artes, História, Geografia, Meio Ambiente e Gastronomia.

No último Sisu, a nota de corte do curso na UFF no turno integral, foi de 681.0.

Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Jogos Digitais (Campus Paulo de Frotin)

O curso de Jogos Digitais tem como objetivo capacitar profissionais para atuar com todo o processo de criação de jogos digitais, como o roteiro, cenários, personagens, aspetos estruturais de dados e a usabilidade dos usuários. 

O desenvolvedor de jogos poderá atuar como autônomo, produzindo seus próprios projetos, ou em empresas de desenvolvimento de jogos. Pode ainda atuar em outras áreas, como em empresas de publicidade e no desenvolvimento de sites e aplicativos.

No último Sisu, a nota de corte no IFRJ no turno matutino foi de 676.0.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Museologia (Campus Pasteur 458)

O curso de Museologia forma profissionais voltados à montagem de exposições, à conservação e à classificação de objetos com valor artístico, científico, cultural e/ou histórico. Ao final do curso, o aluno estará apto a planejar ações culturais para promover acervos, documentar, arquivar e conservar obras, realizar aquisições de novas peças, administrar coleções e intercâmbio de objetos entre outros museus. No mercado de trabalho, pode atuar em museus, universidades, sítios arqueológicos e centros comunitários.

No último Sisu, a nota de corte no turno integral na Unirio foi de 651.0.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Enem

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54