Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Conheça cursos no Rio de Janeiro que não são muito procurados e usam a nota do Enem para ingresso

por Raphael Fernandes em 17/01/20

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nesta sexta-feira (17). Mesmo com uma rotina de estudos e toda a expectativa em torno da nota, é comum que alguns alunos sintam-se indecisos quanto ao curso que seguirá na graduação.

universidades federais do rio de janeiro nota do enem - REVISTA QUERO
Campus da Universidade Federal Fluminense em Niteróis (Reprodução/UFF)

Sendo assim, elaboramos uma lista com 5 profissões interessantes que não são muito procurados nas faculdades públicas do Rio de Janeiro e podem ser ingressadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Veja: Inep divulga resultado do Enem 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Biblioteconomia e Gestão De Unidades De Informação (Campus Praia Vermelha)

O curso de Biblioteconomia capacita a organizar, classificar, catalogar e divulgar acervos de bibliotecas, museus, editoras, associações, centros de documentação, entre outros núcleos de preservação de arquivos.

A transferência de materiais para plataformas digitais e a alimentação de bancos de dados informatizados são áreas de grandes oportunidades para o bibliotecário no cenário atual.

Os profissionais da Biblioteconomia também são responsáveis pela conservação dos materiais e pela orientação dos usuários em suas pesquisas.

No último Sisu, a nota de corte do curso no turno vespertino na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi de 665.0.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Sistema de Informação (Campus Seropédica)

O curso de Sistemas de Informação tem como intuito formar profissionais capazes de administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização.

O aluno aprenderá a criar, adaptar e instalar programas que facilitam as consultas de dados, além de administrar redes de computadores.

Ao final do curso, o estudante estará preparado para planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento, de armazenamento e de recuperação de dados, e poderá disponibilizar esse material para usuários de redes.

No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

Com a presença da informática em todos os setores da economia e sua importância no mundo globalizado, novas oportunidades surgem a todo momento.

No último Sisu, a nota de corte do curso na UFRRJ no turno vespertino foi de 665.0.

Universidade Federal Fluminense (UFF) - Turismo (Campus Campus Do Gragoatá)

O curso de Turismo forma profissionais capazes de planejar, organizar, promover e divulgar viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. O profissional deve possuir visão globalizada e sensibilizada para os aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos.

Ao final do curso, o aluno se qualifica a elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras, congressos e exposições além de gerenciar pessoas e administrar o negócio. Também se capacita a analisar e propor processos que permitam o desenvolvimento responsável da atividade.

A aprendizagem é multidisciplinar, e envolve, além do Turismo, Economia, Administração, Cultura, Artes, História, Geografia, Meio Ambiente e Gastronomia.

No último Sisu, a nota de corte do curso na UFF no turno integral, foi de 681.0.

Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Jogos Digitais (Campus Paulo de Frotin)

O curso de Jogos Digitais tem como objetivo capacitar profissionais para atuar com todo o processo de criação de jogos digitais, como o roteiro, cenários, personagens, aspetos estruturais de dados e a usabilidade dos usuários. 

O desenvolvedor de jogos poderá atuar como autônomo, produzindo seus próprios projetos, ou em empresas de desenvolvimento de jogos. Pode ainda atuar em outras áreas, como em empresas de publicidade e no desenvolvimento de sites e aplicativos.

No último Sisu, a nota de corte no IFRJ no turno matutino foi de 676.0.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Museologia (Campus Pasteur 458)

O curso de Museologia forma profissionais voltados à montagem de exposições, à conservação e à classificação de objetos com valor artístico, científico, cultural e/ou histórico. Ao final do curso, o aluno estará apto a planejar ações culturais para promover acervos, documentar, arquivar e conservar obras, realizar aquisições de novas peças, administrar coleções e intercâmbio de objetos entre outros museus. No mercado de trabalho, pode atuar em museus, universidades, sítios arqueológicos e centros comunitários.

No último Sisu, a nota de corte no turno integral na Unirio foi de 651.0.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Enem

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54