O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nesta sexta-feira (17). Mesmo com uma rotina de estudos e toda a expectativa em torno da nota, é comum que alguns alunos sintam-se indecisos quanto ao curso que seguirá na graduação.
Sendo assim, elaboramos uma lista com 5 profissões interessantes que não são muito procurados nas faculdades públicas do Rio de Janeiro e podem ser ingressadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Veja: Inep divulga resultado do Enem 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Biblioteconomia e Gestão De Unidades De Informação (Campus Praia Vermelha)
O curso de Biblioteconomia capacita a organizar, classificar, catalogar e divulgar acervos de bibliotecas, museus, editoras, associações, centros de documentação, entre outros núcleos de preservação de arquivos.
A transferência de materiais para plataformas digitais e a alimentação de bancos de dados informatizados são áreas de grandes oportunidades para o bibliotecário no cenário atual.
Os profissionais da Biblioteconomia também são responsáveis pela conservação dos materiais e pela orientação dos usuários em suas pesquisas.
No último Sisu, a nota de corte do curso no turno vespertino na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi de 665.0.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Sistema de Informação (Campus Seropédica)
O curso de Sistemas de Informação tem como intuito formar profissionais capazes de administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização.
O aluno aprenderá a criar, adaptar e instalar programas que facilitam as consultas de dados, além de administrar redes de computadores.
Ao final do curso, o estudante estará preparado para planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento, de armazenamento e de recuperação de dados, e poderá disponibilizar esse material para usuários de redes.
No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.
Com a presença da informática em todos os setores da economia e sua importância no mundo globalizado, novas oportunidades surgem a todo momento.
No último Sisu, a nota de corte do curso na UFRRJ no turno vespertino foi de 665.0.
Universidade Federal Fluminense (UFF) - Turismo (Campus Campus Do Gragoatá)
O curso de Turismo forma profissionais capazes de planejar, organizar, promover e divulgar viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. O profissional deve possuir visão globalizada e sensibilizada para os aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais e políticos.
Ao final do curso, o aluno se qualifica a elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras, congressos e exposições além de gerenciar pessoas e administrar o negócio. Também se capacita a analisar e propor processos que permitam o desenvolvimento responsável da atividade.
A aprendizagem é multidisciplinar, e envolve, além do Turismo, Economia, Administração, Cultura, Artes, História, Geografia, Meio Ambiente e Gastronomia.
No último Sisu, a nota de corte do curso na UFF no turno integral, foi de 681.0.
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Jogos Digitais (Campus Paulo de Frotin)
O curso de Jogos Digitais tem como objetivo capacitar profissionais para atuar com todo o processo de criação de jogos digitais, como o roteiro, cenários, personagens, aspetos estruturais de dados e a usabilidade dos usuários.
O desenvolvedor de jogos poderá atuar como autônomo, produzindo seus próprios projetos, ou em empresas de desenvolvimento de jogos. Pode ainda atuar em outras áreas, como em empresas de publicidade e no desenvolvimento de sites e aplicativos.
No último Sisu, a nota de corte no IFRJ no turno matutino foi de 676.0.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Museologia (Campus Pasteur 458)
O curso de Museologia forma profissionais voltados à montagem de exposições, à conservação e à classificação de objetos com valor artístico, científico, cultural e/ou histórico. Ao final do curso, o aluno estará apto a planejar ações culturais para promover acervos, documentar, arquivar e conservar obras, realizar aquisições de novas peças, administrar coleções e intercâmbio de objetos entre outros museus. No mercado de trabalho, pode atuar em museus, universidades, sítios arqueológicos e centros comunitários.
No último Sisu, a nota de corte no turno integral na Unirio foi de 651.0.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Enem