logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Os cursos de graduação com maior empregabilidade entre os formados, segundo pesquisa

por Patrícia Carvalho em 24/12/20

No início deste mês, o Instituto Semesp, com o apoio da empresa Simplicity, voltada para estratégias de empregabilidade, publicou a segunda edição da Pesquisa de Empregabilidade do Brasil.

Encontre bolsas de estudo para todos os níveis de ensino

O estudo revela a empregabilidade das profissões por área e foi desenvolvido com a participação voluntária de 9.228 egressos, no período entre 13 de outubro e 16 de novembro de 2020. Para chegar ao resultado final, foi enviado um questionário aos participantes via e-mail, redes sociais ou por meio da plataforma da Symplicity.

A pesquisa foi dividida em duas frentes: a de formandos, que contou com 5.264 participantes de 592 instituições públicas e privadas em 179 cursos distintos; e a de egressos com recortes do ensino presencial e EaDa qual obteve a participação de 3.964 formandos, de 254 instituições públicas e privadas e 151 cursos.

Leia também: 
Conheça os maiores cursos de graduação EaD do Brasil
Você tem perfil para cursos EaD? Faça o teste e descubra

A Revista Quero listou os cursos com maior empregabilidade e o percentual de empregabilidade de cada formação, respectivamente, a partir dos dados do levantamento.

homem sendo contratado

Veja a seguir quais são os 10 cursos com maior empregabilidade entre os formados:

  1. Medicina: 100%
  2. Engenharia de Computação: 97,4%
  3. Ciência da Computação: 93,2%
  4. Enfermagem: 92,5%
  5. Fisioterapia: 91,3%
  6. Biomedicina: 90,4%
  7. Sistemas de Informação: 89,9%
  8. Geografia: 88,3%
  9. Contabilidade: 87,4%
  10. Economia: 87%

A partir da lista, é possível identificar uma predominância entre os cursos da área da saúde e da tecnologia, que ocupam nove das dez posições. 

Outra informação trazida pela pesquisa foi a de que 61,4% dos formandos de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e 65,2% dos egressos de instituições públicas estão empregados em sua área de formação, de forma efetiva ou como estagiário. 

Em relação ao número total de participantes, 17,4% não trabalham atualmente e 39% estão desempregados. De acordo com o estudo, isso pode ter sido agravado durante a pandemia.

Já a renda média mensal dos voluntários que já trabalhavam antes de concluir a graduação aumentou 182% após a formação.

Onde encontrar esses cursos de graduação?

Confira uma lista com universidades que contam com os cursos com maior empregabilidade entre os formados do Brasil:

Encontrar bolsas de estudo

Sobre o Instituto Semesp

O Instituto Semesp é vinculado ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), formado por especialistas em levantamento e análise de dados sobre o Ensino Superior. É responsável por desenvolver estudos e análises da educação superior no País.

A Pesquisa de Empregabilidade do Brasil foi lançada em 2019 e busca relacionar informações sobre instituições, alunos e mercado de trabalho. Além do índice de empregabilidade por área, o material revela a posição ocupada pelos egressos, assim como a rentabilidade do diploma de graduação.

Leia também:
5 tecnólogos que mais empregam
Profissões que mais empregam no Brasil

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54