Os cursos de graduação com maior empregabilidade entre os formados, segundo pesquisa
O Instituto Semesp, com o apoio da Symplicity, realizou a segunda edição da Pesquisa de Empregabilidade do Brasil; cursos da área da saúde e tecnologia são destaque no índice de empregabilidade
No início deste mês, o Instituto Semesp, com o apoio da empresa Simplicity, voltada para estratégias de empregabilidade, publicou a segunda edição da Pesquisa de Empregabilidade do Brasil.
O estudo revela a empregabilidade das profissões por área e foi desenvolvido com a participação voluntária de 9.228 egressos, no período entre 13 de outubro e 16 de novembro de 2020. Para chegar ao resultado final, foi enviado um questionário aos participantes via e-mail, redes sociais ou por meio da plataforma da Simplicity.
A pesquisa foi dividida em duas frentes: a de formandos, que contou com 5.264 participantes de 592 instituições públicas e privadas em 179 cursos distintos; e a de egressos com recortes do ensino presencial e EaD, a qual obteve a participação de 3.964 formandos, de 254 instituições públicas e privadas e 151 cursos.
A Revista Quero listou os cursos com maior empregabilidade e o percentual de empregabilidade de cada formação, respectivamente, a partir dos dados do levantamento.
Veja a seguir quais são os 10 cursos com maior empregabilidade entre os formados:
Outra informação trazida pela pesquisa foi a de que 61,4% dos formandos de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas e 65,2% dos egressos de instituições públicas estão empregados em sua área de formação, de forma efetiva ou como estagiário.
Em relação ao número total de participantes, 17,4% não trabalham atualmente e 39% estão desempregados. De acordo com o estudo, isso pode ter sido agravado durante a pandemia.
Já a renda média mensal dos voluntários que já trabalhavam antes de concluir a graduação aumentou 182% após a formação.
O Instituto Semesp é vinculado ao Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), formado por especialistas em levantamento e análise de dados sobre o Ensino Superior. É responsável por desenvolver estudos e análises da educação superior no País.
A Pesquisa de Empregabilidade do Brasil foi lançada em 2019 e busca relacionar informações sobre instituições, alunos e mercado de trabalho. Além do índice de empregabilidade por área, o material revela a posição ocupada pelos egressos, assim como a rentabilidade do diploma de graduação.