
Dermatologista e esteticista: qual a diferença? Entenda!
Isabella Baliana | 05/02/26Entenda a diferença entre dermatologista e esteticista, o que cada profissional faz e quando procurar cada um.
Entenda a diferença entre dermatologista e esteticista, o que cada profissional faz e quando procurar cada um.
Em resumo:
Entenda melhor abaixo!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre dermatologista e esteticista, já que ambos atuam com cuidados relacionados à pele.
Em alguns tratamentos, inclusive, esses profissionais podem trabalhar de forma complementar, o que aumenta ainda mais a confusão sobre as funções de cada um.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Apesar da área de atuação parecer parecida, dermatologistas e esteticistas possuem formações diferentes e desempenham papéis distintos no cuidado com a pele, cabelos e unhas.
A seguir, entenda quais são as principais diferenças entre essas profissões e o que faz cada uma delas.

Veja mais: Técnico em Estética ou Faculdade: qual formação vale mais a pena
+ Enfermagem Estética e Enfermagem em Dermatologia: diferenças entre as áreas
A principal diferença entre essas duas profissões está na formação e no escopo de atuação.
O dermatologista é um médico formado em Medicina e especializado em Dermatologia, com residência médica e Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Esse profissional é habilitado para diagnosticar, tratar e prescrever medicamentos para doenças da pele, cabelo e unhas, além de realizar procedimentos médicos e invasivos, como cirurgias dermatológicas, aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e uso de lasers de alta potência.
Já o esteticista é um profissional com formação técnica ou tecnológica em Estética e Cosmética. Sua atuação é voltada para tratamentos superficiais e estéticos, com foco na aparência, higiene, hidratação e manutenção da saúde da pele.
Os esteticistas não podem, por exemplo, prescrever medicamentos ou realizar cirurgias e procedimentos invasivos.
Em resumo:
Saiba mais: Como é o curso técnico em estética: tudo o que você precisa saber
+ Estética: 3 áreas de especialização para tratamentos corporais e faciais
Saber qual profissional procurar depende muito do objetivo do atendimento.
O dermatologista deve ser procurado quando há:
Já o esteticista é indicado para:
Muitas vezes, o cuidado ideal envolve os dois profissionais, com o dermatologista tratando a condição clínica e o esteticista auxiliando na manutenção estética.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Não. Para ser dermatologista é obrigatório cursar Medicina e realizar uma especialização em Dermatologia por meio de residência médica reconhecida, além de possuir o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no Conselho Regional de Medicina.
Assim, o profissional formado em Estética não pode atuar como dermatologista, pois não tem formação médica para diagnosticar doenças, prescrever medicamentos ou realizar procedimentos invasivos.
Confira: 4 cursos técnicos para trabalhar na área da beleza e estética
+ Técnico em estética pode aplicar botox? Entenda o que diz a lei
A dermatologia estética é uma área que envolve procedimentos como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais, bioestimuladores de colágeno, lasers e peelings químicos.
Veja: 20 melhores cursos de pós-graduação em Biomedicina Estética
Esses procedimentos devem ser realizados exclusivamente por médicos habilitados, como:
O esteticista pode realizar apenas procedimentos não invasivos, como limpeza de pele, peelings superficiais e uso de equipamentos autorizados pela Anvisa, mas não pode aplicar injetáveis como botox ou ácido hialurônico.
Algumas opções de especializações voltadas para profissionais esteticistas são:
Veja mais: 50 melhores faculdades de Estética e Cosmética do Brasil
+ Curso técnico em Estética e Cosmética: valor, duração e onde estudar com desconto
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando um valor mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino de todo o Brasil, pode ajudar você com isso!
Os descontos estão disponíveis em vários tipos de curso:
Ah! E outra coisa boa também é que dá para escolher a melhor modalidade que se adequa à sua realidade, porque ela oferece tanto cursos presenciais quanto cursos EaD.
Clique no botão abaixo e escolha um curso para chamar de seu!
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveite as ofertas disponíveis.