Informações

Esteticista

Cuidar da beleza e proporcionar bem-estar são objetivos de um esteticista

O que faz um esteticista

Um esteticista tem como função promover a beleza e o bem-estar de seus clientes por meio de técnicas e procedimentos estéticos, aplicados no corpo humano. 

O corpo, o cabelo e a face passam por intervenções feitas ou indicadas por esse profissional, que suaviza linhas de expressão, trabalha com hidratações, combate a queda de cabelos e lida com as estrias e celulites.

Com conhecimento sobre procedimentos como depilação, maquiagem, massagens e outros, um esteticista se aproxima de atividades que são pontos de conexão com uma equipe de vários profissionais (massagistas e médicos).

Outra atribuição do esteticista é dar consultoria aos clientes, realizando o visagismo, ou seja, indicando o melhor corte de cabelo para uma pessoa, em um conceito que una a harmonia do rosto e a personalidade do cliente.

Além dos conhecimentos técnicos, um esteticista precisa ter uma boa capacidade de compreensão, gestão, comunicação e de renovação profissional, pois esse é um mercado de grande concorrência e rápida evolução.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1440,74
salário médio de um esteticista
R$ 1657,40
estado com maior salário - Santa Catarina
1655
contratações no último ano (2018)
1310
demissões no último ano
345
saldo de vagas criadas

Ver mais sobre salário do Esteticista

Como se tornar um esteticista

O esteticista é um profissional graduado em um curso superior de Tecnologia em Estética devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). Para começar essa formação, que dura em média dois anos, é necessário ter concluído o Ensino Médio.

O curso de Estética também existe na modalidade de ensino técnico, mas segundo a lei, permite um leque menor de atividades. As possibilidades de atuação de um esteticista se ampliam com a realização de especializações em novos tratamentos que são desenvolvidos para o bem-estar do corpo. Essa atualização profissional é de grande importância para um esteticista de qualidade.


Áreas de atuação

Os principais locais de atuação de uma esteticista são clínicas especializadas em estética, spas, hotéis, consultórios, academias, salões de beleza e clubes. 

O exercício da profissão não é restrito a esses estabelecimentos comerciais. Locais que precisam lidar com a imagem pessoal, como produtoras de filmes, fotos e comerciais e empresas de televisão também contratam esteticistas para sua equipe de trabalho.

Um esteticista pode ainda realizar atendimentos em domicílio ou ser contratado para eventos corporativos, sempre observando as normas de segurança e limpeza nos locais de atendimento.