Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Descubra o perfil do estudante de cada curso

por Kaio Kioshi em 24/07/18 190 mil visualizações

Atualizado em: 28/02/2020.

A universidade agrega todos os tipos diferentes de pessoas, de diferentes origens, raças e idade. No meio de tanta gente, você já parou para pensar como seria o perfil do estudante do seu curso?

Se reuníssemos todo mundo que cursa Direito em uma pessoa só, como ela seria? Qual seria o sexo dela? Qual seria a idade dela?

Para entender isso, traçamos um perfil baseado nas informações dos alunos dos cursos mais procurados do Ensino Superior no Brasil, a partir dos dados oferecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Veja a lista abaixo e descubra se você se encaixa com o perfil.

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO

O que podemos entender com isso?

Com base nos resultados, podemos observar que as mulheres são maioria nas turmas de Medicina, Odontologia, Direito e em cursos relacionados à saúde e à educação, enquanto os homens são maioria em cursos de Engenharia e de Ciências Exatas. Entre os estudantes que cursam Medicina atualmente, 57,75% são mulheres - em cursos como Pedagogia, esse número aumenta para 92,7%.

E, falando em Medicina, entre os cursos usados na pesquisa ele é o único em que a maioria dos estudantes se formaram no Ensino Médio particular. Entre os fatores que podem explicar esta questão estão os vestibulares extremamente concorridos das universidades públicas e as altas mensalidades das instituições particulares, que podem passar de 10 mil reais.

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO

Idade

A média de idade desses perfis está entre 20 e 22 anos, sem muita diferença de idade entre o aluno da universidade pública e privada. A taxa de alunos mais velhos, no entanto, é proporcionalmente maior em universidades privadas.

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO


Período

A maioria dos perfis estuda no período noturno, o que é um reflexo do aumento do número de estudantes trabalhadores nas universidades. As instituições públicas contam com mais alunos no período integral, da mesma maneira que cursos como Medicina e Odontologia, já que possuem uma alta carga alta de estudo extraclasse, dificultando exercer alguma atividade remunerada durante o período do curso. Por outro lado, as instituições privadas possuem muito mais alunos no período noturno, e maioria é de mulheres.

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO

Cor

No geral, pessoas brancas compõem a maioria dos perfis acima: 54% dos estudantes do Ensino Superior no Brasil são brancos, enquanto na população brasileira essa taxa é de 44,2%, segundo o IBGE. Em universidades públicas há mais participação de pretos e pardos do que em instituições privadas, resultado das políticas de cotas implementadas pelo governo.

Descubra o perfil do estudante de cada curso - REVISTA QUERO

De onde tiramos isso?

Para realizar esta pesquisa, os dados analisados foram do Censo da Educação Superior de 2016, publicado pelo Inep, com dados de todos os alunos com matrícula ativa nas instituições de Ensino Superior do Brasil.

É importante ressaltar que foi levada em consideração nesse levantamento a moda (o valor mais frequente num conjunto de dados) dos dados dos alunos. E, para nomenclatura e divisão das raças/cores, foi utilizado o padrão do MEC: parda, preta, branca, amarela e indígena.

O que achou do perfil do seu curso? Se identificou com qual? Quer fazer o teste vocacional e descobrir se o seu perfil é compatível com a carreira que você sonha seguir?

Teste Vocacional Grátis

Clique no botão acima e faça o teste da Revista Quero gratuitamente para descobrir quais cursos são a sua cara!

Se você já sabe qual é o curso que deseja fazer na faculdade, busque por bolsas de estudo nas graduações das universidades abaixo:

Ao ingressar por ela, não é necessário apresentar nenhum comprovante de renda familiar ou qualquer outro critério socioeconômico.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54