Descubra o perfil do estudante de cada curso
Confira levantamento sobre os perfis dos estudantes dos principais cursos superiores do Brasil.
Atualizado em: 28/02/2020.
A universidade agrega todos os tipos diferentes de pessoas, de diferentes origens, raças e idade. No meio de tanta gente, você já parou para pensar como seria o perfil do estudante do seu curso?
Se reuníssemos todo mundo que cursa Direito em uma pessoa só, como ela seria? Qual seria o sexo dela? Qual seria a idade dela?
O que podemos entender com isso?
Com base nos resultados, podemos observar que as mulheres são maioria nas turmas de Medicina, Odontologia, Direito e em cursos relacionados à saúde e à educação, enquanto os homens são maioria em cursos de Engenharia e de Ciências Exatas. Entre os estudantes que cursam Medicina atualmente, 57,75% são mulheres – em cursos como Pedagogia, esse número aumenta para 92,7%.
E, falando em Medicina, entre os cursos usados na pesquisa ele é o único em que a maioria dos estudantes se formaram no Ensino Médio particular. Entre os fatores que podem explicar esta questão estão os vestibulares extremamente concorridos das universidades públicas e as altas mensalidades das instituições particulares, que podem passar de 10 mil reais.
Idade
A média de idade desses perfis está entre 20 e 22 anos, sem muita diferença de idade entre o aluno da universidade pública e privada. A taxa de alunos mais velhos, no entanto, é proporcionalmente maior em universidades privadas.
Período
A maioria dos perfis estuda no período noturno, o que é um reflexo do aumento do número de estudantes trabalhadores nas universidades. As instituições públicas contam com mais alunos no período integral, da mesma maneira que cursos como Medicina e Odontologia, já que possuem uma alta carga alta de estudo extraclasse, dificultando exercer alguma atividade remunerada durante o período do curso. Por outro lado, as instituições privadas possuem muito mais alunos no período noturno, e maioria é de mulheres.
Cor
No geral, pessoas brancas compõem a maioria dos perfis acima: 54% dos estudantes do Ensino Superior no Brasil são brancos, enquanto na população brasileira essa taxa é de 44,2%, segundo o IBGE. Em universidades públicas há mais participação de pretos e pardos do que em instituições privadas, resultado das políticas de cotas implementadas pelo governo.
De onde tiramos isso?
Clique no botão acima e faça o teste da Revista Quero gratuitamente para descobrir quais cursos são a sua cara!
Se você já sabe qual é o curso que deseja fazer na faculdade, busque por bolsas de estudo nas graduações das universidades abaixo:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Ao ingressar por ela, não é necessário apresentar nenhum comprovante de renda familiar ou qualquer outro critério socioeconômico.