Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Dia do Futebol: 11 livros que os apaixonados pelo esporte precisam ler

por Mathias Sallit em 19/07/19

O Dia do Futebol é celebrado no dia 19 de julho de 1900. O motivo? Não é alguma conquista da seleção ou nascimento de algum craque. Foi nessa data que o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, foi fundado, em 1900. É o clube mais antigo ainda em atividade no Brasil.

dia do futebol
Símbolo do SC Rio Grande

A antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), escolheu a data para homenagear os gaúchos e lembrar o esporte bretão, o mais apaixonante para o brasileiro. Por atrair multidões e públicos de todos os tipos, de gregos a troianos, é de se esperar que o futebol desperte a criatividade em muita gente.

E a literatura é uma forma de expressar toda essa paixão e a crônica esportiva faz parte da história do futebol. Os relatos dos escritores, cheios de detalhes e carregando o sentimento dos torcedores que acompanham uma partida aos leitores, sempre foram peça importante do dia seguinte aos jogos.

Ler sobre futebol só deixa o futebol mais emocionante. Seja as lembranças do título mais importante da história do seu time do coração, seja as frustrações que mais machucam os torcedores, ou até mesmo uma partida de várzea jogada em um campo de terra com apenas o dono do bar vizinho assistindo.

Se contadas com carinho, se tornam histórias que transformam ainda mais o sentimento de quem ama o esporte. Por isso, essa lista traz 11 livros (um para cada jogador do time) que todo o apaixonado pelo futebol deveria ler para deixar essa paixão ainda mais forte!

Leia também
+ Faculdade para quem quer seguir carreira no futebol, mas é ruim de bola
+ Faculdade de Futebol: Curso forma profissionais especializados nesse esporte

"Futebol ao Sol e à Sombra" - Eduardo Galeano


O uruguaio Eduardo Galeano é, provavelmente, quem melhor transcreveu a paixão pelo futebol para o papel. "Futebol ao Sol e à Sombra" é uma das principais obras literárias desse esporte. O escritor traz contos sobre campeonatos, personagens, lances, troféus e fatos curiosos de uma época que o futebol era diferente. E os olhos de Galeano enxergavam o campo de jogo e tudo o que o cercava de uma maneira privilegiada, que o leitor tem a sorte de poder acompanhar em seus relatos.

Já que estamos falando de Eduardo Galeano, outro livro do escritor que carrega crônicas sobre futebol é o "Fechado por Motivo de Futebol", publicado depois de sua morte, ocorrida em 2015.

"Quando o Mundial começou, pendurei na porta da minha casa um cartaz que dizia: Fechado por motivo de futebol. Quando o retirei, um mês depois, eu já havia jogado 64 jogos, de cerveja na mão, sem me mover da minha poltrona preferida."

"À Sombra das Chuteiras Imortais" - Nelson Rodrigues


Nelson Rodrigues é, provavelmente, o maior cronista esportivo brasileiro. O pernambucano transformou as crônicas esportivas, que traziam lances e placar dos jogos, em histórias apaixonantes que deixavam os resultados em segundo plano. Por isso, Nelson Rodrigues não poderia ficar fora dessa lista. O livro conta com 70 crônicas que foram publicadas ao longo de sua vida na revista Manchete Esportiva e no jornal O Globo.

"Quando é Dia de Futebol" - Carlos Drummond de Andrade


Que Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores poetas do Brasil, não é novidade para ninguém. Mas nem todos conhecem a paixão do escritor pelo futebol. E sua visão sobre o jogo, os torneios, seus craques e as multidões que o esporte movimenta fica explícita nesse compilado de crônicas e poemas escritos sobre o tema. Uma viagem por nove copas do mundo, desde 1954, na Suíça, até a última testemunhada por Drummond ainda em vida, no México, em 1986, mas sem entrar em muitos detalhes e análises sobre o que acontecia dentro das quatro linhas.

"O Negro no Futebol Brasileiro" - Mário Filho


Mário Filho, que dá nome ao Maracanã, toca um assunto que mostra como o racismo contra negros sempre esteve presente no futebol. Com leveza, é contada a história de como os negros e mulatos foram ingressando no futebol brasileiro, mesmo com todo o preconceito sofrido, que infelizmente ainda é pauta atual em todo o mundo.

"Febre de Bola" - Nick Hornby


Outro clássico que deve ser lido por todos que amam o futebol e têm um time do coração. Nick Hornby, escritor inglês fanático pelo Arsenal, conta como o esporte faz parte dos melhores e piores momentos de sua vida. Ele escreve desde a primeira vez que pisou em uma arquibancada e constrói o livro com datas e placares de jogos que aconteceram num período de 24 anos.

"Tijucamérica" - José Trajano


José Trajano é um nome muito importante do jornalismo esportivo. Torcedor do América, clube do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Neste livro, ele conta uma história sobrenatural, que chama de "chanchada fantasmagórica", para trazer de volta o melhor time do América de todos os tempos, relembrando uma época marcante da Cidade Maravilhosa.

"O Drible" - Sérgio Rodrigues


"O Drible" é um romance escrito pelo jornalista Sérgio Rodrigues que conta a história de Murilo Filho, um cronista esportivo de oitenta anos, portador de uma doença que o coloca à beira da morte. Com lembranças de grandes momentos do futebol, ele tenta se reaproximar de seu filho, Neto, que se desentenderam há 25 anos.

"Filósofos do Futebol" - Mark Perryman


O escritor inglês Mark Perryman escreve sobre um time de futebol que tem em seu elenco 11 pensadores, passando por Nietzsche, Shakespeare e Bob Marley. O autor usa metáforas bem-humoradas do futebol para apresentar as ideias desses "craques".

"Guardiola Confidencial" - Martí Perarnau


O jornalista espanhol Martí Perarnau acompanhou um ano do dia a dia de Pep Guardiola, talvez o principal treinador do futebol atual. Depois de ganhar todos os títulos possíveis em seu trabalho no Barcelona, Guardiola tinha acabado de se transferir ao Bayern de Munique, da Alemanha, para um novo desafio. Nos bastidores do clube, o jornalista mostra toda paixão e obsessão pelo trabalho do treinador espanhol.

"À Sombra de Gigantes" - Leandro Vignoli


"À Sombra de Gigantes - Uma viagem ao coração das mais famosas pequenas torcidas do Futebol Europeu" leva o leitor à Europa, para cidades onde grandes clubes dominam o cenário futebolístico, a atenção do mundo e o dinheiro. Mas Leandro Vignoli conta a história dos clubes que estão afastados desses holofotes, com torcidas que mostram uma paixão ainda mais forte que os torcedores de clubes "gigantes".

"Como o Futebol Explica o Mundo" - Franklin Foer


Em algum momento, os fanáticos por futebol já ouviram ou até falaram a frase "não é apenas um esporte". Isso virou um clichê para quem gosta de futebol. Mas o escritor americano Franklin Foer viajou o mundo para comprovar tudo isso. Com personagens inusitados em diversos países, como um hooligan inglês, mulheres que frequentam estádios no Irã, torcedores sérvios violentíssimos e cartolas do futebol brasileiro, o escritor mostra toda a influência do esporte na economia e sociedade internacional.

Conhece algum outro livro sobre futebol e quer indicar? Conta para a gente nos comentários! Adoramos novas dicas :)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54