Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Dia Mundial do Rock: veja quais são as pós-graduações dos músicos

por Caroline Sassatelli em 12/07/19

No próximo sábado (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock. O gênero reúne muitos nomes que, além de terem marcado a história com muita cantoria e solos de guitarra, também entraram para o mundo acadêmico da pós-graduação - principalmente como mestres e doutores (ou seja, na modalidade que conhecemos aqui no Brasil como stricto sensu). 

Já imaginou estudar astrofísica ao lado do guitarrista do Queen, Brian May, ou aprender paleontologia com o vocalista do Bad Religion, Greg Graffin? Bem, não pense que essas são possibilidades remotas, até porque esses roqueiros realmente realizaram muitos estudos nessas áreas. 

Leia também:
Pós-graduação em Rock aborda história, teoria e prática do gênero
Rocketman: veja em quais cursos Elton John e outros astros da música são formados

A Revista QB listou 8 nomes do rock que se destacaram também nos estudos. Veja abaixo quem são eles: 

1. Brian May

Brian May
Brian May
 

O icônico guitarrista do Queen, Brian May, estava desenvolvendo sua tese de doutorado em Astrofísica quando conheceu Freddie Mercury, Roger Taylor e John Deacon. Foi então que pausou os estudos por 30 anos para se dedicar à carreira musical.

Em 2007, porém, ele retornou à London Imperial College e finalmente conseguiu o seu diploma de doutorado ao apresentar sua tese "Velocidades radiais na nuvem de poeira zodíaca" para a banca. Na época, May afirmou que ficou tão nervoso quanto em um show para milhares de pessoas.

Posteriormente, o guitarrista aceitou um cargo de pesquisador visitante na própria Imperial College. Nada mal, não?

2. John Deacon

John Deacon
John Deacon é mestre em eletrônica

Brian May não é o único membro do Queen que se dedicou aos estudos. O baixista John Deacon contempla o título de mestre em eletrônica, pelo King's College, de Londres.

Seu talento na área não ficou apenas na academia. Como engenheiro eletrônico, ele desenvolveu alguns equipamentos para sua banda, como o "Deacy Amp", construído em 1972 com peças de equipamentos eletrônicos encontrados e usado por ele e por May durante a carreira do grupo. O instrumento colaborou para o famoso efeito de "orquestra" contido em algumas músicas do Queen. 

3. Dexter Holland

Dexter Holland
Dexter Holland (direita) é mestre e doutor em Biologia Molecular

Dexter Holland é vocalista e guitarrista da banda norte-americana The Offspring. Mas, além desses talentos que lhe renderam muitos holofotes, o músico também é bacharel em Biologia e mestre em Biologia Molecular pela University of Southern California (Universidade do Sul da Califórnia). Ele chegou a começar seu doutorado, mas trancou para se dedicar à banda. 

Em 2013, porém, ele voltou a fazer seu doutorado, no Laboratório de Oncologia Viral e Pesquisa Proteômica, da Faculdade de Medicina Keck, que pertence ao campus da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Em 2017 o vocalista finalizou seu doutorado, apresentando sua tese de pesquisa sobre HIV e obtendo o título d Ph. D (o que é equivalente a "doutor", no Brasil).

4. Tony Iommi

Tony Iommi
Tony Iommi é doutor honorário

Não bastando ser inventor do heavy metal e guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi também possui o título de doutor honorário em artes, pela Universidade de Coventry, em razão de sua contribuição à música mundial. Hoje ele também é professor na mesma instituição. 

5. Greg Graffin

Greg Graffin
Greg Graffin também é paleontólogo

O vocalista da banda Bad Religion, Greg Graffin, deixa sua postura punk rock em cima dos palcos. Ele é graduado em Antropologia e Geologia pela Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, onde obteve o mestrado em Geologia.

Posteriormente ele alcançou o título de doutor na área de Zoologia, mais especificamente paleontologia evolucionária, pela Cornell University. O título da sua tese de doutorado foi: "Evolução, Monismo, Ateísmo e Visão Naturalista do Mundo: Perspectivas da Biologia Evolutiva".

6. Milo Aukerman

Milo Aukerman
Milo Aukerman é pesquisador há quase 20 anos

O vocalista da banda Descendents, Milo Aukerman, é, além do pioneiro do hardcore melódico, tão apaixonado pela ciência, quanto pela música. Tanto é que, entre os anos de 1983 e 1984, se afastou dos palcos para se dedicar totalmente aos laboratórios. 

Ele é bacharel em Biologia e possui doutorado em Filosofia e em Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos. Além disso, há 18 anos ele também presta serviços como pesquisador para uma empresa multinacional. 

7. Tom Scholz

Tom Scholz
Tom Scholz montou um estúdio com seus conhecimentos sobre engenharia

O guitarrista e compositor do Boston, Tom Scholz, não é apenas um dos grandes nomes do rock'n roll, mas também um engenheiro mecânico talentoso.

Ele foi admitido no Instituto de Tecnologia de Massachussets e se formou como bacharel e mestre em Engenharia Mecânica. Além disso, Scholz construiu os equipamentos de seu estúdio, com o qual gravou o primeiro disco do Boston, quando ainda trabalhava como designer de produtos da Polaroid.

8. Bruce Dickinson

Bruce Dickinson
Bruce Dickinson: o famoso "faz-tudo" do rock

Deixamos por último (e não menos importante), o maior "faz-tudo" do mundo do rock'n roll. Além de piloto, mestre cervejeiro, roteirista, historiador e ator, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, também possui na sua conta o título de Honoris Causa de doutorado da Universidade Queen Mary College, de Londres, pela sua contribuição à indústria musical. 

Por que dia 13 de julho?

Mas, afinal de contas, você sabe o motivo do Dia Mundial do Rock ser comemorado no dia 13 de julho? A data, que homenageia o gênero musical cheio de atitude, foi escolhida em homenagem à primeira edição do festival Live Aid, que no dia 13 de julho de 1985 reuniu diversos artistas, como Queen, David Bowie e U2. Viva o rock'n roll!



O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54