Dúvida: fazer um curso que não gosto na faculdade federal ou um curso que amo na faculdade particular?
Muita gente idealiza o ingresso na faculdade pública como marco de sucesso e acaba não priorizando a escolha do curso
Muita gente idealiza o ingresso na faculdade pública como marco de sucesso e acaba não priorizando a escolha do curso e sim a fama da faculdade.
Se você percebeu que com a sua nota no Enem será difícil ingressar em uma faculdade federal e fazer o curso que você mais se identifica, provavelmente já considerou mudar sua escolha profissional para um curso menos concorrido para garantir a aprovação, não é mesmo?
Fazer a matrícula em uma faculdade pública em um curso que você não gosta pode sim ser uma festa. A família comemora, a escola comemora, seus amigos comemoram e você se sentirá muito feliz nas primeiras semanas, mas o cenário pode mudar e você não se sentirá tão feliz como quando comemorava a aprovação.
+ Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal
+ Guia gratuito com passo a passo para escolher uma profissão
Você terá que estudar muito conteúdo que não atrai sua atenção e, por conta disso, talvez acabe não tendo um bom desempenho nas provas e atividades avaliativas propostas, seu ânimo para frequentar as aulas poderá ficar baixo e você acumulará faltas desnecessárias.
Todo esse processo pode não ser saudável para sua saúde mental e você poderá chegar a conclusão que trancar a matrícula será a melhor decisão e entrar para a estatística de evasão do Ensino Superior, ou, se concluir o curso, poderá ser um profissional insatisfeito.
Você correrá o risco de dedicar anos aos estudos de algo que não te trará o retorno desejado, portanto o processo de escolha profissional é muito importante e fazer uma faculdade que você realmente quer fazer deverá ser sua prioridade.
Se você precisa estudar em uma faculdade pública por questões financeiras mas não foi aprovado no Sisu, considere ter uma rotina de estudos mais intensa para o Enem do próximo ano. Bisque cursinhos comunitários presenciais ou conteúdos gratuitos como o Manual do Enem.
+ Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
+ Nota baixa no Enem: não desanime de entrar na faculdade
Se você não quer esperar mais um ano para entrar na faculdade, veja se está dentro do perfil para concorrer bolsas de estudo em universidades particulares pelo ProUni (verifique os requisitos para participar do ProUni aqui) ou garanta uma bolsa pelo Quero Bolsa, mesmo que tenha estudado o Ensino Médio em escola particular.
Entre fazer um curso que não gosta em uma federal ou um que ama em uma particular, com ou sem bolsa pelo Prouni/Quero Bolsa, opte por iniciar os estudos em algo que te faça bem e te permita começar sua carreira na área que gosta.
Se você tem receio de estudar em uma faculdade particular por conta da fama de má qualidade, informe-se sobre as faculdades da sua. Visite as instituições, converse com alunos, ex-alunos e professores. Você também pode consultar o Guia da Faculdade Quero I Estadão e ver o ranking das universidades.
Dê uma olhada em alguns exemplos de bolsa:
- Unip – Universidade Paulista
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
Bons estudos!