Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
51689d2edc22ea7347021f9fbee7751ff82a9f3b Ff60090a174d83a30ec06e40928258a079acb05f
Profissões

Educação Física: os desafios da área na visão de um aluno

por Brida Rodrigues em 10/07/18 1,8 mil visualizações

O Brasil possui a quarta maior população mundial de frequentadores de estabelecimentos esportivos. Segundo a Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA),  associação que representa instalações e fornecedores de saúde e fitness em todo o mundo, estamos entre os 18 países com maior número de academias por habitantes.


E os profissionais do mercado fitness estão entre os que mais exploram a visibilidade das redes sociais para mostrar seu estilo de vida e apresentar seus trabalhos.

Alguns influenciadores digitais criam programas de emagrecimento e até se arriscam em transcrever dietas. Por esse motivo, muitos acabam se envolvendo em polêmicas ao exercer funções sem a devida formação ou o registro profissional na área.  

Entre os mais reconhecidos pelo público, que compartilham conteúdos úteis e corretos para seus seguidores, estão o médico Paulo Muzy (fisiculturista), a nutricionista Bella Falconi e o educador físico Chico Salgado, que orienta muitas celebridades brasileiras.

O estilo de vida saudável tem atraído muitas pessoas não só para a prática de exercícios, mas também para a formação e profissionalização na área de Educação Física.

De acordo com dados do Quero Bolsa, site que oferece bolsas de estudo em faculdades, no primeiro semestre de 2018, houve um aumento de 80% no número de matriculados em cursos de Educação Física, em relação ao mesmo período de 2017.

Bolsas de estudo em Educação Física

Para entender como é ser um estudante da área e quais são os desafios para exercer a profissão, a Revista Quero conversou com Demetrius Sanches, que trocou a antiga profissão para conquistar uma nova área e, atualmente, está no terceiro ano da graduação.

Satisfação profissional

Desde criança, Demetrius praticou esportes como natação, vôlei e judô. Apesar de se interessar pela área de Educação Física, quando precisou escolher sua profissão optou por outro curso, que acreditava dar mais retorno financeiro: Marketing.

Com sua primeira graduação, Demetrius estava consolidado em uma grande empresa, mas, com a crise, foi obrigado a buscar um novo desafio na carreira.Foi então que decidiu procurar por algo que lhe traria satisfação profissional.

“Como eu fazia várias atividades no Parque Ibirapuera, percebi que essa área era o que eu precisava para me reinventar e que havia muitas possibilidades neste campo profissional”, relata o estudante.

Como educador físico, sua primeira ambição é sair de casa feliz e com vontade de trabalhar. “Dá pra ganhar dinheiro fazendo o que gosta. O dinheiro é decorrente da felicidade em fazer um bom trabalho”, reflete.

D2Team (Arquivo Pessoal)

O curso de Educação Física


A graduação em Educação Física pode ser feita como bacharelado, licenciatura ou nas duas modalidades em conjunto, como no caso de Demetrius. Na instituição em que estuda, a grade curricular do curso prioriza, desde o primeiro semestre, distribuir o conteúdo em aulas teóricas e práticas.

Veja mais: Qual a Diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?

Para o estudante, esse modelo está sendo muito positivo em sua formação, pois o equilíbrio ajuda no aprendizado e o mantém interessado pelo curso.

A área exige muita dedicação nos estudos, pois é preciso conhecer cada parte do corpo humano, como ossos, músculos e ligamentos. Por isso, anatomia, cinesiologia, biomecânica, biologia e nutrição são alguns exemplos de matérias cobradas.


Profissionalização


“Já participei de muitos grupos no Ibirapuera em que os professores não eram formados e isso poderia ter me prejudicado muito”, afirma Demetrius.

Como profissional da área de Marketing e graduando em Educação Física, o estudante consegue ter uma visão bem crítica sobre os blogueiros fitness.

“Os influencers digitais estão em alta, só que existe um mundo por trás. O marketing promove o corpo bonito e faz as pessoas quererem isso a qualquer custo” explica. “Não podemos visar somente a estética e esquecer que é importante ter um profissional que entenda exatamente como seu corpo funciona”.  

Por isso, fica o alerta: copiar o treino de um blogueiro só porque está funcionando para ele, não significa que o mesmo será um sucesso para você também. Ao repetir ou ser instruído por uma pessoa sem formação acadêmica, você coloca em risco a própria saúde e pode sofrer lesões, por exemplo.


Tendências


O perigo, no entanto, não está apenas na internet. As tendências se espalham pelas academias e muitas pessoas adaptam sua alimentação e rotina de exercícios apenas com dicas de outros frequentadores, que também não têm a formação necessária.

Recentemente,  a onda dos suplementos fez com que pessoas ingerissem diariamente compostos químicos, sem a certeza de que alguma daquelas  substâncias pudesse fazer mal ao organismo.

Outra tendência que vem conquistando muitos adeptos é o HIIT (High Intensity Interval Training), um treino intervalado com exercícios de alta intensidade, que promete resultados em um prazo mais curto que as rotinas aeróbicas tradicionais.

Por ser um treino curto (apesar da intensidade) e que não exige equipamentos, muitos praticam sem a instrução de um profissional, o que pode gerar problemas físicos por postura, por exemplo.


Inovação e empreendedorismo


Há dois anos, Demetrius abriu uma assessoria esportiva, a D2Team, que atua em um dos maiores parques da cidade de São Paulo, o Ibirapuera. O nome D2 significa disciplina e determinação, fatores fundamentais para se alcançar qualquer objetivo.

Como ainda é estudante, Demetrius sempre se preocupou em ter uma pessoa formada ao lado dele nos treinos realizados no parque.

“Eu sei como fazer um agachamento correto e sei como instruir as pessoas, mas sempre me preocupei, em primeiro lugar, em respeitar a lei. Por isso, procurei por um profissional com o Cref regularizado”, resume. “Cref” é a maneira como é conhecida a inscrição no Conselho Regional de Educação Física, exigida por lei para qualquer profissional da área.

Além desse cuidado, o empreendedor fez vários cursos, como especialização em treinamento funcional. Para trazer sempre algo novo, junto com os outros professores, as aulas no parque são uma mistura de crossfit, funcional e yoga.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Você aí, curte treinar? Já pensou em se profissionalizar na área? Conta para gente aqui nos comentários! :D

Tags relacionadas:

51689d2edc22ea7347021f9fbee7751ff82a9f3b Ff60090a174d83a30ec06e40928258a079acb05f

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54