Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Feedbacks no trabalho: o que são e como lidar com eles?

Os feedbacks no trabalho são essenciais para que os profissionais entendam o que pode ser melhorado e quais as percepções da organização sobre sua atuação, atitudes, comportamento e desempenho em geral.

Uma vez que o colaborador conhece seus pontos positivos e entende o que precisa melhorar, pode tomar ações que o ajudem a aumentar sua produtividade. Dessa forma, saber dar e receber feedbacks é útil para todos que fazem parte da equipe, inclusive os líderes.

A equipe de recursos humanos também tem um papel indispensável quando falamos em feedbacks no trabalho. É ela que entende qual o perfil comportamental de cada um, ajudando a definir a melhor abordagem para evitar desentendimentos.

feedbacks no trabalho
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Não surpreende que muitas empresas vêm apresentando melhores resultados após incluírem o feedback na cultura organizacional. Como os colaboradores passam a aprimorar seus serviços de acordo com o que é conversado, os impactos atingem todo o time. 

Vamos entender melhor o que é a cultura do feedback, qual a sua importância e como receber retornos positivos e negativos. Aproveite a leitura!

Leia mais: O que são soft skills e quais são importantes para conseguir um emprego

O que é a cultura do feedback?

Trata-se de um termo usado para descrever a prática de oferecer opiniões construtivas sobre o trabalho exercido pelos profissionais da organização, podendo ser negativas ou positivas. 

Ainda assim, em muitas empresas, não há o costume de dar feedbacks no trabalho ou, em alguns casos, a devolutiva é vista como uma formalidade e não necessariamente algo que vai agregar ao colaborador.

Os benefícios, entretanto, são muitos. Receber um retorno sobre as atividades motiva os profissionais e até contribui para melhorias no clima organizacional. Quando a cultura do é forte, os colaboradores não têm medo de falar com seus gestores.

O ideal é que os feedbacks sejam constantes e que consigam estimular o time. Isso porque, nos sentimos mais valorizados no trabalho quando não há um período muito longo entre as devolutivas. Além disso, não adianta nada criticar o profissional sem ter acompanhado o processo, já que muitos problemas podem ser evitados.

Qual a importância dos feedbacks para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores?

Os feedbacks no trabalho são extremamente importantes para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, mais que isso, são vantajosos para as organizações. Confira abaixo o porquê.

Fortalecimento do espírito de equipe

A cultura do feedback faz com que o profissional enxergue seu trabalho e o de seus colegas de outra maneira. É mais fácil perceber que o que cada um faz pode impactar todos os outros e que todos são um time em prol de um mesmo objetivo.

Como responder na entrevista de emprego: por que você quer este emprego? 

Mais transparência

Em um ambiente em que todos se sentem à vontade para falar e escutar, há uma transparência maior na comunicação. Todos se sentem parte da equipe e é possível evitar constrangimentos decorrentes de fofocas.

Melhor comunicação

Se a comunicação é mais transparente, os diálogos são facilitados. Ainda, os colaboradores sabem que não precisam discutir ou iniciar conflitos, pois podem simplesmente conversar uns com os outros sobre qualquer ocorrido.

Sensação de reconhecimento

Como dissemos, é comum que um colaborador sinta que é desvalorizado quando não há nenhum feedback sobre seu trabalho. Logo, proporcionar devolutivas com frequência faz com que todos percebam que são reconhecidos pelo que estão fazendo.

Possibilidade de desenvolvimento

É difícil saber em que pontos precisamos focar para melhorarmos em nossos trabalhos. O feedback nos auxilia exatamente nisso, por meio dele, descobrimos o que deve ser desenvolvido e, consequentemente, reduzimos as inseguranças.

Com um direcionamento claro, é mais fácil fazer um planejamento eficiente sobre as ações que precisam ser tomadas para aperfeiçoar o serviço e o que deve ser priorizado no momento.

Como receber feedbacks positivos ou negativos?

É por meio dos feedbacks no trabalho que sabemos como está nosso desempenho, o que significa que podem ser positivos ou negativos. Independentemente disso, precisamos aprender a receber esses retornos.

Mas é importante ter em mente que não estamos sendo perseguidos e que não vamos ser desligados por um comentário ruim. Então, saiba admitir o que precisa ser melhorado e como você pode desenvolver sua carreira a partir do que foi conversado.

Uma dica é não ficar na defensiva e ouvir com atenção o que está sendo dito. Assim, mesmo se algo que falarem não agradar, mantenha o controle e não faça nada que vá se arrepender depois.

O melhor é que você veja as críticas como comentários construtivos e, em vez de focar nos problemas, procure as soluções para evitar que eles aconteçam para realmente evoluir na sua vida profissional.

Se o feedback for negativo, não perca tempo reclamando. Assuma o que você poderia ter feito melhor e mantenha isso em mente em suas próximas atividades. Ainda, não há a necessidade de se sentir mal ou deixar que isso afete seu trabalho.

Como dar feedbacks para o líder? E como ele deve recebê-los?

Nem todo gestor é um bom líder, por isso, alguns podem reagir mal quando um colaborador resolve dar um feedback. Sabendo disso, prepare-se bem antes de dizer o que você quer. Uma ideia é elaborar um roteiro com os principais pontos positivos e negativos que deseja mencionar.

Durante a conversa, mantenha a educação e o respeito, apontando argumentos sempre que possível. Não deixe que o diálogo se torne uma acusação e, é claro, escute as respostas do seu líder.

Leia mais: Meu currículo é bom mas eu não consigo passar na entrevista de emprego 

Por fim, deixe claro que suas intenções são boas e que você quer manter um bom relacionamento. Afinal, não faz sentido dar um feedback e ter problemas de comunicação depois.

Agora, se você é o líder, precisa aprender a escutar os seus colaboradores quando eles querem dar um feedback. Talvez você não concorde com tudo que está sendo dito, mas procure entender o lado da equipe.

Assim, faça anotações sobre o que está sendo discutido, dê respostas coerentes e, depois de conversar, busque por maneiras de resolver quaisquer demandas apontadas. Tendo recebido o feedback, agradeça e diga o que será feito para alinhar as expectativas de todos.

Conseguiu entender o que são os feedbacks no trabalho, qual a sua importância e como lidar com eles? Então, aproveite que está por aqui e confira tudo que você precisa saber sobre avaliação de desempenho e como ela pode ajudar a melhorar os resultados da empresa!

Colaboração: Sólides

Veja também: Como responder às 5 perguntas mais famosas em entrevistas de emprego

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54