Feedbacks no trabalho: o que são e como lidar com eles?
Veja a cultura do feedback, qual a sua importância e como receber retornos positivos e negativos!
Os feedbacks no trabalho são essenciais para que os profissionais entendam o que pode ser melhorado e quais as percepções da organização sobre sua atuação, atitudes, comportamento e desempenho em geral.
Uma vez que o colaborador conhece seus pontos positivos e entende o que precisa melhorar, pode tomar ações que o ajudem a aumentar sua produtividade. Dessa forma, saber dar e receber feedbacks é útil para todos que fazem parte da equipe, inclusive os líderes.
A equipe de recursos humanos também tem um papel indispensável quando falamos em feedbacks no trabalho. É ela que entende qual o perfil comportamental de cada um, ajudando a definir a melhor abordagem para evitar desentendimentos.
Não surpreende que muitas empresas vêm apresentando melhores resultados após incluírem o feedback na cultura organizacional. Como os colaboradores passam a aprimorar seus serviços de acordo com o que é conversado, os impactos atingem todo o time.
Vamos entender melhor o que é a cultura do feedback, qual a sua importância e como receber retornos positivos e negativos. Aproveite a leitura!
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O que é a cultura do feedback?
Trata-se de um termo usado para descrever a prática de oferecer opiniões construtivas sobre o trabalho exercido pelos profissionais da organização, podendo ser negativas ou positivas.
Ainda assim, em muitas empresas, não há o costume de dar feedbacks no trabalho ou, em alguns casos, a devolutiva é vista como uma formalidade e não necessariamente algo que vai agregar ao colaborador.
Os benefícios, entretanto, são muitos. Receber um retorno sobre as atividades motiva os profissionais e até contribui para melhorias no clima organizacional. Quando a cultura do é forte, os colaboradores não têm medo de falar com seus gestores.
O ideal é que os feedbacks sejam constantes e que consigam estimular o time. Isso porque, nos sentimos mais valorizados no trabalho quando não há um período muito longo entre as devolutivas. Além disso, não adianta nada criticar o profissional sem ter acompanhado o processo, já que muitos problemas podem ser evitados.
Qual a importância dos feedbacks para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores?
Os feedbacks no trabalho são extremamente importantes para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, mais que isso, são vantajosos para as organizações. Confira abaixo o porquê.
Fortalecimento do espírito de equipe
A cultura do feedback faz com que o profissional enxergue seu trabalho e o de seus colegas de outra maneira. É mais fácil perceber que o que cada um faz pode impactar todos os outros e que todos são um time em prol de um mesmo objetivo.
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Mais transparência
Em um ambiente em que todos se sentem à vontade para falar e escutar, há uma transparência maior na comunicação. Todos se sentem parte da equipe e é possível evitar constrangimentos decorrentes de fofocas.
Melhor comunicação
Se a comunicação é mais transparente, os diálogos são facilitados. Ainda, os colaboradores sabem que não precisam discutir ou iniciar conflitos, pois podem simplesmente conversar uns com os outros sobre qualquer ocorrido.
Sensação de reconhecimento
Como dissemos, é comum que um colaborador sinta que é desvalorizado quando não há nenhum feedback sobre seu trabalho. Logo, proporcionar devolutivas com frequência faz com que todos percebam que são reconhecidos pelo que estão fazendo.
Possibilidade de desenvolvimento
É difícil saber em que pontos precisamos focar para melhorarmos em nossos trabalhos. O feedback nos auxilia exatamente nisso, por meio dele, descobrimos o que deve ser desenvolvido e, consequentemente, reduzimos as inseguranças.
Com um direcionamento claro, é mais fácil fazer um planejamento eficiente sobre as ações que precisam ser tomadas para aperfeiçoar o serviço e o que deve ser priorizado no momento.
É por meio dos feedbacks no trabalho que sabemos como está nosso desempenho, o que significa que podem ser positivos ou negativos. Independentemente disso, precisamos aprender a receber esses retornos.
Mas é importante ter em mente que não estamos sendo perseguidos e que não vamos ser desligados por um comentário ruim. Então, saiba admitir o que precisa ser melhorado e como você pode desenvolver sua carreira a partir do que foi conversado.
Uma dica é não ficar na defensiva e ouvir com atenção o que está sendo dito. Assim, mesmo se algo que falarem não agradar, mantenha o controle e não faça nada que vá se arrepender depois.
O melhor é que você veja as críticas como comentários construtivos e, em vez de focar nos problemas, procure as soluções para evitar que eles aconteçam para realmente evoluir na sua vida profissional.
Se o feedback for negativo, não perca tempo reclamando. Assuma o que você poderia ter feito melhor e mantenha isso em mente em suas próximas atividades. Ainda, não há a necessidade de se sentir mal ou deixar que isso afete seu trabalho.
Como dar feedbacks para o líder? E como ele deve recebê-los?
Nem todo gestor é um bom líder, por isso, alguns podem reagir mal quando um colaborador resolve dar um feedback. Sabendo disso, prepare-se bem antes de dizer o que você quer. Uma ideia é elaborar um roteiro com os principais pontos positivos e negativos que deseja mencionar.
Durante a conversa, mantenha a educação e o respeito, apontando argumentos sempre que possível. Não deixe que o diálogo se torne uma acusação e, é claro, escute as respostas do seu líder.
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Por fim, deixe claro que suas intenções são boas e que você quer manter um bom relacionamento. Afinal, não faz sentido dar um feedback e ter problemas de comunicação depois.
Agora, se você é o líder, precisa aprender a escutar os seus colaboradores quando eles querem dar um feedback. Talvez você não concorde com tudo que está sendo dito, mas procure entender o lado da equipe.
Assim, faça anotações sobre o que está sendo discutido, dê respostas coerentes e, depois de conversar, busque por maneiras de resolver quaisquer demandas apontadas. Tendo recebido o feedback, agradeça e diga o que será feito para alinhar as expectativas de todos.
Conseguiu entender o que são os feedbacks no trabalho, qual a sua importância e como lidar com eles? Então, aproveite que está por aqui e confira tudo que você precisa saber sobre avaliação de desempenho e como ela pode ajudar a melhorar os resultados da empresa!
Colaboração: Sólides
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