Fies Social: documentos exigidos e como funciona a validação
Entenda como funciona o Fies Social, o papel da CPSA, os prazos do processo e a lista de documentos exigidos para validar a inscrição e assinar o contrato no banco.
Após a pré-seleção no sistema do Fies, o candidato precisa cumprir uma etapa essencial para garantir o contrato: a validação documental junto à instituição de ensino e ao banco responsável pelo financiamento.
Esse processo envolve a atuação da CPSA, comissão presente nas faculdades participantes do programa, e do agente financeiro, geralmente a Caixa Econômica Federal.
O cumprimento dos prazos e a apresentação correta dos documentos são determinantes para a contratação do financiamento.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o setor dentro das instituições de ensino responsável por validar a inscrição do estudante no Fies.
Após a pré-seleção, o candidato deve comparecer à CPSA para conferência de dados e documentos.
Entre as atribuições da CPSA estão:
Analisar e validar informações de renda, residência e escolaridade
Emitir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI)
Realizar o aditamento semestral do contrato
Registrar solicitações de cancelamento, suspensão ou transferência
Após a aprovação no portal do Fies, o estudante tem cinco dias úteis para comparecer à CPSA. Depois da validação, há dez dias corridos para formalizar o contrato no banco.
Pré-seleção da lista de espera: 26 de fevereiro a 10 de abril
Entre na faculdade mesmo sem o Sisu, o Prouni ou o Fies
Se você está de olho na oportunidade de estudar e entrar na faculdade ainda esse ano, saiba que os programas do governo não são a única alternativa.
Uma das possibilidades é a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80%, sem a necessidade de comprovar renda e ter feito o Enem. Confira: