Veja também: USP divulga quantidade de vagas da Fuvest 2023
+ Vestibular USP: veja a lista de obras literárias para as provas de 2023 a 2026
Mudanças no vestibular Fuvest 2023
Em junho deste ano foram aprovadas algumas mudanças para esta edição do vestibular da USP. Uma das principais foi a criação de uma comissão para checar a autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI). O procedimento será feito antes da confirmação de matrículas, com o objetivo de evitar fraudes.
Além disso, o Conselho de Graduação realizou alterações na forma de classificação dos aprovados. Agora, todos os vestibulandos serão classificados de acordo com sua nota no vestibular, independentemente da categoria que selecionaram durante a inscrição.
Desta forma, serão preenchidas primeiro as vagas para Ampla Concorrência (AC); depois, as vagas para Escola Pública (EP); e, por fim, as vagas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Isso significa que, na prática, os candidatos EP e PPI poderão competir não somente pelas vagas reservadas, mas também pelas vagas de AC.
Outra mudança foi a exigência de apresentação do comprovante de vacina na hora de fazer a matrícula. Será preciso que o documento do candidato comprove esquema vacinal completo, assim como de eventuais doses de reforço.
Entenda melhor: USP anuncia mudanças para o vestibular da Fuvest 2023
+ Descubra se é mais fácil entrar na USP pela Fuvest ou pelo Enem