Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

G20: veja o que é, objetivos e países integrantes

Líderes do G20 discutem temas como fome e desigualdade no Brasil; entenda melhor

Hoje (18) e amanhã (19), o Brasil será palco da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. O evento reúne chefes de Estado das 19 maiores economias do mundo, além da União Africana e da União Europeia, para debater temas como combate à fome, desigualdade e reforma da governança global. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Esta é a primeira vez que o Brasil recebe a Cúpula, marcando um momento estratégico para sua projeção internacional. No total, foram mais de 100 reuniões realizadas ao longo do ano em diversas cidades brasileiras. 

A presidência brasileira, que se encerra em novembro de 2024, busca destacar soluções práticas para o desenvolvimento sustentável, com enfoque nas dimensões econômica, social e ambiental.

g20
Fernando Frazão/Agência Brasil

Leia mais: Dia da Bandeira: 9 curiosidades sobre a bandeira do Brasil
+ O dia 20 de novembro é feriado? Entenda o Dia da Consciência Negra

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O que é o G20?

O G20, ou Grupo dos Vinte, é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 em resposta à crise financeira global da década de 1990. 

O grupo reúne 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia. Sua principal característica é ser um espaço de diálogo e negociação entre líderes globais, com o objetivo de fortalecer a economia mundial e promover governança global.

A cada ano, os líderes dos países membros participam da chamada Cúpula do G20, que é o ponto alto das discussões realizadas ao longo do ano.

Objetivos do G20

O principal objetivo do G20 é debater e implementar iniciativas que fortaleçam a economia global e promovam o desenvolvimento socioeconômico sustentável. 

O grupo desempenha um papel essencial na definição e reforço da arquitetura econômica mundial, abordando temas como crescimento econômico, estabilidade financeira, desigualdade social e desenvolvimento sustentável. 

Durante a presidência brasileira em 2024, as prioridades incluem o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além da reforma da governança global.

Confira: João do Rio: 3 obras para você conhecer o autor
+ Quero Bolsa é um programa do governo? Entenda!

Países integrantes do G20

O G20 é composto pelos seguintes membros: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. 

Além desses, países e organizações internacionais podem ser convidados pelo país que preside o G20. Durante a presidência brasileira, o Brasil lidera as discussões em colaboração com a Índia (presidência de 2023) e a África do Sul (presidência de 2025).

Feriado do G20: como funciona?

O Rio de Janeiro enfrenta um megaferiado iniciado nesta sexta-feira (15) devido à Cúpula do G20. Escolas e bancos estarão fechados, mas o comércio, supermercados, bares e restaurantes permanecerão abertos.

Restrições de trânsito afetam a Zona Sul, especialmente no Aterro, onde passarelas serão bloqueadas e o acesso à praia será limitado a passagens subterrâneas.

Já na Zona Norte e Oeste, o feriado será parcial, com indústrias funcionando normalmente. Para trabalhadores, o expediente segue as regras de feriados nacionais, com pagamento em dobro ou compensação de folga. O transporte também será alterado, com mudanças no VLT e bloqueios estratégicos.

Veja também: Uso da crase: 6 dicas para não errar mais
+ O que é grade curricular?

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações