Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Universidades

Governo anuncia criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade Federal do Esporte; entenda

As Universidades Federais terão sedes em Brasília. Confira mais informações sobre a Unind e da UFEsporte na Quero Bolsa.

Em resumo:

  • O Governo Federal anunciou a criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), elevando para 71 o número de universidades federais.
  • A Unind terá sede em Brasília, processos seletivos próprios e oferta inicial de dez cursos, com foco na formação de estudantes indígenas em áreas estratégicas como gestão ambiental, línguas indígenas, saúde e tecnologias.
  • A UFEsporte será voltada à formação acadêmica e profissional no setor esportivo, com diretrizes de inclusão, equidade de gênero, combate ao racismo e qualificação para gestão de políticas públicas de esporte.

Veja mais informações abaixo.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Estudantes em sala de aula fazendo prova; saiba como ver o local de prova da Unicamp 2025
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Governo Federal anunciou, em 27 de novembro, a criação da Universidade Federal Indígena (Unind) e da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte).

Os projetos de lei foram assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto e serão encaminhados ao Congresso Nacional.

As duas instituições ampliarão a rede de universidades federais para 71 unidades, fortalecendo o acesso à educação superior pública e gratuita.

A criação da Unind e da UFEsporte está alinhada às políticas nacionais de inclusão, equidade e formação de profissionais em áreas estratégicas. Grupos técnicos interministeriais desenvolverão os projetos ao longo de 2026.

Veja também: Universidade vai oferecer graduação em Inteligência Artificial no próximo Sisu; veja qual

Universidade Federal Indígena: proposta, estrutura e cursos

A Universidade Federal Indígena ficará sediada em Brasília, com estrutura multicampi e atuação voltada à formação de estudantes indígenas de todas as regiões do país.

A proposta foi construída a partir de um processo de escuta envolvendo lideranças, educadores, jovens, anciãos e organizações indígenas.

A instituição será vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

+ Como vai funcionar a Universidade Federal Indígena – Unind?

Pontos principais da Unind:

  • Processos seletivos próprios: com critérios que consideram diversidade linguística e cultural e ampliam o ingresso de estudantes indígenas.
  • Oferta inicial: dez cursos de graduação, com previsão de expansão para até 48 cursos nos primeiros anos.
  • Atendimento previsto: cerca de 2,8 mil estudantes indígenas nos quatro primeiros anos de implantação.
  • Áreas de formação: gestão ambiental e territorial; políticas públicas; sustentabilidade socioambiental; línguas indígenas; saúde; direito; agroecologia; engenharias e tecnologias; formação de professores; além de outras áreas estratégicas para atuação nos territórios e no mercado de trabalho.

Em 2024, MEC, MPI, Funai e instituições de ensino superior promoveram 20 seminários regionais que subsidiaram o documento-base da proposta.

A versão consolidada foi debatida por um grupo de trabalho instituído pelo MEC.

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Universidade Federal do Esporte: formação, políticas e diretrizes

A Universidade Federal do Esporte é resultado da articulação entre o MEC e o Ministério do Esporte.

A proposta se fundamenta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Lei Geral do Esporte.

A instituição terá foco na integração entre formação acadêmica, qualificação profissional e desenvolvimento do esporte em nível nacional.

Destaques da UFEsporte:

  • Formação de alto nível: profissionais qualificados para gestão de políticas públicas de esporte e para atuação em diferentes áreas do setor.
  • Democratização do acesso: expansão da oferta pública e gratuita de educação superior voltada ao esporte.
  • Base em estudos de impacto: definição de cursos e programas considerando demandas reais e projeções de crescimento do setor esportivo.
  • Direitos humanos e inclusão: compromisso com equidade de gênero, incentivo às modalidades femininas, enfrentamento à misoginia, promoção de igualdade de remuneração, ampliação do acesso de pessoas negras e indígenas e combate ao racismo no esporte.

A proposta integra aspectos acadêmicos, sociais e institucionais, considerando políticas de inclusão e formação crítica para atuação qualificada.

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como estudar com bolsa de estudo

Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?

A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações