logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Governo lança plataforma "Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante"

Na segunda-feira, dia 9, o Governo Federal anunciou a criação de uma nova plataforma de serviços e informações para estudantes da educação básica e superior, chamada "Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante".  

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O projeto, realizado em uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cidadania, tem como objetivo auxiliar os estudantes que estão na escola e nas faculdades a obter informações e realizar os mais variados serviços por meio do site gov.br, desde executar ações nos programas Enem, Sisu, Prouni, Enade e Fies, até cadastrar seu currículo e buscar de vagas de emprego no Sistema Nacional de Emprego (Sine). 

De acordo com o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade, a plataforma fornece uma maior autonomia para o público estudantil, além de otimizar os processos que os alunos precisarão durante a vida acadêmica.

“Estamos colocando o governo na palma da mão dos brasileiros, facilitando a vida dos cidadãos por meio do gov.br. Queremos oferecer uma experiência cada vez mais fluida, intuitiva e personalizada para os estudantes que acessarem os serviços digitais da plataforma”, afirma.

Para o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do MEC, André Castro, a criação da plataforma revela um aprimoramento e avanço na unificação da oferta de serviços, ao mesmo tempo em que facilita o acesso do estudante a todos os processos que precise, desde os anos iniciais até as fases de entrada no mercado de trabalho. 


“De posse de todas as informações obtidas pelo Governo, será possível fazer a análise do melhor serviço a ser oferecido, o mais procurado, em que época é procurado, quais os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes e muitas outras informações de extrema importância para composição da lista de serviços essenciais para o perfil estudante”, explica.

Veja mais: Inscrição Enem 2022: faça já a sua!
Como gerar o boleto do Enem?
Fies: governo regulamenta regras para renegociação de dívidas

O que é o Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante?

É uma plataforma criada pelo Governo Federal que reúne em um só lugar várias informações e serviços para estudantes do ensino médio e do ensino superior, tornando mais fácil para o usuário navegar na plataforma e encontrar o que deseja. 

Na plataforma o estudante consegue, de forma prática e rápida, realizar vários processos, confira alguns abaixo:

  • obter ou protocolar documentos; 
  • se inscrever em programas do MEC; 
  • pesquisar por universidades e outras instituições educacionais; 
  • obter informações sobre programas de assistência social na educação, finanças, impostos e gestão pública;
  • cadastrar currículo;
  • buscar vagas no Sistema Nacional de Emprego.

Por meio da iniciativa, também é possível pesquisar sobre os serviço militar obrigatório,  fazer entrevista com possíveis empregadores, acessar serviços de iniciação científica e biblioteca digital, além de encontrar informações e processos relativos aos estudantes com deficiência e estudantes estrangeiros. 

Leia também: Pode mentir no Questionário Socioeconômico do Enem?
Redação do Enem 2022: confira 5 possíveis temas
Fies 2022/1: prazo para convocação da lista de espera é prorrogado

Como acessar o Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante?

Os estudantes podem ter acesso à plataforma por meio da própria página do gov.br. Basta acessar o site e, dentro de "serviços digitais por perfil", selecionar a opção "estudante". Pronto, o aluno será redirecionado ao ambiente do Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante, que se encontra abaixo para visualização:

Plataforma "Perfil do Cidadão Brasileiro Estudante" no gov.br
 

Veja também: Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?
Veja como acessar a página do participante Enem
Inscrição Enem 2022: como e onde pagar a taxa
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54