Guia da Faculdade 2024: Inatel é destaque com cursos estrelados em Santa Rita do Sapucaí
Guia da Faculdade 2024 destaca o Inatel como referência em Santa Rita do Sapucaí. A instituição se sobressai com cursos estrelados, reconhecidos pela qualidade acadêmica.
Guia da Faculdade 2024 destaca o Inatel como referência em Santa Rita do Sapucaí. A instituição se sobressai com cursos estrelados, reconhecidos pela qualidade acadêmica.
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, localizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), se destacou no Guia da Faculdade 2024, recebendo reconhecimento por diversos cursos na área de Engenharia. A instituição foi apontada como a que possui o maior número de cursos estrelados na cidade e na região.
Com quase 60 anos de história, o Instituto oferece cursos de graduação, pós-graduação e programas de Mestrado e Doutorado, com foco no desenvolvimento tecnológico e na aplicação prática de conhecimentos.
Leia mais: Entenda como funciona uma segunda graduação e como fazer em 6 meses
+ Por que a mensalidade da faculdade aumenta todo ano?
Destaques do Inatel no Guia da Faculdade 2024
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, se destacou no Guia da Faculdade 2024 por ser a instituição com o maior número de cursos estrelados em Santa Rita do Sapucaí, MG.
Veja abaixo todos os reconhecimentos:
Instituição com mais cursos estrelados da Área de Engenharia de Santa Rita do Sapucaí (MG)
Além de ser a Instituição com mais cursos estrelados de Santa Rita do Sapucaí, o Inatel também se destaca como líder na área de Engenharia.
O Guia da Faculdade 2024 apontou a Instituição como a que possui os cursos mais bem avaliados nessa área. Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Software foram avaliados pela primeira vez pelo Guia da Faculdade em 2024 e se destacaram com 4 estrelas.
Engenharia de Telecomunicações – Melhor curso de Instituição Privada do Brasil
A Engenharia de Telecomunicações do Inatel foi apontada como o melhor curso de uma instituição privada no Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024. Vale destacar que é o terceiro ano consecutivo que a formação alcança esse feito.
A graduação, criada em 1965, já formou mais de sete mil engenheiros, com destaque para a atuação em empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior. O curso oferece uma sólida formação técnica e científica, com foco em redes e sistemas de telecomunicações, além de uma formação geral que favorece o rápido desenvolvimento da carreira dos formandos.
Parcerias com grandes empresas do setor, laboratórios modernos permitem que os alunos vivenciem a realidade do mercado. A integração entre ensino, pesquisa e extensão é fundamental, colocando o aluno no centro de todas as atividades.
“O curso se vale das atividades de pesquisa, todas elas concentradas na área de Telecomunicações, para fortalecer a formação dos alunos, criando oportunidades para que aprofundem seus conhecimentos com o que existe de mais modernos em tecnologias, redes e sistemas de telecomunicações”, afirma o coordenador do curso, Marcelo de Oliveira Marques.
Engenharia de Produção
O curso de Engenharia de Produção do Inatel está em destaque no Guia da Faculdade 2024.
A formação é estruturada em quatro pilares: empreendedorismo e inovação, indústria, gestão e mercado financeiro. Com uma abordagem transversal, permite atuação em setores como alimentos, agronegócio, finanças e óleo e gás.
Os alunos participam de atividades práticas, como empresas juniores e incubadoras, além de eventos como a PRODWEEK, que traz cases de grandes empresas. Oferece ainda intercâmbios, estágios e semanas temáticas que complementam a formação.
“A graduação forma um engenheiro com perfil técnico, mas também que domina técnicas gerenciais e empreendedoras”, resume o coordenador do Curso, Carlos Francisco de Almeida C. Ribeiro.
Confira: Melhores faculdades particulares do Brasil em 2024, segundo ranking da Folha de S.Paulo
+ Entre na faculdade com até 95% de desconto; veja cursos em oferta
Como funciona o Guia da Faculdade?
A avaliação dos cursos no Guia da Faculdade é feita por um processo colaborativo com mais de 11,2 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, que atuam como avaliadores voluntários.
Esses profissionais atribuem notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições localizadas nas regiões com as quais declaram ter mais familiaridade.
Cada curso é avaliado por seis professores, que atribuem notas de 1 a 5 em três quesitos principais:
- Projeto pedagógico;
- Corpo docente;
- Infraestrutura.
Avaliação e cálculo das notas
Cada curso recebe uma nota de qualidade de 1 a 5 para cada um dos três quesitos mencionados. Caso o curso não receba pelo menos quatro notas numéricas dos avaliadores, ele é classificado como “sem nota” e não é considerado na avaliação geral.
Quando as notas são atribuídas, a maior e a menor nota são descartadas, e a média das notas intermediárias restantes é calculada.
Já o resultado numérico final do curso é obtido pela média ponderada das notas. Para isso o resultado atual do curso (com peso 3) é somado ao resultado do ano anterior (peso 2) e ao resultado do curso de dois anos atrás (peso 1).
Caso o curso não tenha sido avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado na média final.
Por fim, o resultado final obtido após a média ponderada é então convertido em estrelas, conforme as faixas de conversão:
- 5 estrelas (excelente): entre 5 e 4,50;
- 4 estrelas (muito bom): entre 4,49 e 3,50;
- 3 estrelas (bom): entre 3,49 e 2,50;
- Não estrelado: baixo de 2,50;
- Sem nota: não recebeu nota suficiente.
Conheça o Inatel
Fundado em 1965, o Inatel foi pioneiro no país ao oferecer cursos superiores voltados para a área de Telecomunicações.
Atualmente, a instituição oferece uma gama de cursos de graduação em Engenharia, como Produção, Computação, Controle e Automação, Elétrica, entre outros. As graduações são oferecidas em período integral e noturno, com duração de cinco anos.
Além da graduação, o Inatel oferece programas de pós-graduação, incluindo especializações como MBA em Gestão de Negócios Tecnológicos, além de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.
Juntamente a isso, a instituição também se destaca pela sua atuação em Educação a Distância, com cursos que atendem a diferentes perfis de estudantes e profissionais no mercado tecnológico.
O Inatel tem uma forte relação com o mercado, por meio do Inatel Competence Center (ICC), que oferece serviços tecnológicos, consultorias e projetos de pesquisa para empresas.
Com mais de 650 especialistas e parcerias com grandes empresas como Ericsson, Cisco, Huawei e Nokia, o ICC contribui para a inovação tecnológica e a formação de profissionais preparados para atuar em setores estratégicos.
A Instituição também desenvolve programas de empreendedorismo, com o programa Inatel Startups, que apoia a criação de startups e a inovação local. Com mais de 30 anos de existência é a incubadora que mais graduou empresas no estado de Minas Gerais.
Em termos de responsabilidade social, o Inatel desenvolve o programa Inatel cas@viva, que oferece alfabetização tecnológica para jovens de escolas públicas da região, beneficiando mais de 1.400 alunos.O programa ainda conta com o projeto de coleta e destinação correta de lixo eletrônico, atendendo cidades de todo o Sul de Minas.
Saiba mais: Melhores faculdades particulares de Ciência da Computação; veja quais são
+ 6 faculdades com descontos de até 80% em cursos EAD; confira!
Como estudar com bolsa de estudo?
A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo com descontos de até 80% em cursos de graduação e pós-graduação. Com opções presenciais, semipresenciais e EaD, é possível estudar pagando menos em faculdades reconhecidas pelo MEC. As inscrições são gratuitas e sem necessidade de comprovação de renda.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: