Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Homens na Pedagogia: entrevista com aluno da Unopar

por Anathely Ribeiro em 24/09/18 780 visualizações

O curso de Pedagogia é um curso que atrai uma quantidade muito grande de mulheres. Contudo, há algumas décadas os homens estão se inserindo na área, desempenhando brilhantemente papéis nesse universo, seja na coordenação, supervisão ou docência, mostrando que gênero não define profissão.

Entrevistei um colega da faculdade chamado Gilberto Gil e que cursa o 6° semestre de Pedagogia, Universidade Norte do Paraná (Unopar). O mesmo fez Artes Plásticas na Escola de Belas Artes (UFBA), e atualmente cursa Pedagogia na Unopar.


Além disso, ele desenvolve um Projeto Voluntário chamado “Café com Artes” com workshops, oficinas de percurso e palestras de inclusão envolvendo professores, alunos e comunidade com o eixo temático: “Todo mundo nasce artista”.

Revista Quero: Por que você decidiu cursar Pedagogia?

Gilberto Gil: Decidi cursar Pedagogia pelo fato de ser um curso que me atrai e me identifico, mas também pela flexibilidade, em que o profissional pode trabalhar um, dois ou três períodos do dia, podendo conciliar ou não com outras atividades e isso é muito bacana no mundo profissional, e não são todas as profissões que dão essa oportunidade.

Apesar de o salário estar bem aquém do que a categoria merece, nas cidades do interior ainda vale a pena investir no curso, pois os ganhos estão acima da média de outros empregos.

RQB: Qual a sua opinião sobre a ruptura de padrões de cursos tidos como “masculinos” e “femininos?

GG: Nunca tive essa visão de que um curso possa ser feminino ou masculino, contudo, parece que alguns cursos atraem mais alguns gêneros. Quando iniciei na turma, senti um certo estranhamento pela predominância feminina, éramos eu e mais dois, no decorrer um desistiu e, agora, somos apenas dois homens na sala.

De certa forma, é muito bacana e não há nenhum tipo de assédio ou discriminação, a amizade e o respeito estão acima de tudo e isso é muito legal. Na minha infância e adolescência já haviam professores homens, e, apesar da predominância feminina, vejo que esse tabu foi se quebrando. Creio que isso já caiu por terra há algum tempo, apesar de ainda nos dias de hoje o número de homens seja menor na área.

 RQB: Como se sente numa turma predominantemente formada por mulheres?

GG: O fato de eu estar numa turma predominantemente formada de mulheres faz de mim um privilegiado. Sinto o esforço delas em estudar e buscar, aliando o curso superior muitas vezes com casa, marido, trabalho, filhos, dentre outras atribuições. O fato de eu não ter esses afazeres me ajuda muito na frequência e absorção das aulas. Contudo, mesmo assim elas se destacam e são detentoras da minha admiração, são guerreiras!

Sinto-me lisonjeado em testemunhar as lutas delas na busca por mais dignidade, algumas por formação continuada, outras por independência financeira, mas todas muito focadas e certas do que querem.

RQB: O curso de Pedagogia oferece um leque de atuações para o seu egresso. Com qual área você mais se identifica e pretende trabalhar?

GG: Dentro da Pedagogia o que me atrai é esse ofício de sala de aula, mesmo porque desenvolvo um trabalho voluntário há 12 anos em escolas e amo as interações entre professor/escola, professor/aluno, professor/comunidade. Para mim, uma jornada de 20h é o suficiente, nada de jornada dupla ou tripla. Pretendo conciliar com outras áreas que já atuo e isso já me trará uma satisfação e realização pessoal muito grande.

RQB: Deixe algumas considerações para pessoas do sexo masculino que queiram ingressar nessa área.

GG: Uma dica que eu posso deixar é que sendo homem ou mulher: não se importe com que os outros pensem ou digam! Não é o fato de ser homem ou mulher que vai fazer de você melhor ou pior profissionalmente. A dignidade está em você se manter e pagar suas contas.

Não importa a profissão, desde que seja ética e honesta. Não é a sociedade que deve ditar o que você vai fazer. Arte é tudo aquilo que você faz e tudo aquilo que você faz com amor, essa é sua arte. Faça com amor, dedicação, perseverança e se destaque que com certeza os bons resultados serão consequência.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54