
Encceja: saiba como solicitar o nome social
isabela | 17/04/25Saiba como pedir o uso do nome social no Encceja e garantir o direito durante a prova
No momento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são feitas diversas perguntas aos candidatos, e uma delas diz respeito à cor/raça. As opções que aparecem no sistema são: branca, preta, amarelo, pardo e indígena.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Como se inscrever no Enem 2024?
Essa pergunta gerou muita dúvida nos participantes, o que, obviamente, rendeu muitos memes, especialmente no Twitter:
Mas, afinal, você sabe quem é considerado pardo? E mais: como escolher a cor/raça corretamente na inscrição do Enem? Confira a resposta para essas dúvidas a seguir!
Leia: Inscrição Enem: o que é ensino regular?
+ Cuidados na inscrição do Enem: veja quais dados não podem ser alterados
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pessoa parda é aquela considerada mestiça, ou seja, que possui uma mistura acentuada de duas ou mais raças, no caso, brancos, pretos e indígenas.
Assim, é possível uma pessoa ser parda se ela for descendente da miscigenação de brancos com pretos, pretos com indígenas, indígenas com brancos, além de outras formas possíveis de miscigenação com os descendentes de asiáticos (pessoas de cor/raça amarela, segundo o IBGE).
Sendo assim, uma das formas de saber se alguém é pardo ou não é, além de verificar a cor da sua pele (característica de fenótipo), verificar também o histórico familiar para saber se houve miscigenação entre raças nos ascendentes, como pais e avós.
Assim com os pardos, é possível verificar se alguém é preto ou não de acordo com as características fenotípicas, isto é, os aspectos visíveis da aparência de uma pessoa e também pela sua ascendência (pais e avós).
Segundo o IBGE, preta é a pessoa de ancestralidade africana, desde que se autodeclare assim. Vale lembrar que a definição de raça/cor do IBGE é feita por uma autodeclaração, assim, é preciso que a pessoa se autodeclare preta ou parda para ser assim tida como tal.
Vai fazer o Enem esse ano e tá precisando de uma ajuda para se organizar nos estudos? Baixe já o Plano de Estudos Enem de Boa! É 100% grátis!
No plano você poderá acompanhar as matérias mais cobradas no exame, além de ter acesso a um cronograma de estudos completo para te ajudar! O melhor: tudo isso é gratuito! Só precisa clicar no botão abaixo e baixar:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Sabia que você pode entrar na faculdade com bolsa de estudo mesmo sem ter feito o Enem? Pela Quero Bolsa, isso é possível!
A Quero Bolsa possui parceria com mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
São mais de 1.000 instituições parceiras, como:
Veja: Confira 6 escritores contemporâneos para usar na redação do Enem
+ 7 filmes live actions para utilizar na redação do Enem
+ 9 dicas de quem tirou nota 1000 na redação do Enem