Reciclagem e Reutilização
Os Jogos de Paris foram planejados com uma abordagem sustentável, desde a reciclagem até a reutilização de itens como pódios e mobiliário. Esse princípio se aplica também a sinalização e estruturas removíveis, frequentemente descartadas.
Entre as adaptações provisórias, está a implementação de um sistema de drenagem para captar e reutilizar águas pluviais, além da instalação de estábulos e uma clínica veterinária sem prejudicar a floresta que cerca a histórica propriedade.
+ 6 esportes inusitados que já foram disputados nas Olimpíadas
Energia renovável
Um aspecto é que Paris 2024 visa ser a primeira edição dos Jogos Olímpicos totalmente abastecida por energias renováveis. O comitê organizador se aliou a empresas de energia para assegurar que toda a eletricidade utilizada no evento provenha de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica.
A Vila dos Atletas receberá 14 mil atletas e suas equipes durante as Olimpíadas. Após os Jogos, o complexo, desenvolvido por diversas empresas, se transformará em um bairro habitacional para 6 mil pessoas, abastecido por energia geotérmica e solar.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Ambiental
Construída entre 1887 e 1889, a Torre Eiffel passou por várias reformas, e partes metálicas removidas e conservadas foram agora incorporadas às medalhas olímpicas. Um hexágono, feito de ferro da torre, está no centro de cada medalha, junto ao emblema dos Jogos de Paris 2024.
+ Paris 2024: Entenda a relação entre Rebeca Andrade e a Psicologia
Transporte público e locomoção
Os Jogos Olímpicos de 2024 investiram em infraestrutura e mobilidade urbana sustentáveis. Paris expandiu sua rede de transporte público com novas linhas de metrô e investiu 65 milhões de euros em ciclovias, além de ampliar estacionamentos e renovar a frota de bicicletas compartilháveis.