Jogos Olímpicos 2024: Quais são as ações de sustentabilidade?
Economia circular, reciclagem, reutilização e muito mais. Entenda quais são as ações de sustentabilidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na Revista Quero.
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a sustentabilidade se tornou um elemento central na organização do evento, refletindo uma preocupação global com o meio ambiente.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Imagem: Wander Roberto/WR
Com o objetivo de reduzir significativamente a pegada de carbono em comparação com edições anteriores, os organizadores adotaram diversas práticas que promovem a economia circular e minimizam o impacto ambiental.
Desde o uso de instalações já existentes para a realização das competições até a implementação de tecnologias de energia renovável, os Jogos de Paris exemplificam um esforço coordenado para integrar a sustentabilidade em todas as suas operações.
Este movimento não apenas busca beneficiar as comunidades locais a curto prazo, mas também deixar um legado duradouro de práticas sustentáveis para o futuro. Confira alguns exemplos na Revista Quero.
Leia também:
Paris 2024: Quais são as profissões de uma comissão técnica?
Mulheres nas Olimpíadas: Atletas brasileiras fazem história nos jogos de Paris 2024
Quanto Rebeca Andrade vai ganhar pelos Jogos Olímpicos 2024?
Teste Vocacional de Educação Física
Economia circular e instalações já existentes
A edição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 implementa princípios de economia circular e criando oportunidades econômicas para as comunidades locais, enquanto busca reduzir sua pegada de carbono em 50% em comparação com edições anteriores.
Tradicionalmente, os Jogos Olímpicos exigiram a construção de grandes estruturas que, muitas vezes, ficaram sem uso após o evento. Em Paris 2024, a maioria dos eventos (95%) ocorrerá em instalações já existentes. Além disso, alguns locais serão temporariamente adaptados para minimizar despesas desnecessárias e o impacto ambiental.
Reciclagem e Reutilização
Os Jogos de Paris foram planejados com uma abordagem sustentável, desde a reciclagem até a reutilização de itens como pódios e mobiliário. Esse princípio se aplica também a sinalização e estruturas removíveis, frequentemente descartadas.
Entre as adaptações provisórias, está a implementação de um sistema de drenagem para captar e reutilizar águas pluviais, além da instalação de estábulos e uma clínica veterinária sem prejudicar a floresta que cerca a histórica propriedade.
+ 6 esportes inusitados que já foram disputados nas Olimpíadas
Energia renovável
Um aspecto é que Paris 2024 visa ser a primeira edição dos Jogos Olímpicos totalmente abastecida por energias renováveis. O comitê organizador se aliou a empresas de energia para assegurar que toda a eletricidade utilizada no evento provenha de fontes renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica.
A Vila dos Atletas receberá 14 mil atletas e suas equipes durante as Olimpíadas. Após os Jogos, o complexo, desenvolvido por diversas empresas, se transformará em um bairro habitacional para 6 mil pessoas, abastecido por energia geotérmica e solar.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Engenharia Ambiental
Construída entre 1887 e 1889, a Torre Eiffel passou por várias reformas, e partes metálicas removidas e conservadas foram agora incorporadas às medalhas olímpicas. Um hexágono, feito de ferro da torre, está no centro de cada medalha, junto ao emblema dos Jogos de Paris 2024.
+ Paris 2024: Entenda a relação entre Rebeca Andrade e a Psicologia
Transporte público e locomoção
Os Jogos Olímpicos de 2024 investiram em infraestrutura e mobilidade urbana sustentáveis. Paris expandiu sua rede de transporte público com novas linhas de metrô e investiu 65 milhões de euros em ciclovias, além de ampliar estacionamentos e renovar a frota de bicicletas compartilháveis.
Os organizadores também promovem o uso de veículos elétricos e híbridos, com ônibus e carros de baixa emissão transportando atletas e dirigentes.
Essas iniciativas estão detalhadas no Relatório de Sustentabilidade e Legado dos Jogos Olímpicos de Paris, que destaca conquistas iniciais de Paris 2024, além de detalhar a abordagem para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Gosta de esporte e pensa em seguir carreira na área?
Então que tal entrar na faculdade? Atualmente existem diversos cursos que possibilitam atuar na área esportiva, como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, dentre outros!
E por meio da Quero Bolsa, você ainda pode entrar no curso que sempre quis com bolsa de estudo de até 80%, oferecidas em milhares de faculdades espalhadas pelo país.
O melhor de tudo é que o desconto dura até o final do curso e o estudante não precisa renovar a bolsa toda semestre, porque ela já está garantida. Para ver as ofertas disponíveis, basta acessar o botão abaixo:
Separamos uma lista de universidades que oferecem condições especiais para você cursar uma graduação, veja: