Os cursos de graduação em Medicina que forem mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) estarão sujeitos a penalidades a partir de 2026, como a proibição de ingresso de novos estudantes.
A avaliação começa em 2025 e terá seus primeiros resultados divulgados em dezembro do mesmo ano.
As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O que é o Enamed
O Enamed será aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A participação é obrigatória para estudantes concluintes (6º ano) que já realizam o Enade, tornando-se parte do currículo dos cursos de Medicina.
A partir de 2026, o exame será aplicado em dois momentos: no 4º ano (pré-internato) e no 6º ano. Essa divisão permitirá acompanhamento contínuo da formação médica.
A nota do 4º ano representará 20% do Exame Nacional de Residência (Enare).
Cursos com desempenho insatisfatório estarão sujeitos à supervisão do MEC.
O Ministério da Educação utilizará os resultados para supervisionar estrategicamente cursos que apresentarem nota baixa (faixas 1 e 2 em escala de 1 a 5).
Essa supervisão será conduzida pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
A partir de 2026, cursos de medicina com baixo desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed) passarão por supervisão do MEC.
Monitoramento contínuo da qualidade da formação médica
O Enamed permitirá acompanhar a qualidade dos cursos de Medicina de forma anual e contínua.
Diferente do Conceito Enade, os resultados serão divulgados em uma escala interpretativa de desempenho, oferecendo maior precisão para avaliar se os cursos atendem aos padrões esperados ao final da graduação.
Para quem está de olho no futuro e quer turbinar o currículo, a plataforma Quero Bolsa oferece uma excelente oportunidade: bolsas de estudo de até 80% de desconto em cursos de pós-graduação em todo o Brasil.