Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Conheça os mais de 100 cursos de mestrado na UFRGS

* Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

Se você está em busca de informações sobre o mestrado na UFRGS, pode parar por aqui – e quando falamos em “parar” é parar neste site e seguir lendo esta matéria que preparamos para você!

UFRGS
Conheça os mais de 100 cursos de mestrado na UFRGS

Conheça mais sobre o mestrado na UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conta com mais de 100 cursos, entre mestrado acadêmico (90) e profissional (16), distribuídos nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. 

Se você não sabe (e se já sabe não, custa reforçar), a UFRGS, com sede em Porto Alegre (RS), é uma instituição centenária, com reconhecimento dentro e fora do Brasil.

A atualização permanente da infraestrutura dos laboratórios e bibliotecas (mesmo em tempos de coronavírus), o incremento à assistência estudantil, bem como a priorização de sua inserção nacional e internacional são políticas em constante desenvolvimento na universidade. Sem falar nos professores, em sua maioria mestres e doutores.

Toda essa tradição e boa reputação da universidade fizeram com que Igor Cunha, estudante do terceiro semestre de Engenharia Civil, escolhesse cursar seu mestrado na UFRGS. Ele, que já morava no Rio Grande do Sul, conta que uniu o útil ao agradável (além de toda decisão e horas de estudo) ao optar pela instituição.

“Meu objetivo é conquistar um lugar de destaque em uma grande e respeitada empresa do setor, seja no Brasil ou fora dele. Comecei buscar profissionais bem colocados no mercado e descobri que muitos deles estudaram na UFRGS, foi então que decidi, depois, é claro, de analisar muito bem o currículo do curso, ingressar na universidade”, explica Igor, que também levou em consideração a nota 6 do curso pela CAPES, sendo qualificado como Programa de Excelência Acadêmica com Inserção Internacional.

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
Mestrado EaD: uma oportunidade para alavancar sua carreira

Como fazer um mestrado na UFRGS

Pronto, se você estava em dúvida sobre a excelência da UFRGS, imagino que agora conseguimos esclarecer essa questão. Mas, o que você precisa fazer para ingressar em um mestrado na UFRGS? A gente responde! :)

O candidato pode estar no último semestre da graduação, mas precisará ter concluído o curso até o dia da matrícula. E não há qualquer restrição de área de conhecimento. Abaixo listamos alguns pontos importantes com o passo a passo da inscrição, que deve ser realizada sempre através do site do programa selecionado.

Documentos exigidos para a inscrição:

- Cópia do diploma de graduação; 

- Cópia do Histórico Escolar da graduação; 

- Cópia do diploma de Mestre ou comprovante de previsão de defesa; 

- Cópia do Histórico Escolar do Mestrado; 

- Currículo atualizado, em formato Lattes do CNPq, acompanhado de cópias digitais dos comprovantes de todas as informações fornecidas, na ordem e numeração de sua apresentação (arquivo único em formato PDF e limite máximo de 5MB); 

- Cópia do RG e CPF (estrangeiro não residente no Brasil deverá apresentar cópia de Documento de Identificação – cópia do passaporte ou equivalente);

- Registro nacional de estrangeiro (para os estrangeiros registrados no Brasil);

- Uma foto 3x4; 

- Carta de interesses; 

- Formulário de autodeclaração (para os candidatos às vagas reservadas para pessoa com deficiência, autodeclarados negros ou de identidade indígena).

Como é a seleção para o mestrado

Em seguida, ocorrerá a seleção, que é realizada em duas etapas, com base no programa de Pós-graduação, na comprovação de proficiência em língua inglesa, na prova dissertativa de conhecimentos específicos, análise do Currículo Lattes (ela é feita por três professores, então capriche!) e na avaliação da carta de interesses.

Uma informação importante para quem “don’t speak English”: a UFRGS exige um segundo idioma. A universidade, por meio do Instituto de Letras, realiza os exames de proficiência em língua estrangeira para a pós-graduação. Entretanto, como grande parte da literatura na área está em inglês, a ausência do conhecimento dessa língua dificulta muito o desenvolvimento adequado do aluno.

Leia também:
O segredo para fazer uma dissertação de mestrado perfeita
Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?

A rotina do mestrado na UFRGS

O curso de mestrado tem duração de 24 meses. A universidade recomenda que nos primeiros dois semestres o mestrando curse todas as disciplinas oferecidas no primeiro ano. No final do segundo semestre, o mestrando deverá apresentar seu pré-projeto a professores convidados de outras Instituições de Ensino Superior em um evento denominado pré-qualificação.

Até o início do terceiro semestre, o mestrando deverá submeter seu projeto de dissertação à Banca Examinadora (qualificação do projeto). Nos últimos dois semestres o é hora de dedicar-se à realização da pesquisa e elaboração de sua dissertação, além de frequentar os seminários indicados pelos professores.

Segundo Andrea Lopes, professora do curso mestrado em Geografia da UFRGS, conhecer bem o programa escolhido, elaborar um currículo vencedor e realizar uma prova bem feita são etapas importantes para seguir com sucesso o caminho do mestrado. “Costumo dizer que a verdadeira carta de apresentação do candidato é a prova escrita. Antes mesmo da avaliação dos currículos, as respostas da prova dissertativa podem dizer muito sobre o aluno, por isso, sugiro começar com as perguntas mais confortáveis, citar referências bibliográficas quando necessário, ser claro nas respostas e se preparar física e mentalmente dias antes para um melhor aproveitamento”, afirma.

A professora carrega em seu currículo graduação em Engenharia Cartográfica, mestrado em Ciências Geodésicas e doutorado em Ciências Geodésicas, todos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela diz, ainda, que costuma alertar seus alunos sobre “o mestrado ser uma fase de virada de chave na carreira, onde cada passo precisa ser aproveitado” e se diz satisfeita em saber do sucesso profissional de grande parte dos seus mestrandos. “Quem se engaja e é comprometido com as disciplinas, certamente se destaca no mercado."

Ao final de toda essa longa jornada você só precisa esperar e torcer para que o seu tão desejado título de mestre “caia” em suas mãos e vá direto para moldura mais bacana que você encontrar. Depois disso é só (conquistar ainda mais) sucesso na carreira profissional.

gif menino livros
Se prepare para o seu mestrado!

Bora começar seu mestrado?

Independentemente do tipo de mestrado (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site Quero Bolsa é o lugar ideal para encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores. A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Então dê uma olhada abaixo:

Bolsas de estudo para mestrado


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54