
O que é Enamed? Entenda o novo exame para alunos de Medicina
Isabella Baliana | 23/04/25Saiba tudo sobre o Enamed, novo exame criado pelo MEC previsto para ser aplicado em outubro.
As diferenças entre mitose e meiose é uma dúvida frequente que preocupa muitos estudantes e com razão: o assunto pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Nos últimos quatro anos, em média, apareceu pelo menos uma questão de genética no Enem, principalmente sobre mutações gênicas”, garante Ana Karolina Carvalho de Sá, professora de Biologia do Cursinho da Poli.
Tanto a mitose como a meiose fazem parte do processo de divisão celular, mas ocorrem de formas diferentes. Veja a definição desses processos:
Mitose x Meiose
Mitose é a divisão celular na qual uma célula-mãe se divide e dá origem a duas células filhas idênticas. É uma espécie de clonagem, portanto, as células-filhas têm a mesma à quantidade de cromossomos e o mesmo código genético. A mitose é composta pelas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Já na meiose, a célula-mãe se divide em quatro células-filhas com metade de seu material genético e números de cromossomos. A meiose é composta pela meiose I (prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I) e meiose II (prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II).
A professora Ana Karolina explica que a diferença entre os dois processos é que “a mitose é uma divisão equacional, pois cada célula-mãe produz duas células-filhas geneticamente idênticas, e a meiose é uma divisão reducional, pois cada célula-mãe produz quatro células-filhas com metade do número de cromossomos e material genético”.
Essas divisões também tem funções distintas. A mitose tem como função o crescimento e desenvolvimento de embriões, a regeneração celular, a renovação dos tecidos e a reprodução assexuada.
A meiose, por não ocorrer de uma clonagem, permite uma variabilidade genética, recombinação ou permutação gênica. Por isso, está relacionada aos processos reprodutivos, a gametogênese animal e a esporogênese vegetal.
Dica e exercícios
A dica da professora Ana Karolina é se atentar às exceções da divisão genética: “Geralmente, as questões são focadas na genética e no que pode acontecer de ‘errado’ durante a divisão celular”.
Para você ficar craque no assunto e gabaritar no Enem, revise esse conteúdo lá no Manual do Enem e faça alguns exercícios para treinar. Ana Karolina sugeriu alguns exercícios, confira!
Enem 2016
Enem 2007
Enem 2015
Enem 2018
Está estudando para o Enem? Então corre para conhecer nosso Plano de Estudos do mês e comece a estudar com as matérias e exercícios do Manual do Enem. E o melhor: tudo de graça! Bons estudos 😉