Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Mitose e Meiose: Saiba qual é a diferença e treine para o Enem

por Giovana Murça em 26/06/19 19 mil visualizações

As diferenças entre mitose e meiose é uma dúvida frequente que preocupa muitos estudantes e com razão: o assunto pode cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Nos últimos quatro anos, em média, apareceu pelo menos uma questão de genética no Enem, principalmente sobre mutações gênicas”, garante Ana Karolina Carvalho de Sá, professora de Biologia do Cursinho da Poli.

Tanto a mitose como a meiose fazem parte do processo de divisão celular, mas ocorrem de formas diferentes. Veja a definição desses processos:

Mitose x Meiose

Mitose é a divisão celular na qual uma célula-mãe se divide e dá origem a duas células filhas idênticas. É uma espécie de clonagem, portanto, as células-filhas têm a mesma à quantidade de cromossomos e o mesmo código genético. A mitose é composta pelas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

mitose meiose enem
A mitose gera células idênticas (Imagem: Manual do Enem)

Já na meiose, a célula-mãe se divide em quatro células-filhas com metade de seu material genético e números de cromossomos. A meiose é composta pela meiose I (prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I) e meiose II (prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II). 

mitose meiose enem
As células-filhas resultantes do processo de meiose não são idênticas à célula-mãe. Na meiose, uma célula diplóide (2n) gera quatro células haplóides (n) (Imagem: Manual do Enem)

Diferenças entre mitose e meiose

A professora Ana Karolina explica que a diferença entre os dois processos é que “a mitose é uma divisão equacional, pois cada célula-mãe produz duas células-filhas geneticamente idênticas, e a meiose é uma divisão reducional, pois cada célula-mãe produz quatro células-filhas com metade do número de cromossomos e material genético”.

Essas divisões também tem funções distintas. A mitose tem como função o crescimento e desenvolvimento de embriões, a regeneração celular, a renovação dos tecidos e a reprodução assexuada.

A meiose, por não ocorrer de uma clonagem, permite uma variabilidade genética, recombinação ou permutação gênica. Por isso, está relacionada aos processos reprodutivos, a gametogênese animal e a esporogênese vegetal. 

mitose e meiose enem
Mitose Vs Meiose

Dica e exercícios

A dica da professora Ana Karolina é se atentar às exceções da divisão genética: “Geralmente, as questões são focadas na genética e no que pode acontecer de ‘errado’ durante a divisão celular”.

Para você ficar craque no assunto e gabaritar no Enem, revise esse conteúdo lá no Manual do Enem e faça alguns exercícios para treinar. Ana Karolina sugeriu alguns exercícios, confira!

Enem 2016

mitose meiose enem
A troca de segmentos entre cromátides não-irmãs durante a meiose leva ao processo de recombinação genética, aumentando a variabilidade genética da espécie, assim como ressaltado no texto. Alternativa C.

Enem 2007

mitose meiose enem
Na tirinha, o ser reproduz assexuadamente, ou seja, sozinho. Ele cria uma cópia de si mesmo, determinando que ocorreu uma mitose. Percebe-se que o processo ocorre de forma rápida e simples, pela expressão “ploc”, e os indivíduos são iguais entre si. Alternativa B.

Enem 2015

mitose meiose enem
Durante o processo de gravidez é formada a placenta, que tem células da mãe e do filho. Algumas dessas células são transferidas para mãe, que fica com células masculinas também. Assim, essa mulher apresenta essa estrutura de quimera já que houve contribuição genética de mais do que um indivíduo, que vai contra à ideia de que nossas células vem de um único zigoto (ovo nos animais). Alternativa E.

Enem 2018

mitose meiose enem
De acordo com o texto, como a proteína p53 regula o ciclo de divisão celular, sua ausência pode favorecer a proliferação exagerada, resultando no surgimento de tumores. Alternativa E.

Manual do Enem e Plano de Estudo Enem 2019

Está estudando para o Enem? Então corre para conhecer nosso Plano de Estudos do mês e comece a estudar com as matérias e exercícios do Manual do Enem. E o melhor: tudo de graça! Bons estudos ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54