Confira 3 motivos para estudantes sentirem saudades do Twitter
A suspensão do Twitter no Brasil afeta estudantes que usavam a rede para estudo, atualizações sobre vestibulares e lazer
Na madrugada do dia 31 de agosto de 2024, usuários brasileiros começaram a perceber a suspensão do acesso ao X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.
A decisão foi resultado de uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em resposta ao contínuo descumprimento de ordens judiciais pela plataforma, que inclui a não remoção de perfis com conteúdo ilegal, o não pagamento de multas acumuladas e a falta de um representante legal no Brasil.
A suspensão marca um novo capítulo na crescente tensão entre a justiça brasileira e o bilionário Elon Musk, dono do X, que reagiu publicamente à decisão, prometendo desafiar o ministro Moraes.
Leia mais: 7 de setembro: o que se comemora e qual a importância da data no Brasil
+ 7 de setembro é feriado ou ponto facultativo?
O Twitter, agora chamado de X, é uma das redes mais utilizadas no Brasil, tanto para o compartilhamento de memes e humor, quanto para disseminação de notícias e conteúdos de marketing.
Por conta dessa popularidade, muitos internautas reagiram a suspensão da plataforma. Entre os principais comentários, destaca-se a saudade que os usuários vão sentir da rede. Para os estudantes, o cenário não é diferente, pois a plataforma era utilizada de várias maneiras e com muita frequência. Veja a seguir os momentos que o Twitter mais faz falta aos vestibulandos!
Baixar plano de estudo gratuito
3 motivos pelos quais o estudante vão sentir saudades do Twitter
A suspensão do X, antigo Twitter, traz um impacto para estudantes brasileiros que utilizavam a rede social como uma ferramenta de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
A plataforma era amplamente usada para compartilhar conteúdos educacionais, dicas de estudo, atualizações sobre o exame e até para formar grupos de estudo colaborativos. Veja abaixo 3 motivos pelos quais a rede social vai deixar saudades nos estudantes:
1. Comunidades de estudo do Twitter
No Twitter, comunidades de estudo, como a #StudyTWT, funcionam como apoio mútuo entre estudantes. Essas comunidades utilizam a plataforma para compartilhar materiais de estudo, dicas, métodos de organização, e motivação diária.
A hashtag #StudyTWT, por exemplo, conecta estudantes de diversas partes do mundo, criando um ambiente colaborativo, no qual é possível trocar experiências, recursos e até formar grupos de estudo virtuais.
Saiba mais: Cursos para quem não sabe o que quer da vida
+ Os 12 cursos mais fáceis de passar na Unicamp; confira quais são!
2. Atualização de notícias sobre vestibulares
O Twitter é utilizado por estudantes como uma ferramenta para se manter atualizado sobre vestibulares. Perfis de instituições, educadores e páginas de notícia compartilham, em tempo real, informações sobre datas, mudanças nos processos seletivos, dicas de estudo e orientações para os exames.
A agilidade do Twitter faz dele um dos principais meios pelo qual o vestibulando se informa sobre as provas e processos seletivos.
3. Lazer e procrastinação
Para estudantes que se preparam para o Enem e outros vestibulares, o Twitter também funciona como uma forma de lazer e, muitas vezes, como uma ferramenta de procrastinação.
A plataforma oferece uma infinidade de conteúdos divertidos, como memes, piadas, e discussões sobre temas variados, que podem se tornar uma distração fácil durante os períodos de estudo.
Ao mesmo tempo, muitos estudantes navegam no Twitter para escapar do estresse da preparação, o que pode ser uma forma de relaxamento.
Confira: 5 profissões para trabalhar em casa (home office)
+ Faculdades particulares mais baratas do Brasil; veja lista
Como estudar para o Enem?
O Plano de Estudos Enem Corridão é um cronograma gratuito desenvolvido para estudantes que precisam intensificar a preparação nos três meses que antecedem o Enem. Ele inclui resumos, exercícios resolvidos, videoaulas, dicas para redação e conteúdos que mais caem no exame, organizados por um professor especializado.
O plano é distribuído de forma a otimizar o tempo de estudo, garantindo revisão completa dos temas mais relevantes até a véspera da prova.
Baixar plano de estudo gratuito
Qual faculdade fazer?
Se você está pensando em fazer faculdade, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar com bolsas de estudo de até 80% para graduação. Não precisa fazer o Enem, nem comprovar renda.
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras. Confira: