logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Mudanças no Enem 2024 podem ser suspensas pelo Governo; entenda

por Isabella Baliana em 03/04/23 400 visualizações

O novo ensino médio, que gerou uma onda de manifestações pelos estudantes nas últimas semanas, será suspenso pelo governo federal. Por consequência, as mudanças pretendidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que começariam a valer em 2024, também serão suspensas.  

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Segundo o jornal Folha de São Paulo, ainda nos próximos dias deverá ser publicada uma portaria no Diário Oficial da União que irá suspender o prazo de implementação do novo sistema e também as mudanças na edição de 2024 do Enem. 

A implementação ficará suspensa enquanto durar a consulta pública sobre o tema, que tem um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado. Além desse período, o Ministério da Educação (MEC) ainda dispõe de 30 dias para elaborar um relatório após consulta. 

Veja: O que é o novo ensino médio?
Entenda como o Novo Ensino Médio deve alterar o Enem

Mudanças no Enem 2024 podem ser suspensas pelo Governo; entenda

Manifestações contra o novo ensino médio

O mês de março foi marcado por manifestações em mais de 50 cidades, organizadas por estudantes e professores, que reivindicavam a revogação do novo ensino médio, novo modelo de ensino implementado em 2022 nas escolas brasileiras.

As manifestações começaram após o Ministério da Educação publicar uma portaria que abria uma consulta pública para avaliar e reestruturar o novo ensino médio no país. Segundo os estudantes, o novo modelo de ensino médio não é condizente com a realidade dos alunos das escolas públicas.

Outra explicação é que a implementação deste modelo foi feita sem o diálogo e participação dos próprios estudantes e professores, principalmente aqueles que estão dentro das salas de aula das instituições públicas de ensino. Assim, eles exigem que seja apresentado um novo modelo de ensino. 

Leia mais: Veja como aproveitar os itinerários formativos do Novo Ensino Médio
Como fica a educação técnica e profissional com o Novo Ensino Médio?

Quais seriam as mudanças no Enem 2024?

Com a implementação do novo ensino médio em 2022 nas escolas e suas várias mudanças na estrutura curricular dos alunos, o Enem, maior vestibular do país e a principal forma de ingresso dos estudantes no ensino superior brasileiro, também passaria por mudanças. 

Assim, o novo Enem é resultado de uma reestruturação no exame com base no Novo Ensino Médio. Atualmente, a prova do Enem é composta apenas de questões de múltipla escolha, com conteúdos das 4 principais áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e uma redação dissertativa-argumentativa. 

Com as mudanças, o Enem 2024 traria uma novidade nunca antes experimentada nas edições passada: a prova também teria questões discursivas, ou seja, em que o candidato deve escrever a resposta. 

Confira abaixo algumas das principais mudanças do Enem 2024:

  • Prova também terá questões discursivas (quantidade ainda não foi definida);
  • Prova do primeiro dia terá muitas questões interdisciplinares. Por exemplo, será possível encontrar textos em inglês em questões de história;
  • Primeiro dia de prova abordará todas as matérias da BNCC, porém será mais voltado para Linguagens, Matemática e redação, já o segundo dia será voltado às questões específicas de acordo com a área de conhecimento escolhida pelo aluno;
  • A prova contará com dois "eixos estruturantes" na segunda etapa, chamados de "Investigação científica" e "Projetos e Processos de Intervenção Social". 

Vale ressaltar que o funcionamento exato da segunda etapa da prova, que equivale à parte com questões mais específicas, ainda está em análise e sendo amplamente debatido pelas autoridades governamentais. 


Confira: 24 cursos para fazer depois do ensino médio
Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Plano de Estudos Enem de Boa 2023

Vai fazer o Enem esse ano e precisa de uma ajuda pra se organizar nos estudos?  O Plano de Estudos Enem de Boa da Quero Bolsa foi criado para isso! É só baixar o cronograma online e começar a estudar com textos, videoaulas e exercícios sobre cada um dos principais conteúdos que caem na prova!

O melhor de tudo é que o Plano de Estudos é que para receber o Plano de Estudos Enem de Boa não precisa pagar nada! É totalmente gratuito!

Para baixar, é só clicar no botão abaixo e se inscrever informando alguns dados pessoais, como nome e e-mail, e pronto! Você já vai ter acesso a todo o conteúdo do Plano!

Baixar plano de estudo gratuito

Saiba mais: Plano de estudo gratuito: estude para o Enem do zero e de graça
Enem 2023: não deixe de fazer isso antes das inscrições

Além do Enem, como entrar na faculdade?

Pela Quero Bolsa é possível entrar no curso superior que você deseja sem usar a nota do Enem ou ter que cumprir critérios de renda! 

São mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o Brasil parceiras da Quero Bolsa, oferecendo cursos em todas as áreas do conhecimento com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo:

Encontre bolsas de estudo

Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa: 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54