Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Mudanças nos vestibulares da Unesp, Fuvest e Unicamp: o que altera na rotina de estudos?

por Giovana Murça em 09/10/20

Aqueles que desejam ingressar nas principais universidades públicas do estado de São Paulo em 2021, terão de encarar vestibulares atípicos. Isso porque, devido à pandemia de Covid-19, a maioria dos processos seletivos foi adiada para o janeiro e fevereiro do próximo ano.

Além da mudança de calendário, para se adequarem às exigências sanitárias, alguns vestibulares também tiveram que mudar seu formato de prova. Por isso, é importante que os vestibulandos se atentem às alterações e adaptem também seus estudos.

mudanças unesp unicamp usp

Independentemente das mudanças e de qual vestibular o candidato pretende prestar, é imprescindível que ele leia com atenção os editais e analise as provas anteriores

“A partir disso, é necessário estabelecer e manter uma rotina de estudos com foco nos assuntos de maior incidência. A prática de redações semanais também é estratégico, dado o peso dessa matéria em todos os vestibulares”, aconselha Daniel Perry, diretor do Curso Anglo.

Veja quais serão as mudanças nos vestibulares das maiores universidades públicas do estado de São Paulo - Unesp, Unicamp ou USP - e como elas refletem na preparação dos candidatos!

Unesp: sem prova dissertativa

O vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), feito pela Fundação Vunesp, foi um dos que mais sofreu alterações devido à pandemia. 

Tradicionalmente, a primeira fase do vestibular da Unesp é composta por 90 questões objetivas, aplicadas em um único dia. No vestibular 2021, a primeira prova será aplicada em dois dias, para que não haja aglomeração. No dia 30 de janeiro, farão a prova os candidatos da área de Biológicas, no dia 31, é a vez dos candidatos de Exatas e Humanas.

Veja: Unesp Divulga Novo Calendário do Vestibular 2021

A mudança maior ocorre na segunda fase, na qual a tradicional prova dissertativa e a redação será substituída por uma prova objetiva de 60 perguntas objetivas sobre conhecimentos específicos e uma redação. Além disso, ao invés de ocorrer em dois dias consecutivos, a segunda fase será aplicada em apenas um domingo (28 de fevereiro).

Para os estudantes que estejam se preparando exclusivamente para o vestibular da Unesp, não será mais preciso treinar a resolução de questões dissertativas, assim ele pode manter o foco dos estudos somente nas questões objetivas e na redação. 

Mas, o diretor Perry adverte: “Como dificilmente o vestibulando se prepara para apenas um exame, e outras provas, como Fuvest e Unicamp continuarão tendo uma fase discursiva, é importante que o candidato permaneça praticando a resolução perguntas abertas”.

Leia também:
+ Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Unesp
+ 10 últimos temas de redação da Unesp

Unicamp: prova reduzida

Assim como no vestibular da Unesp, a primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizado pela Comvest, também será aplicada em dois dias consecutivos, 6 e 7 de janeiro de 2021.

Confira: Unicamp 2021: veja o novo calendário do vestibular

No primeiro dia, prestam a prova os candidatos das áreas de Ciências Humanas e Artes e de Exatas e Tecnológicas. Já no segundo dia, serão os candidatos das área de Ciências Biológicas e Saúde. Além disso, a primeira fase da prova foi reduzida de 90 para 72 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais, e o tempo de duração passou de cinco para quatro horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Para Perry, a mudança é boa para o estudantes, pois torna a prova menos cansativa. Mas, em termos de estudo, a preparação continua a mesma, já que conteúdo cobrado e o estilo das questões não sofreram alterações. 

O formato da segunda fase se mantém o mesmo: uma prova dissertativa aplicada em dois dias seguidos, dias 7 e 8 de fevereiro. A segunda fase é composta por 26 questões dissertativas, sendo seis delas específicas da área escolhida pelo candidato, e uma redação.

Veja mais:
+ Unicamp reduz lista de obras obrigatórias do vestibular 2021 
+ Saiba tudo sobre a redação da Unicamp
+ 5 últimas propostas de redação da Unicamp

Fuvest: sem mudanças até o momento

Diferente da Unesp e Unicamp, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), elaborado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), não alterou o formato da primeira e segunda fases da prova, por enquanto. Por isso, “é necessário ficar atento aos comunicados oficiais da instituição”, destaca Perry.

Veja também: USP 2021: Fuvest anuncia novo calendário do vestibular

A primeira fase da Fuvest 2021, composta por 90 questões objetivas, será aplicada no dia 10 de janeiro, Já a segunda fase, ocorre nos dias 21 e 22 de fevereiro e será composta por questões dissertativas de Português e conhecimentos específicos da carreira escolhida pelo candidato e uma redação.

A prova de Habilidade Específicas, exigidas para alguns cursos como Música, serão feitas a distância, por vídeo. Exceto a prova de Artes Visuais, que não realizará essa etapa da seleção. 

Leia mais:
+ Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Fuvest
+ 10 últimos temas de redação da Fuvest 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54