Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

8 últimos temas de redação da Unicamp

Veja os últimos tipos de gêneros textuais e temas cobrados pelo vestibular

Atualizado em 07/12/2022

Em sua segunda fase, o vestibular da Estadual de Campinas (Unicamp), realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), cobra uma redação que foge ao padrão das outras provas. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Unicamp 2023: local de prova da 2ª fase é divulgado

A preocupação dos candidatos não é tanto no tema que será proposto na redação, mas sim no formato exigido. Isso porque, a cada ano, o vestibular cobra gêneros discursivos diferentes, que podem ser os mais variados possíveis, desde carta a postagem em rede social. 

O objetivo é avaliar a capacidade dos estudantes de expressarem suas ideias em diferentes formatos e diferentes públicos. Até o ano passado, os candidatos deviam elaborar dois textos de gêneros discursivos diferentes. A partir desse ano, os candidatos podem escolher apenas um dos gêneros para escrever.

Leia também: Como é o vestibular da Unicamp?
Unicamp 2023: lista de aprovados para 2ª fase é divulgada

5 últimos temas de redação da Unicamp

Para entender os tipos de gêneros e temas cobrados pelo vestibular, veja as últimas 5 propostas de redação da Unicamp!

2015

Os candidatos deviam elaborar uma síntese sobre o tema Humanização do atendimento à saúde para apresentar num grupo de estudos.  A outra proposta era criar uma carta-convite endereçada à comunidade escolar para uma reunião que busca discutir soluções para resolver conflitos violentos na escola.

2016

A proposta cobrou uma resenha sobre a fábula La Fontaine contendo um resumo do texto e relação da obra com um problema social e um texto de divulgação científica a partir do texto “O induzir das emoções”, do neurocientista António Damásio. 

Veja também: Todos os temas de Redação do Enem desde 1998

2017

Em uma das propostas, o candidato devia escrever uma carta para a seção do leitor de uma revista em resposta ao artigo intitulado “A volta de um Rio que faz sonhar”, que estabelecia uma relação entre o Brasil cordial e a presença de estrangeiros no país. Na outra, o comando era escrever o texto de apresentação de uma campanha de arrecadação de fundos para uma biblioteca.  

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

2018

A primeira proposta era que o candidato escrevesse um texto para uma palestra sobre fenômeno da pós-verdade, na qual devia ser explicado o que é a pós-verdade e suas consequências. Na outra, devia ser feito um artigo de opinião com o tema “Há limite para a liberdade de expressão?”.


2019

A primeira proposta apresentou uma situação de doutrinação ideológica em sala de aula, na qual uma professora de Filosofia sofria uma tentativa de censura após uma aula sobre direitos humanos. O candidato devia elaborar um abaixo-assinado a favor da professora e contra a censura. 

Já na segunda proposta, o candidato devia escrever um texto para uma postagem em um fórum, defendendo seu ponto de vista, a partir de uma análise de dados do Índice de Desenvolvimento Humano  (IDH) e do Produto Interno Bruto (PIB).

Leia: 10 últimos temas de redação da Unesp
10 últimos temas de redação da Fuvest

2020

Nesta edição, a primeira proposta de escrita foi a de um texto argumentativo para ser lido em voz alta em um podcast. Nele, os candidatos deveriam convencer os seus ouvintes da importância da inter-relação da biodiversidade e sociodiversidade para o crescimento sustentável do Brasil

Já a segunda proposta foi fazer um texto narrativo do gênero crônica. Na crônica, os candidatos deveriam narrar, em primeira pessoa, um episódio de micromachismo a partir de uma atitude daquelas listadas na matéria do El País transcrita na prova. 

Leia mais: Calendário Unicamp 2023
Unicamp 2023: gabarito oficial da prova é divulgado; confira

2021

Na redação da prova da Unicamp de 2021, os candidatos puderam escolher entre duas propostas: Discurso político de um candidato a vereador” ou a “Escrita de um diário por uma pessoa fragilizada pela pandemia da Covid-19”

No primeiro caso, cenário era escrever o discurso político de um candidato a vereador que iria a uma escola fazer um discurso sobre a permanência de monumentos de colonizadores escravistas europeus na instituição, uma vez que os estudantes da escola vinham se questionando sobre estes monumentos. 

No segundo cenário, a proposta era redigir o começo de texto de diário de uma pessoa afetada pela pandemia da Covid-19, onde o próprio individuo corria riscos de contrair a doença por causa de seu trabalho. 

2022

Já na edição de 2022, os temas da redação foram: “Exposição das crianças na internet” e “Cortes na verba para a ciência”. No primeiro tema, deveria ser escrito um “textão”, como se fosse um post para as redes sociais, posicionando-se sobre a exposição das crianças e adolescentes à internet. 

Já no segundo tema, foi solicitado que o candidato escrevesse um manifesto a respeito dos cortes de verbas na ciência, como se fosse um participante de coletivo de estudantes que teria participação em uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

Confira mais: Como são as provas específicas da Unicamp?
Comvest divulga obras de leitura obrigatória para Unicamp 2024
Medicina na Unicamp: saiba como foi a preparação do jovem aprovado no vestibular

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações