Nutrição: Confira 5 profissões em alta no mercado
O curso de Nutrição apresenta várias possibilidades de especialização. Confira 5 áreas profissionais em alta na Quero Bolsa para quem deseja se aperfeiçoar.
Na série de profissões dessa semana, o tema abordado é o curso de Nutrição e cinco profissões em alta no mercado.
Para dar o primeiro passo nas áreas listadas abaixo, a conclusão de um curso de especialização é recomendada nas respectivas áreas da Nutrição.
Veja também: Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa
A lista sobre profissões na área da Nutrição foi escolhida por causa da data especial aos profissionais. Comemora-se o Dia do Nutricionista no dia 31 de agosto e, de acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), o Brasil possui mais de 158 mil nutricionistas registrados profissionalmente.
melhores cursos de Nutrição EaD, segundo o MEC
Nutricionista esportivo
O nutricionista esportivo está apto ao trabalho com atletas e praticantes de atividades físicas. Resumidamente, o profissional tem conhecimento e atua com ações que visam melhorias para o desempenho do atleta. Por exemplo, os temas sobre alimentação, exercícios físicos, uso de vitaminas, minerais e suplementos são atribuições condizentes às à área de atuação profissional.
O nutricionista apresenta conhecimento sobre a saúde, o corpo humano e as reações de substâncias junto ao organismo dos indivíduos. O nutricionista esportivo poderá indicar dietas específicas para o cotidiano dos atletas. Vale destacar que o profissional poderá identificar a necessidade de nutrientes e os alimentos respectivos aos atletas.
Leia também: As avaliações dos cursos de Nutrição no Guia da Faculdade 2021
Nutricionista materno-infantil
A nutrição materno-infantil é uma área de conhecimento que permite a atuação do nutricionista durante a gravidez da paciente e após o período gestacional e, portanto, nos primeiros meses da criança. Vale destacar que a presença de um nutricionista durante a gestão é de suma importância para o acompanhamento da mãe e da criança.
Em geral, o curso apresenta conteúdos de bioquímica, fisiologia e fisiopatologia. São exemplos de disciplinas deste curso: Didática do Ensino Superior, Nutrição da Nutriz e Nutrição do Recém-Nascido e Lactente.
Há possibilidade de orientações deste profissional no período que antecede o período de gestação, por exemplo, na alimentação de um indivíduo ou do casal. O profissional poderá criar um plano alimentar para seus pacientes.
Veja a publicação: Quer saber se você tem perfil para Nutrição? Faça o teste e descubra!
Nutricionista Clínico
Este profissional está apto ao trabalho com a avaliação, supervisão ou prescrição de dietas para pacientes. O nutricionista poderá desenvolver planos ou ações para reeducação alimentar, tendo em mente cada tratamento e cada quadro clínico. O trabalho deste profissional é comumente associado com clínicas, consultórios particulares ou públicos,
Por outro lado, o nutricionista também poderá desempenhar funções em asilos, spas, creches ou bancos de leite.
A atuação deste profissional é preventiva e o nutricionista clínico está habilitado com o planejamento de estratégias nutricionais para pessoas ou indivíduos. O profissional atua com a avaliação e o futuro monitoramento dos pacientes.
Nutricionista Hospitalar
Este profissional atua de acordo com os quadros clínicos presentes nos centros hospitalares. Sua atuação poderá ser mais presente, em quadros que demandam cuidados diários, como em ações mais pontuais para casos com diagnósticos menos graves.
Em geral, o nutricionista hospitalar trabalha como integrante de uma equipe e com o intuito de promover as melhores condições nutricionais ao paciente. O profissional poderá trabalhar em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em centros hospitalares (públicos ou privados) e consultórios particulares.
Leia também
10 profissões da Engenharia com aplicações na área da Saúde
10 profissões na área de Design que talvez você não conheça