
Empreendedorismo em TI: como começar
Isabella Baliana | 30/10/25Saiba como empreender na área de TI e veja como a pós-graduação em gestão de TI pode impulsionar a inovação na carreira.
Você já deve ter ouvido falar que os cursos de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado, são direcionados às pessoas que desejam se dedicar à pesquisa acadêmica.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Porém, existe a categoria do mestrado e doutorado profissional que é direcionada a quem quer construir uma carreira no mundo corporativo.
Diferentemente do acadêmico, o mestrado profissional tem como principal objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho em uma maior velocidade. Assim também é o doutorado profissional, que foca em estreitar os laços entre as universidades e o setor produtivo.
Leia também:
+ Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
+ Qual a diferença entre mestrado e doutorado?
Ele, que foi oficialmente instituído em 2017, visa a atuação do profissional no mercado e como aquele conhecimento pode impactar a sua experiência e o serviço daqueles com quem ele se envolve. Há um destaque muito grande para as tecnologias que são aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos, visando as necessidades da sociedade.
Tanto o mestrado profissional, quanto o doutorado profissional são regulados pela portaria nº 60 de 2019, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o texto, esses cursos têm por objetivo, em primeiro lugar, capacitar os profissionais para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia.
Em segundo lugar, visa-se transferir à sociedade o devido conhecimento sobre as demandas sociais e econômicas, e contribuir para o aumento da produtividade em empresas e organizações públicas ou privadas por meio do conhecimento.
Ainda, esses cursos focam em processos de inovação que podem ser aplicados às atividades industriais geradoras de produtos.
Leia também:
+ Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
+ Capes quer mudar critérios de avaliação da produção científica na pós-graduação
Por fim, e focando especificamente no doutorado profissional, o programa tem como objetivo formar doutores autônomos, que tenham a capacidade de gerar e transferir tecnologias e conhecimentos inovadores para soluções inéditas de problemas de alta complexidade em seu campo de atuação.
Para finalizar o curso de doutorado profissional é necessário apresentar um tese inédita a respeito de determinado assunto que é pesquisado ao longo do curso. Esse trabalho deve atender às demandas da sociedade, alinhadas com o objetivo do programa, utilizando-se o método científico, seguindo os preceitos éticos.
Vale lembrar que o título de doutor só será concedido se o curso profissional tiver uma avaliação positiva da Capes e for reconhecido pelo MEC. A validade da titulação é nacional.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: